Durante a Future Print 2025, o palco do Sublimação em Ação trouxe uma palestra de inspiração para os empreendedores iniciantes no ramo, com nomes como Pedro Henrique Oliveira, fundador da Escola PhD, Cláudio Silva, da Camisetas Rápido e Luciara de Souza, Executiva Comercial com longa jornada no setor de impressão e sublimação, contando sobre suas trajetórias, além de compartilhar seus maiores acertos e erros.
Com mediação de Henri Kanj, da Têxtil Show, a programação seguiu com um bate papo agradável sobre a jornada do empreendedores.
Confira a seguir!
O início de tudo
PH explicou que começou a empreender quando ainda nem entendia muito bem o conceito, quando ainda era criança, vendendo os frutos da goiabeira que tinha perto de sua casa.
“Empreender nunca foi uma palavra que me chamou muita atenção até eu ver a Luiza Trajano”, contou PH, que hoje, além da Escola PhD de Impressão, tem outras 22 empresas em seu nome.
Cláudio contou sobre uma trajetória que teve um início conhecido para muitos: necessidade. Com dificuldade de se recolocar no mercado de trabalho, Cláudio criou, ao lado de sua esposa, a Camisetas Rápido no quarto de sua casa, com apenas uma máquina de impressão e uma prensa de sublimação à disposição.
“Hoje, a Camisetas Rápido já tem 13 anos e nem sei quantas máquinas temos no total, de tantas que são. Hoje eu sei que esse é o meu chamado”, destaca o empresário, com orgulho de seu caminho até aqui.
Não existe fórmula perfeita: erros e acertos no empreendedorismo
Mesmo nomes que hoje são de tanta autoridade na sublimação tem os seus começos humildes. Ninguém começa no topo. Luciara comentou que, ao longo de seus anos de estrada no mercado, já viu de perto muitos empreendedores e há algo que todos eles têm em comum: o fato de que cada um teve a sua própria forma de encontrar o sucesso.
“Não existe nenhum tipo de fórmula quando o assunto é empreender. Os ajustes de rota são constantes do início ao fim da jornada”, afirmou a Executiva.
Seguindo na mesma linha, Cláudio também concordou ao dizer que “não tem mesmo receita de bolo e não tenham pressa de crescer. Algumas coisas levam tempo para se conquistar”, complementou. “Se você corre demais, aumenta o risco de se fazer algo do qual você se arrependerá mais para frente.”
Quando questionados sobre alguns de seus maiores erros e arrependimentos em suas jornadas, PH foi sucinto ao resumir sua resposta na palavra foco. “Eu já abri tantos negócios. Ficava pensando muito em pagar os boletos do fim do mês e no que me trazia um ‘brilho no olho’ no momento. Me cansava rápido às vezes, e aí ia desistindo de um projeto e começava outro”, comentou o convidado. “Só comecei a crescer de fato quando eu passei a me focar em uma coisa só. Meu maior erro foi não ter percebido isso antes”.
Para Cláudio, mesmo que tenha aberto a empresa com sua esposa, por muito tempo acabou absorvendo muitas funções para si mesmo e sobrecarregando-se, o que muitos gestores fazem no início de suas trajetórias, quando ainda tem pouca experiência. Segundo o dono da Camisetas Rápido, assim que ele passou a compartilhar mais dos negócios com sua parceira, foi aí que a empresa começou a decolar.
“Às vezes você precisa da visão de outras pessoas pra fazer dar certo. Minha mulher veio do Jornalismo, então ela tinha um jeito de ver as coisas diferente do meu, já que sou totalmente do Comercial”, relata Cláudio. “Nós nos complementamos e por isso que a empresa ficou muito melhor quando passamos a trocar mais ideias. Não tenham receio de pedir ajuda aos seus sócios e parceiros”.
A potência dos micro e pequenos empreendedores na sublimação
Ao fim do painel, Luciara aproveitou para apresentar mais algumas dicas valiosas aos pequenos empreendedores presentes na programação. Estes, de acordo com ela, têm acesso a oportunidades atualmente no ramo que os grandes players do mercado não têm com tanta facilidade.
Devido a seu público mais nichado e proximidade maior com seus consumidores, empresas menores são muito mais rápidas em se adaptarem a novas demandas, como é o caso da personalização, por exemplo, algo cada vez mais requisitado pelos clientes.
“Se forem atentas aos seus clientes, as PMEs são àquelas que mais facilmente podem mudar para atender essas novas demandas. Com os grandes sobrecarregados e muito distantes dos consumidores finais, a vantagem dos empreendedores menores é um fator humano”, afirmou Luciara.
Com uma boa organização e processos bem integrados, qualquer negócio pode ir longe em sublimação. Para que isso funcione, é essencial que todos os fluxos da empresa estejam sempre bem mapeados, além de utilizar processos de automação e ajuda de IA, permitindo mais tempo para dedicar-se à estratégia.
Para a longa jornada do empreendedorismo, Luciara deixou uma mensagem final, com base nas falas de seus colegas: “Não se limitem. Aprendam com seus erros, pois, todas as suas ideias, mesmo que tenham falhado antes, são o que te trouxeram até aqui, onde você está agora”, concluiu a Executiva. “Não desistam.”
Tags