Na manhã desta segunda-feira (14), o Distrito Anhembi reuniu expositores da Feira FuturePrint em um café da manhã repleto de novidades.
Promovido pela Informa Markets, realizadora da Feira FuturePrint, o encontro dos expositores apresentou o novo local do principal evento da América Latina para os setores de comunicação visual, impressão digital têxtil, serigrafia e sublimação: o Distrito Anhembi. Anteriormente chamado de “Anhembi”, o agora Distrito Anhembi passou por um processo de revitalização, que o transformou num complexo de entretenimento e convivência, mais amplo e versátil.
Liliane Bortoluci, Diretora de Eventos e Negócios da Informa Markets, abriu a programação explicando para os convidados sobre a importância do novo local. “O Distrito Anhembi é mais moderno e tem mais facilidades, assim como o slogan da nossa próxima edição – Inovando agora para conquistar o futuro”, comentou.
A Diretora também comemorou o 35º aniversário da Feira FuturePrint em 2025: “Estamos completando Bodas de Coral, que é colorido como a feira e construído ao longo dos anos, representa força, construção e longevidade, é o que estamos fazendo aqui”, finalizou.
Inovando agora para conquistar o futuro
Na sequência do evento, Yeda Monteiro, Gerente Comercial da Feira, apresentou aos expositores os principais destaques da última edição, além da importância da parceria com o time de Embaixadores Digitais e as atrações da FuturePrint que já estão em preparação para a edição de 2025.
“Ficamos muitos felizes com o engajamento, nós temos muitos visitantes que estão começando um negócio e que vêm até a Feira inicialmente para assistir às programações das atrações para aprender técnicas novas ou acompanhar dicas, conversam também com os embaixadores para trocar experiências, e, na edição seguinte, nos contam que vieram comprar máquinas e equipamentos para crescer mais e expandir o negócio, isso é muito gratificante para gente”, pontua Yeda.
Depois, foi a vez de Fernanda Oliveira, Gerente de Operações da Informa Markets, apresentar todas as informações técnicas e operacionais do Pavilhão de Eventos, que agora conta com estruturas mais modernas e está equipado para atender todas às necessidades dos expositores e visitantes, incluindo metrô próximo ao local, serviço de transfer, estacionamento com mais de 5.850 vagas, praça de alimentação com pontos fixos e diversas opções de restaurantes.
Sucesso absoluto entre os convidados
Os expositores que estiveram presentes no café da manhã foram unânimes em aprovar o novo espaço de realização da Feira FuturePrint. Confira a seguir alguns relatos dos expositores que participaram deste encontro e conversaram a FuturePrint Digital.
Matheus Oliveira, do time de marketing da AKAD, contou que a empresa participa da Feira desde a primeira edição e que estão ansiosos para aproveitar o espaço novo e fechar novos negócios. “Viemos acompanhar as novidades da Informa para ano que vem, para a FuturePrint, gostamos muito do espaço novo do Distrito Anhembi, está bem moderno”, comenta.
Tais Campacci, CX e Marketing da Plastireal, também afirmou ter gostado da iniciativa do encontro de expositores. “Foi um evento muito produtivo, ver o espaço do Distrito Anhembi pessoalmente desmistificou tudo que era antigamente, agora está muito moderno. Foi muito positivo, o café da manhã estava muito agradável”, explica.
“Eu estava muito curiosa sobre o novo lugar. Já realizei eventos no Anhembi há muito tempo e a mudança estava causando receio, mas o espaço foi reformado e está tudo novinho. A estrutura nova parece bem legal, a estrutura de alimentação, que tem pontos fixos, é um ponto bem relevante. As expectativas para a próxima edição são as melhores”, comenta Andréa Lucas, Gerente de Marketing da Agabê.
Favaro, Gerente Comercial da Serilon também disse estar alegre com a mudança do Pavilhão. “Tudo foi pensado de uma maneira a ser mais acolhedor, tanto para o expositor quanto para o público. Desde a questão do ar-condicionado até as praças de alimentação com estruturas fixas. Conseguimos ver aqui uma estrutura novinha esperando pela gente, temos expectativas muito positivas em relação a essa nova etapa da Future Print”.
Sustentabilidade: programa Better Stands também ganhou destaque na programação
Outro ponto de destaque durante as apresentações do café da manhã, foi o programa Better Stands, que promove a sustentabilidade através dos estandes dos expositores. Afinal, os estandes de eventos são um dos grandes fatores de contribuição para o desperdício de materiais, e, de acordo com estimativas do setor, 70% dos resíduos gerados não são reutilizados.
Herbert Kanashiro, Coordenador de Projetos de Sustentabilidade da Informa Markets, apresentou a iniciativa que tem como objetivo reduzir a pegada de carbono e o impacto ambiental em feiras. O programa Better Stands criou uma escala para elencar as empresas de forma a incentivar a implementação de uma cultura empresarial sustentável, visto que a Informa Markets entende que essa cultura é desenvolvida com o tempo e através de ações de melhoria contínua. Sendo assim, foram definidas três categorias que funcionam como níveis de adesão ao programa. São elas:
· Bronze: os componentes do estande, incluindo paredes, pisos e plataformas, mobília, equipamentos e iluminação, devem ser 100% reutilizáveis.
· Prata: além de incluir os elementos do nível bronze, os objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays de exibição também devem ser totalmente reutilizáveis.
· Ouro: além dos níveis anteriores, cobre os revestimentos de pisos e elementos gráficos, incluindo decorações e ornamentos, que devem ser reutilizáveis ou recicláveis.
Os expositores também tiveram a oportunidade de visualizar dois modelos de estandes, que foram montados para apresentar as possibilidades da Feira e exemplificar como aplicar sustentabilidade nesses espaços. Kanashiro levou os convidados para visitar os espaços e esclarecer as dúvidas sobre o projeto sustentável.
“Gostamos das exposições, do que a gente pode fazer com o estande e estamos bem ansiosos para o ano que vem. A AKAD inclui dentro de seus projetos a sustentabilidade, utilizamos estruturas que são renováveis há bastante tempo. Ano passado nós ganhamos o adesivo Better Stands, então estamos animados para pensar no estande do ano que vem também e tentar o adesivo de ouro”, complementa Matheus Oliveira.
Tais Campacci também dividiu que a Plastireal está projetando um selo ouro para a FuturePrint 2025. “Estamos começando a pensar no formato do estande, a expectativa é a gente chegar no ouro. No último ano ganhamos o bronze e agora vamos batalhar para chegar no ouro, isso é muito importante à marca”, comenta.
O time da Serilon conversou a FuturePrint Digital sobre as iniciativas de sustentabilidade da feira. “Gostamos de saber que tem essa pegada de sustentabilidade, eu fiquei impressionada com uma das ações do Projeto Estampa Reestampa, e, aqui conversando com o pessoal focado na sustentabilidade, desbravamos assuntos e conseguimos trocar o cases que trouxemos na última feira”, conta Neide, Gerente Comercial da Serilon.
Ela também explicou que a empresa tem grande foco na sustentabilidade e projetou um estande que será utilizado para os próximos 5 anos. “Eu achei bem interessante e todos os assuntos abordados, são assuntos que a gente vai conseguir se antecipar para o nosso estande e se preparar para a próxima feira”, finaliza.
Para quem já está ansioso para a próxima edição da FuturePrint, nosso encontro tem data marcada: 16 a 19 de julho de 2025, no Distrito Anhembi. Continue acompanhando a FuturePrint Digital e nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.