A mais completa feira de tecnologias de impressão digital e comunicação visual está de volta conectando tecnologias, negócios e pessoas! Começou, nesta quarta-feira (20), a FuturePrint 2022, reunindo mais de 600 marcas expositoras e uma programação completa de atrações voltadas para o segmento. A feira acontece de 20 a 23 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo – SP, das 13h às 20h de quarta a sexta e, no sábado, das 10h às 17h. A inscrição é gratuita e pode ser feita no local ou no site do evento.
A feira espera atrair cerca de 40 mil pessoas para conferir, de perto, o que há de mais moderno no segmento. O visitante pode encontrar, em um só lugar, tecnologias para diversos setores como sublimação, serigrafia, impressão 3D, impressão UV, sinalização digital, corte e gravação, embalagens e rótulos, impressão digital têxtil, softwares, decoração de interiores e muito mais.
Além das soluções apresentadas pelas marcas expositoras, durante os quatro dias de evento o público poderá conferir, ainda, uma série de palestras sobre diversos temas – com os fóruns FuturePrint e FutureTêxtil – e, ainda, workshops e apresentações práticas de técnicas de impressão serigráfica e sublimática com os espaços Serigrafia em Ação e Sublimação em Ação.
Primeiro dia do Fórum FuturePrint discute o futuro da comunicação visual
Com palestras apresentadas por profissionais especialistas em suas áreas de atuação na comunicação visual, o espaço do Fórum FuturePrint trouxe novidades e reflexões importantes sobre o futuro do segmento. A palestra de abertura do fórum foi ministrada por Nilson Tsuji, instrutor e especialista em ACM, que conversou com o público sobre aplicabilidade e inovação do ACM em ambientes internos e externos.
Outro assunto abordado no primeiro dia do fórum foi a presença e representatividade feminina no setor de comunicação visual: no painel “Empoderamento Feminino na Comunicação Visual”, moderado por Luciana Andrade (editora da Revista Grandes Formatos), as participantes Made Pereira (produtora em soluções para Comunicação Visual e Inteligência de Mercado) e Mayara Calderone (coordenadora e professora dos cursos presenciais do Portal Sublimático) compartilharam mais detalhes de suas trajetórias profissionais, falando também sobre os desafios encontrados na condução dos negócios no segmento. “Muitas vezes, até na questão financeira nós percebemos essa diferença de tratamento [entre homens e mulheres]”, comenta Andrade.
Elas também destacaram a força do propósito do trabalho que realizam, apesar dos obstáculos. “Poder ver as pessoas se realizando através do nosso trabalho é muito gratificante”, conta Calderone, que realiza cursos presenciais e digitais na área de sublimação. Mencionando alguns momentos marcantes de sua carreira, destacando também o impacto de seu trabalho tanto para o público quanto para ela mesma. “Eu vou [realizar os cursos], muitas vezes, para compartilhar, mas volto aprendendo muita coisa”.
Made Pereira reforça a mensagem de Mayara Calderone ao encorajar as visitantes que acompanhavam o painel a persistirem com seus planos e objetivos. “Não desistam, nós [mulheres] somos capazes, temos força. Nós encontramos força dentro de nós mesmas. Vamos lutar para ter mais espaço na comunicação visual, porque vale a pena”, reflete Pereira.
O Fórum FuturePrint também trouxe, no primeiro dia, apresentações sobre os seguintes temas:
- Palestra “Aumente suas vendas com as redes sociais – tráfego orgânico”, com PH Oliveira (professor e coordenador da Escola PhD de Impressão);
- Palestra “Como ver LUCRO na Comunicação Visual”, com Judah Adonai (CEO da AFACOM – Faculdade de Comunicação Visual);
- Inspirador: “Da criação à execução de projetos de impressão para Visual Merchandising”, com moderação de Paulo de Tarso Marques (VP de Desenvolvimento em Marketing da POPAI Brasil) e participação de Richard Albanesi (CEO da The LED).
Confira a programação completa do Fórum FuturePrint
Espaços Serigrafia em Ação e Sublimação em Ação demonstram na prática as diversas técnicas de impressão
Às 14h, os visitantes da FuturePrint se aproximaram com curiosidade do espaço Serigrafia em Ação para conferir a breve apresentação de gaita que marcou o início da primeira palestra da atração. Os palestrantes Diro Oliveira e Nascimento Rocha, técnicos da Gênesis, falaram sobre impressão de texturas em relevo com demonstrações ao vivo do processo.
Em uma atmosfera descontraída e com linguagem acessível tanto a visitantes com experiência quanto iniciantes no setor de serigrafia, os profissionais explicaram, na prática, quais são as etapas essenciais da impressão de texturas em relevo, demonstrando todo o processo ao vivo. Durante a palestra, ainda, uma máquina exposta no espaço mostrava em carrossel diversos exemplos de estampas em alto relevo.
“O relevo é um tipo de estampa que valoriza a peça, tem um valor agregado muito alto”, afirma Nascimento Rocha, destacando que, para se produzir uma estampa em relevo de qualidade, é preciso técnica e, também, criatividade. Ao longo da palestra, ele demonstrou a impressão em relevo utilizando diferentes técnicas, como aplicação em degradê e com brilho.
Outro destaque do Serigrafia em Ação no primeiro dia da feira foi a palestra “Montagem de laboratório serigráfico 4.0”, com Ildione Dogado e Tarsis Bianchini, da Agabê. “Quando falamos em serigrafia, precisamos lembrar que é o processo de impressão mais versátil que existe”, ressalta Bianchini, diretor da Agabê. Mostrando a evolução da serigrafia e as inúmeras possibilidades de atuação nesse mercado, a palestra também abordou alternativas de materiais mais sustentáveis que podem ser utilizados na serigrafia, reduzindo os impactos ambientais desse tipo de impressão.
Para Vânio Costa, que conduziu uma palestra sobre produção em carrossel semi-automático, é necessário que o profissional que trabalha em serigrafia busque se atualizar e manter contato com as tendências do setor. “Esse é o futuro, um caminho sem volta”, comenta. “É preciso estudar marketing digital, se especializar para se diferenciar no mercado”, complementa Costa.
O primeiro dia de programação do Serigrafia em Ação contou, ainda, com palestras sobre temas como tintas com efeitos especiais em estamparia, serigrafia técnica avançada, além de apresentações sobre investimentos iniciais no setor e agregação de valor com impresso digital.
Veja a programação completa do Serigrafia em Ação
Sublimação em Ação mostra, com apresentações práticas, novas oportunidades da impressão sublimática
No espaço Sublimação em Ação, o professor e diretor da Escola PhD, PH Oliveira, abriu a programação do dia com a palestra “Em busca da caneca perfeita: configurações e técnicas para imprimir uma estampa de qualidade”. Utilizando uma prensa térmica, Oliveira demonstrou em tempo real o processo de impressão sublimática de uma caneca personalizada, que, de acordo com ele, deve envolver detalhes importantes como cores, marcas e a maneira como as imagens são transferidas. “Abordamos as maiores dificuldades de quem trabalha com sublimação em canecas (em pequenos formatos), como os ajustes de tempo, temperatura, pressão e densidade de cor”, detalha.
A visitante Priscila Araújo, empresária do setor de personalizados, trabalha com transfer laser e acompanhou a palestra de Oliveira por ter interesse em ingressar também no ramo de sublimação. Ela comenta que atrações como esta permitem que o profissional tenha um conhecimento inicial sobre o setor para, então, decidir com maior segurança pelo investimento na área. “É muito proveitoso [o conteúdo], é um conhecimento que adquirimos que são também um incentivo para investir no ramo”, diz.
“Este ano, estamos trazendo novos substratos para impressão sublimática e, também, estratégias de marketing digital para os profissionais que desejam aumentar suas vendas”, comenta Oliveira, cuja palestra foi sucedida pela participação da empresária da área de personalizados Poli Freire, que falou sobre sublimação em pequenos formatos e diversas possibilidades de produção utilizando o forno 3D.
Outros temas abordados no primeiro dia do Sublimação em Ação foram fidelidade de cores, vendas e market place e inserção de texturas na sublimação.
Leonardo Ishii, gerente de marketing da Gênesis e organizador das atrações Serigrafia em Ação e Sublimação em Ação, destaca que os dois espaços trazem novidades alinhadas com as atualizações do mercado por meio de abordagens voltadas tanto para profissionais iniciantes quanto experientes. “Este ano, buscamos trazer muitos influenciadores digitais que são técnicos em estamparia”, acrescenta Ishii.
Após a pandemia, a FuturePrint 2022 fortalece a expectativa do público sobre as novas oportunidades de atuação profissional na impressão digital e na comunicação visual. “Foi criada uma expectativa para este retorno, sobre voltar, realmente, a sonhar e a concretizar planos”, observa Oliveira.
Confira a programação completa do Sublimação em Ação na FuturePrint 2022
Atração da FuturePrint discute a sustentabilidade na impressão digital têxtil e a aplicação do ESG no mercado da moda
O primeiro dia do Fórum FutureTêxtil trouxe aos visitantes uma abordagem ampla sobre práticas e técnicas que aumentam a eficiência nos processos de impressão digital em tecido. Uma das grandes temáticas do fórum neste ano é a sustentabilidade na estamparia – uma pauta alinhada com o cenário atual nesse setor, como observa o Diretor técnico da ArtZone Arte & Tecnologia Herculano Ferreira, um dos curadores do Fórum FutureTêxtil. “Há uma atenção muito grande à sustentabilidade e à adoção de sistemas mais limpos de impressão em tecido”, afirma.
Uma das abordagens que podem ser implementadas no segmento têxtil para aprimorar a produção é a aplicação do conceito de ESG, que pode ser um grande diferencial em mercados como o da moda. Esse foi o enfoque da palestra “ESG no mercado da moda: boas práticas e competitividade”, apresentada por Luciane Robic, cofundadora e diretora de marketing do Instituto Brasileiro de Moda (IBModa).
Explicando, primeiramente, o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e qual a importância dessa agenda na indústria da moda, Robic interagiu com o público perguntando o que os visitantes têm feito para incluir o desenvolvimento sustentável no dia a dia. A palestrante também destacou como a tendência do consumo consciente e sustentável tem estado cada vez mais presente no comportamento dos consumidores. “Este é um momento de tomada de ação para que possamos promover a mudança no processo produtivo”, afirmou Robic.
A palestrante citou, ainda, cases de sucesso de empresas brasileiras cujas estratégias de sustentabilidade foram reconhecidas nacional e internacionalmente. Por fim, Robic comentou quais etapas os empreendedores podem seguir para implementar uma estratégia de ESG com sucesso. A palestrante observa que ambientes como a FuturePrint são um espaço promissor para reflexões importantes sobre o processo produtivo na indústria têxtil. “A FuturePrint, além de apresentar as principais inovações no mercado e movimentar os negócios do setor, promove conhecimento, compartilhamento, networking e formas de repensarmos processos de produção de produtos e serviços para que possamos incrementar valor para nossos usuários”, avalia Robic.
Fechando a programação do primeiro dia, Herculano Ferreira (Diretor técnico da ArtZone Arte & Tecnologia) e Marcos Erichsen Junior (Gerente Comercial e de Produto da Lancaster Estamparia) conduziram o Papo Têxtil “Empreendedorismo, impressão híbrida e produção em pequenos lotes”, abordando as tecnologias e oportunidades de empreendimento no mercado de estamparia digital.
Confira outras palestras que aconteceram no primeiro dia do Fórum FutureTêxtil:
- “O profissional de comunicação visual – aplicador de adesivos”, com Evandro Ferreira Dias (instrutor da Escola Senai “Theobaldo de Nigris”);
- “A importância do pré e do pós-tratamento no processo de estamparia digital com corantes reativos em tecidos de algodão e de seda”, com Jorge Marcos Rosa (especialista e pesquisador do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e Moda – SENAI-SP);
- “A renovação da indústria digital têxtil: do conceito à prática”, com Felipe Sanchez (CEO do Grupo Bloom e coordenador do Comitê de Química Têxtil e Estamparia Digital da ABIT).
Veja a programação completa do Fórum FutureTêxtil na FuturePrint 2022
Ações de sustentabilidade também são destaque na FuturePrint 2022
Além dos temas relacionados a sustentabilidade abordados durante as atrações da feira, a FuturePrint 2022 está realizando uma série de ações visando à promoção do desenvolvimento sustentável. Entre as ações está a reutilização das bags de credenciamento, substituição da iluminação do estande por lâmpadas de LED, impressão dos mapas de bolso em papel com certificado FSC e opções de alimentação vegetariana e vegana na praça de alimentação do evento.
Durante a FuturePrint, os visitantes também podem contribuir para o projeto Quebrada Alimentada, uma ação do restaurante Mocotó que conta com o apoio da Informa Markets. O objetivo da iniciativa é auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade que vivem na Zona Norte de São Paulo, nas proximidades do local onde será realizado o evento.
Há um ponto de coleta de alimentos não perecíveis ao lado do setor de credenciamento. Todos os produtos arrecadados serão encaminhados ao projeto para a composição de cestas básicas e marmitas. Os visitantes também podem contribuir para o Quebrada Alimentada por meio de doações online: basta acessar o site https://solidariedade.gaiamais.org.
Atrações do segundo dia continuam destacando as últimas tendências do segmento
Esse foi apenas o primeiro dia da FuturePrint 2022! Até o dia 23 de julho, o público poderá conferir ainda mais novidades e atrações que vão impactar inúmeras pessoas e fortalecer muitos negócios. Nesta quinta-feira (21), o segundo dia da FuturePrint traz atrações sobre inovações em mídia OOH (out-of-home) e soluções em impressão digital têxtil, além de mais apresentações práticas que vão demonstrar, em tempo real, a aplicação de diferentes técnicas de serigrafia e sublimação.
Confira todas as atrações da FuturePrint 2022
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