Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fórum FuturePrint: Administração e Gestão

Article-Fórum FuturePrint: Administração e Gestão

talks future textil.jpeg
Fórum FuturePrint inicia sua programação na abertura da FuturePrint 2024!

Nesta quarta-feira (10), começou a Feira FuturePrint, o principal evento da América Latina para os setores de comunicação visual, impressão digital têxtil, serigrafia e sublimação.

Com mais de 120 horas de atrações, o evento conta com o Fórum FuturePrint, um espaço dedicado para palestras dos diversos segmentos do evento, com programações para gestão e marketing.

Confira a seguir o que aconteceu no Fórum FuturePrint nesta quarta!

A Importância da Administração Sistêmica das Empresas

José Pires, Superintendente da Andigraf, abriu a programação do Fórum FuturePrint.

O palestrante, que também foi presidente da mesa, iniciou a programação palestrando sobre Administração Sistêmica, reforçando a importância de cada setor interno para o bom funcionamento das empresas.

Pires reforçou que existem 5 áreas centrais que são determinantes, sendo elas: Financeiro, Produção e/ou operações, RH, Marketing e Vendas e Tecnologia da Informação. “Estamos cada vez mais buscando por eficiência, por isso, entender sobre essas áreas é fundamental”, pontua.

No pilar de finanças, Pires conta que muitas pessoas confundem lucro com receita de vendas, assim, acabam por perder o ponto de equilíbrio do negócio e se complicam com as contas. O especialista explicou, por meio de uma analogia com o cofre de porquinho, que é necessário juntar dinheiro ao longo de todo ano e ter suficiente para cobrir os gastos e sobrar para quem está economizando. “Só realiza lucro quando a receita pagar as contas da empresa”, conta.

Já no pilar de marketing e vendas, ele conta que um dos grandes problemas do setor é que as empresas têm o hábito de vender preço. “Apesar de ser uma coisa que está mudando com o tempo, precisamos aprender a vender valor”, conta, e reforça aos participantes da palestra “não pense que por vender valor você vai deixar de negociar com seus clientes”.

Pires explica que é muito importante vender produtos pela qualidade e agregar valor, porque quando se vende preço, o empreendedor sacrifica a capacidade de investimento. No entanto, ao vender valor, aumenta o potencial de venda, porque precisa investir em tecnologia, e, consequentemente, tem entregas melhores.

E como saber se está vendendo bem? O palestrante conta que é importante entender o cenário de “Orçamento X Vendas Fechadas”, além das ordens de produção que foram fechadas sem prejuízo financeiro. Outra dica de Pires é sobre a recorrência de vendas: “uma venda só acaba quando começa outra”, afirma, por isso, é importante fazer a manutenção do relacionamento com o cliente, “o cliente deve ter confiança no que você faz”, reforça.

Para a área de Recursos Humanos (RH), Pires reforça que é importante contratar por competências, mas se certificar de que o comportamento dos funcionários esteja alinhado com os objetivos e políticas da empresa. Para produção, o palestrante ressalta é importante investir em qualidade para diminuir erros e baixar custos, tendo sempre bom planejamento e controle de produção.

Por fim, para o pilar de Tecnologia, Pires explica que é necessário identificar os sistemas integrados que melhor atendem as necessidades sem atrapalhar às contas. “O excel só controla até certo momento”, finaliza.

Fórum FuturePrint conta com ampla programação

O Fórum FuturePrint ainda contou com a presença de Liu Di, representante da APPPEXPO, falando sobre “Empreendedorismo além dos limites: buscar novos motores de crescimento por meio da inovação tecnológica”; “Lucratividade na Impressão Digital – Como a gestão dos seus negócios impacta nos resultados finais?”, com Luciana Andrade, da Revista Grandes Formatos, e, Iara Luz, da IL Inteligência Artificial, Comercial e Comportamental; Rodrigo Cardoso, do Personalizando Ideias, palestrou sobre “Como produzir produtos lucrativos com a máquina de corte a laser?”; e, por fim, a palestra inspiradora de Judah Adonai, CEO da AFACOM, que apresentou “O plano de organização: os passos para organizar a empresa e voltar a crescer”.

Para conferir os próximos dias da agenda do Fórum FuturePrint, clique aqui!

Se você ainda não realizou seu credenciamento, é muito fácil! Clique aqui para fazer a inscrição gratuita!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar