Tecnologia, inovação, atualização profissional e conteúdo inspirador: essas são apenas algumas das palavras que resumem o segundo dia de atrações da FuturePrint 2022. A mais completa feira no segmento de impressão digital e comunicação visual, que acontece até sábado (23) no Expo Center Norte, em São Paulo – SP, reúne os últimos lançamentos do setor e, além de movimentar muitos negócios, também oferece ao público a oportunidade de se atualizar profissionalmente e trocar experiências e conhecimento.

São mais de 600 marcas expositoras e uma programação completa de atrações durante os quatro dias da feira, com palestras, workshops e demonstrações práticas sobre diversos temas e tendências do mercado. A feira, conta, ainda, com espaços especialmente dedicados ao empreendedorismo e desenvolvimento de negócios, oferecendo soluções em consultoria e financiamento para quem deseja concretizar seus planos.

O segundo dia de atrações foi marcado por conteúdo rico e atualizado nas palestras sobre mídia OOH (out-of-home), no Fórum FuturePrint, e sobre as tendências e as etapas de produção na estamparia digital com o Fórum FutureTêxtil. Nos espaços do Serigrafia em Ação e Sublimação em Ação, as palestras continuam despertando o interesse dos visitantes ao mostrarem, ao vivo, técnicas básicas e avançadas de impressão em serigrafia e sublimação.

Confira, a seguir, mais detalhes das atrações do segundo dia da FuturePrint 2022!

“OOH Day”: Fórum FuturePrint traz palestras sobre oportunidades em mídia externa

O Fórum FuturePrint, nesta quinta-feira (21), apresentou aos visitantes o “OOH Day”, uma tarde focada em inovações e oportunidades em mídia OOH (out-of-home). Após a abertura do fórum por Wilson Nogueira Jr. (Diretor Executivo do Sindicato de Empresas de Publicidade Exterior – SEPEX – SP, do ICONE OOH e da FENAPEX), o geógrafo, pesquisador de paisagem urbana e coordenador técnico da RS Projetos, Sérgio Rizo, conduziu a palestra “OOH, mídia exterior ou comunicação visual?”

“O que é a cidade?”, Rizo questionou ao público no início da palestra. A partir dessa reflexão, o pesquisador falou sobre os elementos que compõem o espaço urbano, sumarizados em cultura, economia e política, ampliando a discussão para a importância da publicidade e, especificamente, da mídia exterior para a construção da identidade das cidades.

O pesquisador destacou como a mídia estabelece um diálogo com o espaço urbano, trazendo uma comunicação que é memorizada e que transcende a dimensão temporal. “A mídia exterior traz uma memorização que é superior aos demais meios”, ele reflete.

Rizo lança, ainda, uma reflexão sobre como a necessidade de constante interação com o meio é um elemento imprescindível para as novas tecnologias. “A tecnologia sem o insight, sem a formação de uma comunidade, não avança”, observa o palestrante.

Os insights em mídia externa também foram um dos destaques da apresentação de Flávio Ferrari, Head of Ad Innovation & Strategy da CNN Brasil, Consultor e palestrante para Inovação e Professor Cenários Futuros e Pesquisa de Mídia da ESPM. Na palestra “O papel estratégico do OOH no século XXI”, ele trouxe reflexões sobre as interações entre a mídia exterior e a sociedade, assim como as formas de interpretação da mensagem publicitária pelo público.

Ferrari também destacou, durante a palestra, que é preciso que os profissionais da área observem as transformações do setor para desenvolver seus projetos. “O que a mídia exterior vende?”, questiona Ferrari, acrescentando que os empreendedores de mídia externa devem se atentar ao que a sociedade está adquirindo. Ele compartilha a maneira como define a mídia OOH: “Out-of-home é a mensagem inevitável, que tem o objetivo de impactar as pessoas em trânsito”

Ferrari lançou, ainda, um convite para pensarmos sobre o futuro da comunicação visual, que está relacionado com as percepções sociais. Ele afirma que a sociedade global, no futuro, priorizará três coisas: sentido, segurança e sustentabilidade – os “vetores de futuro”, como Ferrari define.

As novas oportunidades e inovações em mídia OOH também foram os temas discutidos nas palestras “Mídia programática em OOH: rompendo barreiras”, com Vinicius Joseph (Líder Comercial e Especialista da AdsPlay Mídia Programática), e “Novas aplicações e oportunidades em mídia móvel”, com Mariana Lima Teixeira (Head da FleetMedia | Ambev). O Fórum FuturePrint desta quinta (21) contou, ainda, com a presença de Luiz Alexandre Deus, Managing Partner da LED UP, em uma conversa inspiradora sobre as possibilidades trazidas pela mídia OOH.

