Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Terceirizar a mão de obra, qualificar a existente ou contratar qualificada?

Terceirizar a mão de obra, qualificar a existente ou contratar qualificada.png
Sempre nos deparamos com a questão quando terceirizar, qualificar ou buscar fora do negócio profissionais, e pasmem não existe uma resposta pronta, o que existe é uma reflexão que vai permitir a você empreendedor tomar a melhor decisão para sua realidade.

Normalmente  boa parte dos empreendedores falam que o financeiro é  o coração do negócio, eu brinco dizendo que é o "intestino", porque qualquer decisão que tome a frente do negócio vai refletir no financeiro.  Quando falamos de colaboradores, funcionários, mão de obra, chame como preferir, o impacto é direto.

Sempre nos deparamos com a questão quando terceirizar, qualificar ou buscar fora do negócio profissionais, e pasmem não existe uma resposta pronta, o que existe é uma reflexão que vai permitir a você empreendedor tomar a melhor decisão para sua realidade.

Terceirizar

No ponto de vista financeiro tem um custo maior, porem esta modalidade é possível ser variável, ou seja, pode ser negociável e ter vezes não que não terei que pagar.

Mas cuidado com o que terceiriza, não recomendamos terceirizar atividade fim ou atividades que são essenciais do seu negócio (atividades que agregam valor ao cliente). Atividades meios, como suporte de TI, contador, advogado, limpeza e manutenção, entre outros, terceirize!

Qualificar o colaborador existente

No ponto de vista financeiro o custo é baixo, pois um profissional mal qualificado custa muito mais caro. Porém cabe uma reflexão, não adianta querer desenvolver pessoas que não querem ser desenvolvidas, ai o custo fica muito alto.

O correto seria que todo empreendedor deixasse um recurso reservado para qualificação da equipe, como dele empreendedor. Pois as coisas mudam muito rápido e a possibilidade da empresa se desenvolver é fomentar o aumento do conhecimento, neste caso pode ser considerado investimento se estiver pactuado uma entrega para a empresa por parte do colaborador qualificado.

Contratar profissionais qualificados

A tendência no ponto de vista financeiro é ter um retorno mais rápido sobre o investimento feito, tende a ser mais caro comparado com desenvolver o colaborador já existente, porém para que o retorno rápido aconteça o negócio e o empreendedor precisam estar pronto para receber um profissional mais qualificado, que normalmente vem com uma cabeça mais aberta disposto a mudanças e normalmente ele é podado pela falta de qualificação da equipe que já esta na empresa, isso alonga o retorno do investimento feito em tal profissional.

Em resumo, avalie muito bem em que atividade está destinando o esforço, foque nas atividades que agregam valor ao seu cliente e busque incentivar melhorias contínuas no negócio.

Quer saber como reajustar seus preços sem assustar os clientes?
Confira todos os passos no material grátis e exclusivo que produzimos para você clicando abaixo em "Baixar"!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar