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Supere desafios da personalização de produtos com essas dicas

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A personalização de produtos é uma vertente crescente, e uma oportunidade para a indústria serigráfica. Saiba mais.

O perfil do cliente está mudando, bem como o comportamento de consumo e a sua jornada de compra. E, em meio a essa transformação, a personalização de produtos ganha destaque. Esse novo consumidor, além de querer produtos cada vez mais customizados, exige qualidade e quer estar bem informado sobre o que está adquirindo - seja ele B2C ou B2B. E isso, claro, impacta também o mercado de comunicação visual e estamparia.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira, professora do SENAI-SP, destaca algumas oportunidades para se trabalhar com personalização de produtos que estão em alta.

“Novos modelos de totens e painéis de tecido são materiais altamente personalizáveis. A personalização com o uso de insumos cada vez mais sustentáveis também se destaca", avalia a especialista.

Busca e atualização de conhecimento é fundamental para vencer os desafios de personalização de produtos

Para obter êxito ao trabalhar com a personalização de produtos, deve-se pesquisar bastante para se obter maior conhecimento sobre as possibilidades de produtos para esse mercado. Há muitas tecnologias, novos insumos e técnicas disponíveis que facilitam que as gráficas, estamparias, empresas de comunicação visual, etc., possam desenvolver com maior efetividade esse trabalho.

“Em feiras especializadas e cursos técnicos, há uma grande possibilidade de networking, o qual revela soluções muitas vezes desconhecidas, tanto para quem está entrando no mercado quanto para quem já atua nele”, comenta Ana Cristina.

Parcerias também são estratégicas para resolver o desafio de escalabilidade e customização de soluções

Por vezes, especialmente as pequenas empresas ou aquelas que atuam de forma mais especializada em um tipo de serviço, podem não ter os recursos internos para oferecer uma solução completa de personalização de produtos ao cliente.

Mas isso não precisa ser impeditivo. Uma solução é formar redes de parcerias para disponibilizar soluções eficientes e alinhadas às demandas do mercado.

“Entender o que o mercado precisa e estar pronto para esse atendimento é a melhor maneira de conquistar e fidelizar o cliente”, complementa a professora do Senai- SP.

Assim, por exemplo, se o seu cliente tem uma demanda de personalização de produtos têxteis, mas sua empresa só tem equipamento para personalizar as tags desses produtos, ela pode formar parceria com uma empresa que atenda a esse segmento e oferecer uma solução completa para a necessidade de seu cliente. Afinal, personalização nada mais é do que uma solução que se adapta a uma necessidade real de seu cliente.

Na personalização de produtos, também há o desafio da diferenciação

Mesmo ao trabalhar com produtos personalizados, a empresa ainda terá de encontrar caminhos para vencer o desafio da diferenciação. Apesar de ser repleto de oportunidades, este é um segmento bastante competitivo. Portanto, ainda será preciso buscar formas de diferenciar sua proposta ao cliente.

Isso pode ir além de fornecer a escolha de substrato, tamanho, cor e estampa. Pode incluir, como sugeriu a professora do SENAI-SP, itens ainda mais customizados, como a escolha de matérias-primas sustentáveis, como tintas ecológicas, na confecção do produto.

Além disso, pode abarcar cuidados com a experiência do cliente. Por exemplo, sua empresa pode se diferenciar por permitir que o cliente simule a personalização de produtos em seu site ou em um app exclusivo, facilitando sua decisão e oferecendo muito mais comodidade.

Como superar o desafio de elevar as vendas no curto prazo com a personalização de produtos?

Primeiramente, é importante que seu cliente atual seja informado sobre essa opção. Ele poderá aumentar seu ticket médio com a aquisição adicional de itens personalizados e, ainda, indicar o serviço para conhecidos.

Além disso, essa novidade deve estar bem destacada no portfólio de sua empresa. Você pode criar banner em seu site, stories nas redes sociais falando sobre o serviço, enviar newsletter por e-mail para seus contatos - lembre-se: assim como quem não é visto, não é lembrado, o que não é divulgado, não é vendido, então, capriche na divulgação de seu serviço de personalização de produtos.

E esse trabalho também pode ser bastante segmentado. Por exemplo, se você trabalha com personalização de camisetas de bandas musicais, divulgue esse produto em comunidades, sites e locais em que esse tipo de público esteja. Novamente, você pode criar parcerias, como divulgação nas redes sociais de casas de shows, por exemplo, para potencializar suas vendas.

 

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