O desengajamento dos funcionários em relação ao trabalho já ultrapassou os muros das empresas, tornando-se um assunto economicamente relevante ao redor do mundo. E não é à toa. Em 2016, a consultoria americana Gallup apresentou uma pesquisa com resultados alarmantes.

De acordo com o levantamento, funcionários desengajados estavam custando às empresas americanas entre $450 a $550 bilhões todos os anos. No Brasil, estudos apontam que a situação é bastante similar: 28% dos colaboradores de empresas dos mais variados setores estão longe de ter o mesmo engajamento do chefe, gerando custos similares.

Com base nessas cifras, procurar meios para manter a equipe da sua empresa de comunicação visual engajada é fundamental. Afinal, contar com profissionais verdadeiramente preocupados com os problemas do seu negócio ajuda a torná-lo mais ágil, eficiente e extremamente competitivo.

“Uma equipe engajada também tem chances 31% maiores de atingir metas do que os seus companheiros desengajados”, afirma Fernanda Quadros, psicóloga e consultora de carreira. “Além disso, uma equipe feliz é mais produtiva, tem menor tendência de querer trocar de emprego, mais energia e pede até 10 vezes menos dispensas por questões de saúde do que os outros empregados ”, complementa.

Mas há uma diferença fundamental entre felicidade e o conceito de engajamento no trabalho: é possível ter funcionários felizes, mas que não sejam participativos. Eles podem gostar do ambiente e de conversar com seus colegas, por exemplo, mas nenhuma dessas atividades é sinônimo de engajamento. O desafio é conquistar funcionários felizes e uma equipe engajada ao mesmo tempo.

Por isso, preparamos algumas sugestões para que você consiga manter sua equipe nesse equilíbrio, melhorando a rentabilidade dos seus negócios:

  1. Mantenha a equipe engajada conhecendo-a fundo. Você precisa tirar tempo para conhecer seus funcionários como pessoas. Eles têm família? Como gostam de passar o tempo? Construir uma relação de amizade com seus colaboradores vai lhe ajudar a criar laços com eles, fazendo com que você entenda, exatamente, o que os motiva. Lembre-se que são as pequenas coisas que mostrarão aos seus funcionários que eles são importantes para você não só como empregados, mas, também, como indivíduos.
  2. Ofereça treinamento e as ferramentas certas para o crescimento pessoal de todos eles. A chave para aumentar o engajamento está na lealdade dos seus funcionários. A partir do momento que você investir no crescimento técnico da equipe, ela vai entender o recado. Planos de carreira e oportunidades diversas de aprendizado são exemplos disso. A dificuldade em enxergar o crescimento dentro da empresa é a principal razão pelas quais os funcionários perdem a motivação. Por isso, você precisa encontrar recursos para fazer com que eles aprendam mais, realizem mais e produzam melhores resultados.
  3. Leve os comentários dos seus funcionários a sério. A maior parte dos gestores entende que o feedback constante faz parte do desenvolvimento de carreira. O que eles não sabem é que aí está a melhor oportunidade de falar o que é preciso para que seu funcionário se sinta mais engajado e produtivo. Tenha em mente que cada colaborador é motivado de maneira diferente, então, você precisa garantir que o feedback que está dando será entendido por ele. A melhor forma de fazer isso é adequando a linguagem para uma forma de comunicação com a qual seu funcionário tenha mais afinidade.
  4. Encoraje o trabalho em equipe, providenciando formas de melhorar o relacionamento. Mais de 2/3 da sua equipe vai afirmar que gosta do trabalho por causa das pessoas. Incentive esse tipo de amizade entre os colaboradores, fomentando projetos em equipe, com responsabilidade compartilhada. Se seus funcionários se esforçarem para manter uma atmosfera colaborativa, em que todos se ajudam, naturalmente, eles se sentirão mais engajados porque saberão que podem contar com seus colegas quando necessário.
  5. Ofereça recompensas e incentivos. Mais de 60% dos empregados ficam em uma empresa por causa dos benefícios. Ao falar do time de vendas, então, esse número é ainda maior. Bônus por performance, salários competitivos e outros benefícios sem relação com dinheiro são ótimas maneiras de manter todos engajados. Os programas de reconhecimento de méritos, como o famoso “empregado do mês”, são um exemplo, que, apesar de parecer bobo, é extremamente efetivo para manter a equipe engajada. Lembre-se: reconhecimento é sempre bom quando é feito em público.

Uma equipe engajada é um time mais produtivo – e isso faz bem aos negócios. Trabalhe para desenvolver as pessoas como indivíduos e você estará no caminho certo para ter funcionários felizes e engajados com os objetivos da sua empresa.

E na sua empresa, como você motiva o seu time? Compartilhe sua experiência nas redes sociais e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.