A marca é valor social. E para criar uma marca e, consequentemente, ter sucesso são necessários alguns passos, é o que explica a professora de Gestão de Projetos de Embalagem da Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica, Camila Christini Tomas. O primeiro deles é identificar a personalidade da sua marca, “isso é definido não pelo o que o mercado quer, mas pelo que você acredita”, explica.

Camila comenta que parte do desenvolvimento da sua marca vai depender de o público saber quem você é, de como você foi se atualizando até chegar ao ponto de não ter substitutos. Mas quais as ferramentas para que isso aconteça? Comece definindo o nome da marca, que pode ser desde o seu próprio nome, sobrenome ou siglas. Feito isso, permita que ele seja pronunciado de acordo com cada local onde ele esteja.

A fonte com a qual você vai escrever esse nome também é importante, ela vai mostrar se você é sério, delicado ou neutro, por exemplo. A definição de cores também é importante. Vale lembrar que essas atividades devem ser desenvolvidas por um designer, nada de tentar desenvolver sua marca sozinho. A professora explica ainda que uma marca tem, pelo menos, nove características:

  1. Institucionais: que incluem missão e visão da marca, gestão, política interna, responsabilidade social empresarial, atendimento, ambiente e clima, comunicação interna e produtos e serviços;
  2. Normativas: relacionam-se a registros;
  3. Discursivas:
  4. Visuais;
  5. Formativas;
  6. Olfativas;
  7. Sonoras;
  8. Espaciais;
  9. Divulgativas.