É possível fazer uma sublimação na airfryer? Durante a FuturePrint 2025, Ellen Cardoso, especialista em Sublimação 3D, explicou por que essa prática não é recomendada e pode ser até perigosa para a sua saúde e da sua família. 

No painel “Forno não é tudo igual” do palco Sublimação em Ação, a especialista mostrou como os fornos especializados e termocolantes são ideais para esse tipo de serviço – reiterando que fornos convencionais e airfryers não são boas opções. 

Especificações técnicas dos equipamentos 

De acordo com Ellen, os fornos 3D são caracterizados por especificações que, naturalmente, os diferenciam dos equipamentos convencionais, como fornos caseiros e airfryers. Dentre estas características, podem ser destacadas: 

  • Sistema de isolamento térmico: por meio de mantas especiais, temperaturas entre 195°C e 210°C são suportadas com segurança; 
  • Circulação uniforme de calor: ao contrário do que é observado nas resistências direcionais das prensas cilíndricas, o calor é distribuído de maneira homogênea; 
  • Filtração de vapores: um sistema foi desenvolvido para que a liberação de possíveis compostos tóxicos das tintas seja impedida efetivamente. 

“A distribuição uniforme do calor garante o brilho superior nas peças sublimadas em fornos 3D”, foi explicado por Ellen Cardoso. 

Compatibilidade com diferentes substratos 

Durante a apresentação, resultados em diferentes materiais foram demonstrados pela especialista, tais como: 

  • Vidros para sublimação: Acabamentos completos são obtidos quando este material é utilizado; 
  • Peças boleadas: Estas superfícies curvas, que necessitam de tecnologia específica, podem ser trabalhadas com excelência; 
  • Cristais e louças: Estes substratos, que exigem um controle de temperatura bastante preciso, são perfeitamente compatíveis também; 

No entanto, limitações foram identificadas para certos materiais, como tecidos, MDF e acrílico. Nesses tipos de peça, as prensas planas são mais recomendadas, por apresentarem um desempenho superior. 

Parâmetros de produção 

O forno 3D não é o aparelho perfeito para todo tipo de sublimação. Dados comparativos sobre o processo foram compartilhados, entre os quais: 

  • Azulejos: são necessários 15 minutos no forno 3D, enquanto apenas 5 minutos são exigidos na prensa plana; 
  • Acrílico: é preciso um tempo de 30 minutos no forno, o que faz com que este material seja considerado pouco prático para este método. 

O processo de sublimação explicado 

A especialista detalhou o comportamento da tinta sublimática durante o processo: 

“A tinta passa por três estados físicos: líquida na impressora, sólida ao tocar o papel e, finalmente, gasosa quando aquecida, momento em que o substrato é penetrado”. 

Através deste conhecimento, problemas como o “efeito fantasma” podem ser evitados, uma vez que este é causado quando a tinta é dispersada inadequadamente devido à falta de pressão. 

Materiais auxiliares 

Ellen também apresentou materiais complementares para quem quer elevar o nível ou oferecer outras opções de peças: 

  • Papel Hydro: Trata-se de um papel que pode ser molhado, o que, consequentemente, permite que superfícies curvas sejam moldadas e, além disso, possibilita a resublimação; 
  • Termocolantes: são utilizados para que a pressão necessária dentro do forno seja criada. 

“O forno 3D não substitui outros equipamentos, na verdade, ele complementa o conjunto, permitindo que você ofereça produtos diferenciados”, afirma a especialista. 

Mercado e aplicações 

Se você tem uma empresa e está procurando maneiras de ampliar seu catálogo de produtos, vale a pena considerar o investimento em equipamentos específicos para sublimação. Pense nisso: quando você consegue trabalhar com diferentes tipos de materiais, você automaticamente se destaca da concorrência! 

Neste mercado competitivo, sua empresa ganha uma vantagem quando pode oferecer opções que os outros não conseguem.  

Com o forno 3D, por exemplo, você consegue trabalhar com peças curvas, vidros especiais e outros materiais que seriam impossíveis com equipamentos convencionais.  

Ainda dá tempo de participar! 

Você ainda não se credenciou para a FuturePrint? Não perca tempo! O credenciamento continua aberto e você pode garantir sua presença neste evento que reúne o que há de mais inovador no setor de impressão.