Você está em busca de ideias para diversificar sua produção, atrair mais clientes e parceiros e obter mais sucesso em seu negócio? Pois saiba que expandir seu portfólio profissional pode ser uma boa solução para vencer esse tipo de desafio.
Mas, como fazer isso? Como acertar na ampliação do portfólio de produtos ou serviços? Como reduzir riscos e otimizar as chances de sucesso com essa iniciativa? Para tirar essas dúvidas e conhecer alguns passos essenciais para fechar novos negócios, continue a leitura e confira nossas dicas!
Quais são os benefícios de ampliar seu portfólio profissional?
Aumentar o portfólio de produtos ou serviços é uma estratégia que pode criar oportunidades para um melhor rendimento de seu negócio.
Se você consegue notar que existem oportunidades e nichos que a sua empresa já não consegue atender, talvez seja o momento de pensar em novos produtos e serviços, que agreguem valor e tragam inovação ao seu empreendimento.
Dessa forma, você ganha mais visibilidade no mercado e pode atender novos clientes ou solucionar diferentes necessidades de sua base já fidelizada. E isso, em termos práticos, pode representar maior lucratividade, segurança e longevidade para seu negócio.
Quais etapas seguir para aumentar seu portfólio profissional?
“Antes de incluir ou retirar produtos e serviços de um portfólio, é essencial fazer um bom planejamento, de modo a não perder clientes atuais nem acabar investindo em adições que não combinam com o seu público ou identidade de marca”, orienta Rodrigo Castilho, especialista em Marketing e Product Management.
Neste momento preliminar de planejamento, é importante, portanto, considerar alguns pontos que vão fazer a diferença no seu portfólio profissional. Confira as dicas:
1. Pesquise sobre o mercado
Logicamente, você não pode apenas buscar diferentes produtos e serviços e incluí-los em seu portfólio profissional. É preciso entender o momento do mercado local no qual você atua. Afinal, é preciso ter uma perspectiva de retorno para o seu investimento, não é mesmo?
Para quem atua no segmento de serviços gráficos e de impressão, é importante saber que esse mercado, assim como vários outros setores, vem se transformando nos últimos tempos. E, de acordo com as necessidades de cada nicho, seu negócio poderá oferecer diferentes produtos ou serviços e se diferenciar, sem deixar de lado sua identidade de marca ou perder a conexão com sua base de clientes.
2. Entenda o que seu público-alvo busca em seu portfólio profissional
Da mesma forma que o mercado precisa ser bem compreendido, um bom portfólio de produtos ou serviços é feito com base em seu público-alvo. Ou seja, sua pesquisa também deve responder a algumas perguntas sobre seus potenciais clientes, tais como:
- Quais são os problemas que seu público enfrenta?
- Quais inovações de portfólio ajudariam a solucionar as necessidades e dores de seus clientes de forma mais completa?
- A falta de alguma técnica faz você perder clientes?
- Há problemas com o serviço ou produto dos concorrentes que podem ser oportunidades para satisfazer ainda mais a sua base?
- Qual é a percepção da sua marca e como isso se conecta com a necessidade do seu público?
“Com uma visão mais madura do perfil e do comportamento de seu consumidor e suas necessidades, é possível aproximar seu portfólio do ideal. Assim, você consegue não somente ampliar seu portfólio, como também torná-lo relevante para clientes fidelizados e atraente para possíveis novos públicos”, enfatiza Castilho.
3. Realize testes e ajustes de acordo com os resultados
Antes de assumir o risco preparando sua equipe e investindo em novos insumos e tecnologias, vale a pena fazer um teste em pequena escala. A partir de sua pesquisa do mercado e do entendimento mais profundo de seu público-alvo, coloque seu novo produto em teste.
Assim, com uma tiragem limitada ou trabalhando sob encomenda, você pode mensurar a demanda por esse tipo de produto. Dessa forma, sua empresa pode tomar uma decisão mais segura sobre manter ou não no portfólio a nova solução de maneira definitiva.
4. Planeje-se financeiramente para sua expansão de portfólio
Novos produtos em seu portfólio profissional representam também a necessidade de um investimento maior em seu negócio. Por isso, para não fazer com que a sua empresa fique refém destes novos produtos e serviços, é essencial planejar-se financeiramente.
Para isso, analise quais são as despesas fixas e variáveis de seu negócio. A partir disso, faça uma projeção do investimento necessário e do retorno esperado. Isso tornará a ampliação de seu portfólio de produtos ou serviços muito mais próxima da realidade e fará com que você compreenda o que é ou não viável de implementar.
Vale a pena também avaliar novas formas de trabalho que sejam mais custo-eficientes para abarcar a inovação. Pense, por exemplo, se é possível e vantajoso alugar equipamentos ou investir em mão de obra temporária ao menos até a novidade ser mais rentável.