Sala de Crédito oferece soluções para empreendedores de pequeno a grande porte

Além de todo o networking e as possibilidades de negócios trazidas pela feira, o público também encontra, na FuturePrint 2022, um espaço destinado especialmente àqueles que buscam soluções em crédito para impulsionar seu empreendimento. Na Sala de Crédito, os visitantes e expositores podem se relacionar diretamente com quatro instituições financeiras para conhecer as opções de crédito disponíveis para o seu negócio.

José Roberto Damaceno, coordenador de assistência às empresas da FIESP, destaca que o espaço na FuturePrint é um ambiente favorável ao empreendedor que busca soluções para sua empresa – sejam novos materiais para reduzir custos ou para produzir novos produtos. “É uma oportunidade para os negócios, principalmente após a pandemia, em um momento em que as empresas estão ávidas por inovações”, observa. 

Ele também pontua que a Sala de Crédito é voltada para empresas de todos os tamanhos, desde os micro e pequenos empresários até as organizações de grande porte. “A vantagem é que o empreendedor pode avaliar, entre as quatro instituições financeiras presentes no espaço, qual é a melhor opção para o seu negócio”, acrescenta Damaceno.

Outro destaque da feira no âmbito do empreendedorismo é o Ciclo de Palestras Temáticas FIESP, ABIGRAF e SENAI: até o último dia do evento (sábado, 23 de julho), o público pode conferir uma série de palestras focadas em estratégias de gestão e financiamento para todos os visitantes que tiverem interesse em ampliar seu conhecimento e percepção sobre as formas de conduzir – e aprimorar – seu próprio empreendimento.

Marcas destacam lançamentos na FuturePrint 2022

Quem passa pelos estandes da feira encontra uma infinidade de soluções para os diversos setores da impressão digital e comunicação visual. Entre elas, estão lançamentos de linhas de produtos com tecnologia de ponta. Algumas das marcas expositoras também estão apresentando, nesta edição da FuturePrint, soluções em segmentos que recentemente foram adicionados aos seus portfólios.

O lançamento de lonas para o setor de comunicação visual, por exemplo, é a atual novidade de uma das marcas expositoras. Bruno Moura, head de marketing da Bold, comenta que a participação da empresa na feira é muito importante por permitir um alcance abrangente do público-alvo da marca. “É o público ideal para apresentarmos nosso lançamento em lonas, uma vez que já conhecem as linhas com as quais a empresa tradicionalmente trabalha [como ACM, acrílico e PVC]”, observa Moura.

Além do lançamento de produtos, a feira também é o espaço ideal para as empresas apresentarem ao público seus reposicionamentos de marca. É o que destaca Renata Furgeri, analista de marketing da Fedrigoni, empresa que oferece soluções autoadesivas. “Para nós, é muito importante [a presença na FuturePrint] por causa do rebranding e, também, do networking que envolve o setor de adesivos, com a oportunidade de contato com todas as partes da cadeia – cliente final, gráficas, distribuidoras, entre outras”, diz Furgeri.

Serigrafia em Ação e Sublimação em Ação mostram possibilidades de profissionalização e empreendedorismo no segmento

O processo de serigrafia exige técnica e, também, criatividade para que o profissional possa construir seu próprio diferencial no mercado. Assim como no primeiro dia, esse destaque às possibilidades criativas da impressão serigráfica também foi uma das ideias compartilhadas com o público no espaço Serigrafia em Ação nesta quinta-feira (21).

Os palestrantes mostraram, na prática, a aplicação de diferentes técnicas de serigrafia e, também, conversaram com o público sobre as oportunidades no mercado e suas próprias experiências atuando na área. “Existem vários nichos que podem ser explorados na serigrafia”, afirmou Fábio Lucas, que dividiu o espaço com Donizete Baldin na palestra “Serigrafia artística com impressão em papel na prática”. Mostrando como a arte da serigrafia pode adquirir uma grande riqueza de atributos e especialidades, os palestrantes comentaram como as técnicas nesse setor são capazes de alcançar um público amplo e, também, de oferecer oportunidades de profissionalização. “Isso que é o legal da serigrafia, é você poder democratizar a arte”, diz Lucas.

Outros temas do segundo dia de palestras do Serigrafia em Ação foram as aplicações das emulsões para o mercado; processos, custos, oportunidades e aplicações na serigrafia técnica avançada; estampas em relevo; impressão de cromia com plastisol; como estampar policromias simuladas e agregação de valor com a impressão digital DTG (Direct to Garment).

Confira a grade completa do Serigrafia em Ação

No segundo dia do Sublimação em Ação, os palestrantes compartilharam, a partir de suas experiências profissionais na área, dicas importantes para desenvolver negócios bem-sucedidos na sublimação. Claudio Silva (Camisetas Rápido) abriu a programação do dia falando sobre as oportunidades de venda com o modelo print on demand. Em seguida, Washington Gomes (Via Cores), Cleverson Tauffer (DSI) e Luciana Lopes (Epson) contaram um caso real de transição de carreira e empreendedorismo de sucesso no ramo da sublimação.

