A entrega de brindes é uma ótima maneira de fortalecer relações e valorizar públicos de interesse, como clientes e funcionários. Não é à toa que, mesmo durante a pandemia e com suas restrições, muitas empresas continuaram produzindo brindes para presentear desde participantes de lives, novos colaboradores até para a realização de sorteio e ações junto a influencers nas redes sociais.
Mas como as empresas de brinde podem ajudar seus clientes a vencerem os desafios de logística de entrega de brindes durante a pandemia? Confira as dicas a seguir.
Qual a importância de as empresas produzirem e fazerem a entrega de brindes?
“O princípio que demonstra a força dos brindes é bem resumido por um velho ditado que diz: ‘As pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca vão esquecer como você as fez sentir’. A entrega de brindes as faz sentirem-se lembradas e valorizadas e, por isso, exerce tanto impacto em decisões de compra, na fidelização de clientes e na motivação de colaboradores”, explica Antonio Lima, professor de marketing da Unisinos.
De fato, ser presentado com um brinde bem produzido e escolhido conforme o perfil do receptor pode se tornar uma experiência poderosa de interação com uma marca, ajudando a criar um senso de conexão e associações positivas, que impactarão na construção de relacionamentos mais fortes e duradouros.
Quando usados como parte dos esforços de marketing ou de RH na retenção de funcionários, os brindes podem ser altamente eficazes em termos de ROI (retorno sobre o investimento), gerando resultados no curto, médio e longo prazo.
“Isso também influencia os sentimentos de reciprocidade e confiança, que são gatilhos de venda importantes para as marcas. Quando é feita a entrega de brindes também se abre uma linha de contato que, quando bem utilizada, pode otimizar as vendas das empresas. Isso porque essa será uma ótima oportunidade para contato para confirmar o recebimento se o próprio cliente não fizer um contato para falar sobre o presente. A partir daí, um bom profissional de vendas saberá como conduzir esse cliente ou prospect no funil de vendas”, complementa Lima.
Como as empresas de brindes podem facilitar a entrega dos presentes na pandemia?
Tão importante quando a escolha do brinde certo e de um fornecedor qualificado é o método ideal de entrega de brindes.
Entretanto, a pandemia trouxe algumas dificuldades extras nessa logística, especialmente considerando as orientações de distanciamento social.
“Com a pandemia, o formato de evento híbrido, combinando componentes digitais (como a realização de uma live) com elementos físicos e presenciais (como os brindes), ganhou muito destaque. Mas trouxe também o desafio logístico dessas entregas. Geralmente, há impacto maior em algo mais personalizado e alinhado à marca da empresa. As produtoras dos brindes podem oferecer esse tipo de serviço de alto valor agregado, se tiverem estrutura e equipe para isso e se o custo final for atrativo para ambas as partes”, indica Lima.
Para isso, é preciso, antes de ofertar esse pacote, considerar a composição dos custos e se esses podem ser absorvidos pela empresa de brindes. Lembre-se que isso inclui desde os gastos com combustível, mão de obra, armazenamento e manuseio dos itens até o momento da entrega, até os custos indiretos com a manutenção dos veículos e seu desgaste por maior rodagem.
Questões como volume de carga e distância a ser percorrida devem ser consideradas na composição desse preço. Uma referência que as empresas podem utilizar para projetar esses custos é a tabela de fretes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que apresenta os valores mínimos em relação ao quilômetro rodado na execução de fretes.
“Se for algo mais pontual, pode valer a pena a empresa fazer a entrega dos brindes. Já se a ideia é trabalhar com grandes pedidos, dificilmente a produtora do brinde terá infraestrutura, veículos, equipes e tecnologia para abarcar essa tarefa que foge de seu core business. Então, deve valer mais a pena fazer uma parceria com empresas especializadas em logística e oferecer uma condição especial nesse pacote ao cliente contratante”, recomenda o professor.
Essa opção de contratação de empresa especializada também pode ser vantajosa especialmente quando há um atendimento completo composto por coleta, rastreamento, manuseio, transporte e distribuição dos brindes. Ainda, essas empresas estão bem preparadas para realizar entrega sem contato e adotarem os protocolos aplicáveis para garantir a segurança de todos com o procedimento.
Alternativas logísticas para a entrega de brindes na pandemia
Além das opções de realizar a entrega ou de terceirizá-la, as empresas de brindes também podem se posicionar como facilitadoras oferecendo outras alternativas para seus clientes quanto à entrega. Algumas ideias para isso são:
- Fazer a retirada do brinde em um drive thru;
- No caso de entrega de brindes para funcionários, criar um ponto de coleta na empresa ou entregar junto a documentos, uniformes e outros itens que já seriam retirados ou enviados para o colaborador;
- Agendar a retirada na loja física do cliente para quando isso for seguro, assim, será possível também apresentar os novos produtos da empresa e aumentar as vendas na retomada.
“Algumas empresas também estão usando drones para a entrega de brindes. Isso cria um impacto e uma experiência diferenciada. Claro, tem um custo adicional que precisa ser considerado, embora haja modelos já bem mais acessíveis no mercado. A empresa de brindes pode estudar adquirir esses equipamentos para entregas especiais ou indicar negócios especializados nesse tipo de serviço. Além disso, ela pode orientar seu cliente se esse tipo de ação é mesmo possível, considerando o peso do brinde produzido, por exemplo”, finaliza o especialista.