Você provavelmente já deve ter ouvido falar algo a respeito do funil de vendas online, não é mesmo? Toda estratégia de marketing bem estruturada, hoje, utiliza a ferramenta do funil para a segmentação dos melhores clientes para seu negócio. Mas, afinal, o que é esse tal de funil de vendas online? Como ele pode ser aplicado da melhor forma quando falamos do mercado gráfico?

É isso que vamos explicar neste artigo! Continue a leitura, pois, a seguir, falaremos mais sobre as diferentes etapas desse tal funil de vendas. Você vai saber como estruturar e mensurar os resultados de suas ações de mídia e começar a entender melhor como o seu investimento pode ajudar a converter meros interessados em clientes fidelizados.

E então, o que é o funil de vendas online?

Resumidamente, esse é o modelo estratégico de tratar o processo de suas vendas de sua empresa como um funil. Você pode reparar, em um processo comum de captação de novos clientes, seja no segmento B2B ou B2B, que existem fases. A estratégia do funil de vendas faz com que essas fases possam ser identificadas e abordadas da melhor forma para encaminhar as conversões.

“O objetivo de um funil de vendas é oferecer suporte para que sua jornada comercial converta os melhores clientes. Sabemos que não são todos os clientes que são informados sobre qual a melhor aplicação gráfica ou material do mercado. E é por isso que o funil de vendas é uma ótima ferramenta para conduzir suas ações de divulgação nesse sentido. No caso do funil de vendas online, aplica-se essa abordagem no meio digital”, explica Jonatas Froes, professor e consultor em marketing e redes sociais.

Quais são as fases do funil de vendas online?

Em um funil de vendas online, temos um topo de captação maior e vários gatilhos e incentivos que qualificam aqueles que atingem o fundo desse funil. Para relacionar com um ciclo de vendas comum, é importante compreender cada uma das fases desse funil. São elas:

Topo de funil

É onde se encontram os visitantes do seu site ou de seu perfil em uma rede social. Eles sabem que têm um problema ou necessidade, mas desconhecem a solução em si para essa dor.

Nesse momento, é interessante educá-los pelo básico. A partir de ações de conteúdo introdutórias ou de formulários de cadastro para acesso a conteúdos completos, eles podem avançar no aprendizado e atingir o meio de funil.

Meio de funil

Fase do funil de vendas online onde surgem os chamados leads, isto é, possíveis clientes. Aqui, esse lead já sabe qual é o problema dele e está considerando opções para resolvê-lo.

“Nesse ponto, você já pode ser mais específico, apresentando mais sobre a solução ideal que esse lead possa querer comprar”, recomenda Froes.

Fundo do funil

Neste estágio, é importante que os leads já estejam abertos para serem convertidos em compradores. Ou seja, aqui temos aqueles clientes que já desejam negociar a solução gráfica com você.

Eles descobriram o problema, identificaram a solução e esse é o momento de mostrar que sua empresa tem o que é necessário para sanar essa demanda perfeitamente.

Como utilizar as mídias online e offline no funil de vendas?

O funil de vendas, é importante mencionar, não é uma exclusividade de ações digitais. Embora seja uma ferramenta integrada com os dados e informações colhidos em ações de marketing digital, é possível fazer com que ações offline também componham a estratégia de captação para o funil de vendas.

“A diferença na utilização do funil de vendas fora do digital está na descentralização do monitoramento. Você não pode definir, por exemplo, o perfil de comportamento dos visitantes que se converteram em leads a partir de um panfleto ou cartão de visitas da gráfica em tempo real. Porém, você pode conduzir suas estratégias de divulgação de forma que essas informações não se percam – nem esses clientes em potencial”, explica Froes.

Sua empresa está pronta para organizar seu funil de vendas?

Se você ficou interessado em adotar essa abordagem para otimizar esforços de captação comercial, atente-se às dicas a seguir.

“O primeiro passo para construir o seu funil de vendas é entender como seus clientes compram. Realizar uma pesquisa para compreender os principais desejos e obstáculos que seus possíveis clientes enfrentam irá lhe auxiliar a saber como os processos de sua empresa podem realizar essas etapas da forma mais fluida e eficiente possível”, indica o especialista.

Além disso, é importante, ao definir as etapas, saber qual é o momento em que cada uma das fases ocorre. Por exemplo: quando que um visitante curioso de seu site torna-se de fato um lead? Quando sua equipe identifica as pessoas como oportunidades de venda? O processo ancorado pelo funil de vendas deve garantir um suporte na experiência de compra para que ele possa ser eficiente.

 

Gostou de saber mais sobre o que é o funil de vendas online? Para mais dicas para sua estratégia de captação na internet, confira também nosso guia de prospecção digital e as recomendações para não errar nesse trabalho.