O pós-venda é, basicamente, todos os processos que ocorrem após o ato de venda em si, seja de um produto ou serviço. Fazer um bom pós-venda é uma estratégia essencial para fidelizar a base atual e conquistar novos clientes, oferecendo valor extra para eles.

Além disso, ajuda a otimizar seus gastos com a aquisição de novos clientes (CAC). Assim, o pós-venda traz benefícios tanto para seu negócio quanto para seu cliente, que conta com um suporte eficiente e cuidadoso ao longo do relacionamento com a sua empresa.

Podemos considerar que um bom pós-venda também poderá servir de gatilho para iniciar um novo pré-venda com o seu cliente, melhorando não apenas o relacionamento entre as partes, como a lucratividade de seu negócio.

No caso do ACM, que é um material cujas especificações inadequadas podem resultar em diversos tipos de problemas – como fachadas desbotadas e onduladas, por exemplo -, é fundamental para se diferenciar e fidelizar sua clientela oferecer tanto um pré quanto um pós-venda especializado.

A seguir, saiba mais sobre como fazer isso!

Pré e pós-venda de ACM para fachadas: qual a importância?

As fachadas em ACM demandam uma correta especificação de projeto, levando em conta, sobretudo, questões estéticas, técnicas e financeiras. Por isso, oferecer um pré-venda atento às necessidades de cada cliente é algo tão importante.

Talvez o projeto do cliente seja algo de curto prazo, então, durabilidade não será uma prioridade, podendo o projeto ser feito com um ACM cujo polietileno já passou por algumas reciclagens, por exemplo, se o orçamento do cliente for bastante reduzido.

Há diversas configurações possíveis para se atender ao que o cliente deseja, sem perder a venda. Isso é resultado de um pré-venda eficiente. E se certificar de que ele terá sucesso e ficará satisfeito após a instalação, sabendo que pode confiar em sua empresa para os próximos projetos é parte de um pós-venda bem-sucedido.

Dicas para fazer o pós-venda do ACM para fachadas

“Após a venda, é importante manter o contato com o cliente, tanto para garantir o sucesso no uso do que foi comprado/contratado quanto para nutrir um relacionamento de qualidade, o que é fundamental para obter indicações e para criar condições favoráveis para recompras de outras soluções”, afirma Jonatas Froes, professor e consultor em marketing.

Assim, um bom pós-venda em ACM pode incluir:

Buscar feedback do cliente

O conceito de feedback é simples: reação a um estímulo. Quando questionados sobre sua experiência com o produto adquirido, os clientes opinam sobre isso.

“No pós-venda, eles já têm uma experiência de uso para compartilhar, seja ela positiva, neutra ou negativa. Um feedback positivo pode ser o gancho para oferecer a ele uma solução complementar ou solicitar um depoimento para colocar no site da empresa, algo que ajuda muito nos processos de captação de outros clientes. O feedback neutro pode ser revertido por um atendimento pós-venda de qualidade. Já o negativo pode ocorrer porque ele tinha uma dúvida e é importante esclarecê-la. Se não for o caso, é preciso um retorno ao cliente sobre o que a empresa fará para resolver a situação que gerou a insatisfação”, explica Froes.

A partir desse feedback você também poderá ter insights de melhorias tanto em suas operações quanto nos produtos e serviços ofertados.

Compartilhar com os clientes conteúdo relevante

O compartilhamento de conteúdo relevante fortalece sua autoridade sobre o assunto e mostra que seu negócio pode resolver os problemas enfrentados pelos seus clientes.

Isso é importante porque, quando o cliente estiver preparado para fazer outra compra, ele se lembrará da empresa que o manteve em contato e bem-informado sem pedir nada em troca.

Nutri-lo com informações é essencial para um bom e longevo relacionamento, ajudando a resolver suas dúvidas, a ter ideias para obter melhores resultados em seu negócio, etc.

Oferecer um serviço de suporte eficiente

No pós-venda, o contato pode ser relacionado ao uso do produto adquirido, suporte e muito mais. Por isso, é importante para a empresa manter um canal de comunicação aberto e funcional, que possa atender à demanda existente.

Abandonar clientes após a venda é um dos erros que não pode ser cometido. Eles precisam de suporte para obter o máximo do produto adquirido. Sem falar que seus clientes podem estar atrás de informações sobre novos produtos e serviços de comunicação visual que sua empresa pode atender.

Quando o pós-venda pode se tornar um serviço rentabilizado?

O revestimento em ACM pode durar muitos anos. Mas isso se cuidados de manutenção forem tomados. Adotar ciclos de limpeza, considerando a exposição à poeira e outros elementos que prejudicam a estética e podem levar a danos na pintura, é algo essencial.

Em alguns casos, a repintura do poliéster do alumínio do ACM também pode ser um cuidado que ajudará a preservar o material exposto aos raios UV e outros fatores que levam ao seu desgaste. Adotar esse cuidado fará com que o cliente economize com a confecção precoce de uma nova fachada. Portanto, ajudá-lo nisso gera valor a ele e também pode gerar para seu negócio.

Sua empresa pode oferecer no pós-venda um suporte premium tanto recomendando os momentos e ações de manutenção preventiva necessários para prolongar a vida útil da fachada quanto oferecendo este tipo de serviço adicional, rentabilizando seu pós-venda e diversificando a receita para seu negócio.

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