Seguindo a linha do empreendedorismo, na palestra “Segmentação certa para venda: vendas através de campanhas patrocinadas”, o professor e diretor da Escola PhD, PH Oliveira, destaca o poder das campanhas patrocinadas para o impulsionamento das vendas no setor da sublimação, com dicas e orientações gerais para fazer uma segmentação correta de anúncios. “Dentro do marketing digital, eu posso escolher onde e para quem eu quero anunciar. Esse é o poder da segmentação”, Oliveira pontua para os visitantes no espaço do Sublimação em Ação.

A atração contou, ainda, com uma palestra sobre impressão fluorescente na sublimação, na qual Felipe Roth, da Gênesis Tintas, mostrou como as cores e o efeito da tinta fluorescente podem dar vida aos substratos.

Confira a grade completa do Sublimação em Ação

Fórum FutureTêxtil discute as etapas da produção na estamparia digital

O segundo dia do Fórum FutureTêxtil foi marcado por palestras que abordaram, de forma mais abrangente, o processo de produção de estampas na impressão digital têxtil, desde as etapas de pesquisa de tendências até o desenvolvimento dos projetos.

A palestra de abertura foi com a designer de superfícies e estampas exclusivas Camilla Bologna, que falou sobre as tendências no processo de estamparia digital. Ela conversou com o público sobre as novas formas de produzir estampas e a transformação desse mercado.

Algumas tendências atuais nesse ramo, segundo a designer, são o uso de estampas ultracoloridas, com diversos efeitos visuais, e o desenvolvimento de estampas a partir da modelagem – dando à peça um aspecto mais elaborado, original e único. “A estamparia digital está crescendo 15% a cada ano. As marcas, hoje, querem os efeitos visuais que a estamparia digital oferece”, comenta Bologna.

Ela destaca que a abordagem do tema na FuturePrint é capaz de despertar reflexões sobre a contribuição da estamparia digital para a transformação do setor de moda. “Consigo enxergar a revolução que essa área gerou no mercado, não só em termos visuais, mas também pensando em elementos mais exclusivos, personalizados, que agregam valor à produção”, avalia.

Bologna, que trabalha há 15 anos na área de estamparia digital, compartilha seu entusiasmo em palestrar em uma edição presencial da FuturePrint pela primeira vez. “Estou achando o máximo em vários sentidos; primeiro, por sentir que há um espaço de fala no mercado para profissionais desse setor, e também por ter a oportunidade de conversar com vários fornecedores e especialistas no segmento”, conta a designer. “Espero que o meu conhecimento estimule o público a se envolver, a pensar nas possibilidades do mercado de estamparia digital”, conclui.

O Fórum FutureTêxtil também recebeu, nesta quinta (21), o Gerente de Projetos da Focus Têxtil, Paulo Heilborn, e a Gerente de Produto Senior da Focus Têxtil, Silvia Nitti, que falaram sobre as bases para estampar com enfoque em soluções para estamparia digital. Em seguida, na palestra “Como é o processo de pesquisa de tendências para desenvolver uma coleção”, a designer de estampas e mentora de estamparia Mila Sanchez compartilhou com o público o que está em alta na área, incluindo tendências internacionais que estão sendo incorporadas pela estamparia nacional.

Sanchez também destaca, durante a palestra, que desenvolver uma coleção vai além de simplesmente se basear em tendências – é necessário, também, considerar a própria identidade da marca. “A estamparia é a primeira etapa do processo de produção, então você pode trazer um DNA à coleção de outras formas”, comenta.

Em seguida, Sarah Caldas (Agente Brasil da AVA CAD CAM GROUP, Diretora da Panorama e também curadora do Fórum FutureTêxtil e do Circuito de Impressão Digital Têxtil) compartilhou sua experiência com as técnicas de gerenciamento de cores na impressão digital têxtil. Fechando o dia de palestras do Fórum FutureTêxtil, o moderador Elcio de Sousa (Diretor da Faculdade SENAI Theobaldo De Nigris e da Escola SENAI Barueri), Ji Ae Um (Coordenadora de Estilo da Yfan – Importadora de Tecidos) e Nathalia Maganha (Gerente de Produto da Brand Têxtil) compartilharam suas percepções de como desenvolver a sintonia entre a equipe criativa e a equipe de produção.

Confira a programação completa do Fórum FutureTêxtil

A FuturePrint 2022 continua até sábado, 23 de julho, com muitas tecnologias, atrações e conteúdo de qualidade para os profissionais dos setores de impressão digital e comunicação visual! Faça o seu credenciamento gratuito agora mesmo no site da FuturePrint!