Normalmente boa parte dos empreendedores falam que o financeiro é o coração do negócio, eu brinco dizendo que é o “intestino”, porque qualquer decisão que tome a frente do negócio vai refletir no financeiro. Quando falamos de colaboradores, funcionários, mão de obra, chame como preferir, o impacto é direto.
Sempre nos deparamos com a questão quando terceirizar, qualificar ou buscar fora do negócio profissionais, e pasmem não existe uma resposta pronta, o que existe é uma reflexão que vai permitir a você empreendedor tomar a melhor decisão para sua realidade.
Terceirizar
No ponto de vista financeiro tem um custo maior, porem esta modalidade é possível ser variável, ou seja, pode ser negociável e ter vezes não que não terei que pagar.
Mas cuidado com o que terceiriza, não recomendamos terceirizar atividade fim ou atividades que são essenciais do seu negócio (atividades que agregam valor ao cliente). Atividades meios, como suporte de TI, contador, advogado, limpeza e manutenção, entre outros, terceirize!
Qualificar o colaborador existente
No ponto de vista financeiro o custo é baixo, pois um profissional mal qualificado custa muito mais caro. Porém cabe uma reflexão, não adianta querer desenvolver pessoas que não querem ser desenvolvidas, ai o custo fica muito alto.
O correto seria que todo empreendedor deixasse um recurso reservado para qualificação da equipe, como dele empreendedor. Pois as coisas mudam muito rápido e a possibilidade da empresa se desenvolver é fomentar o aumento do conhecimento, neste caso pode ser considerado investimento se estiver pactuado uma entrega para a empresa por parte do colaborador qualificado.
Contratar profissionais qualificados
A tendência no ponto de vista financeiro é ter um retorno mais rápido sobre o investimento feito, tende a ser mais caro comparado com desenvolver o colaborador já existente, porém para que o retorno rápido aconteça o negócio e o empreendedor precisam estar pronto para receber um profissional mais qualificado, que normalmente vem com uma cabeça mais aberta disposto a mudanças e normalmente ele é podado pela falta de qualificação da equipe que já esta na empresa, isso alonga o retorno do investimento feito em tal profissional.
Em resumo, avalie muito bem em que atividade está destinando o esforço, foque nas atividades que agregam valor ao seu cliente e busque incentivar melhorias contínuas no negócio.
Quer saber como reajustar seus preços sem assustar os clientes?
Confira todos os passos no material grátis e exclusivo que produzimos para você clicando abaixo em “Baixar”!