Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

As seis fases de uma estampa com foil para ter sucesso

Article-As seis fases de uma estampa com foil para ter sucesso

shutterstock_1031114647.jpg
Confira a nova coluna de Márcio Strama para a FuturePrint, e, descubra todas as fases para iniciar os trabalhos de estampa com foil!

Sempre digo que uma estampa especial com foil necessita seguir um ciclo, e esse ciclo determinará o quanto você irá vender no futuro. Assim também é com a sua empresa, e podemos traçar um paralelo entre as fases da adoção de uma estampa com foil e as fases da trajetória de uma estamparia de sucesso.

Embora não haja uma precisão de quanto tempo irá durar cada fase, pois tudo dependerá de vários fatores e das estratégias que você adotar, ao administrar o seu negócio seguindo essas fases de uma estampa com foil, você verá bons resultados.

Precisamos, antes de tudo, entender que não basta aprender o processo da estampa com foil, começar a estampar e sair vendendo. Você deve direcionar todos os seus esforços para ganhar habilidades e então começar a ganhar clientes, e faça o mesmo em sua empresa. Sabendo disso, vamos às fases:

  • Fase 01 – Preparação da empresa. É preciso primeiramente analisar em qual situação você se encontra em sua empresa. Quão comprometido você está em fazer as coisas da forma correta? Quais equipamentos você possui e quais precisa adquirir? Verifique o que precisará mudar e faça o que precisa ser feito.
  • Fase 02 – O produto. Você já tem as ferramentas certas para iniciar e já pode produzir, mas precisa se aperfeiçoar no processo. Costumo dizer que é a fase de ARTES EASY, fáceis de fazer: utilize um único tipo de tecido, artes com uma só cor, texturadas e com traços finos, para assim poder praticar sua impressão e aplicações. Assim você conseguirá identificar falhas nos processos, observando todos os pormenores que formam cada etapa até atingir o resultado desejado, que é o sucesso e a satisfação do cliente, sem abrir mão da qualidade!
  • Fase 03 – Vendendo. Experimente começar a vender seus produtos a clientes friends, ou seja, pessoas que são mais próximas a você, pois elas te ajudarão a corrigir algo caso ainda haja problemas.
  • Fase 04 – Aperfeiçoando o produto. No momento em que os clientes já estão apreciando o seu novo serviço ou produto, é possível avançar e trazer maior complexidade. Na estampa com foil, chamo isso de utilizar ARTES MEDIUM, um pouco mais detalhadas, com mais de uma cor e estampas variadas. Aqui, você já tem habilidade nos processos e poderá facilmente lidar com qualquer tipo de problema que possa surgir na produção de um produto mais complexo.
  • Fase 05 – Hard! Aqui é o momento de arriscar mais. Traga produtos mais complexos ainda, como artes mais chapadas, cromias, micro detalhes, outros tipos de foil, com micragens diferentes, holográficos e especiais. Costumo dizer que esse é o ciclo de estampas com artes mais difíceis, as ARTES HARD. São produtos com alto valor agregado.
  • Fase 06 – Consolidação. Um produto de qualidade te dá vantagem sobre a concorrência, mas com um produto de alto valor agregado, você voa! Você precisa então criar um padrão nos processos de produção e nos processos de vendas te dá produtividade para se manter no mercado e continuar vendendo. Fortaleça sua marca, pois como costumo sempre dizer, "o seu negócio só acontece quando você é vendido". Afinal de contas produtividade é um diferencial incrível para você alavancar.

Sigo nesse mercado com estampas com foil diariamente há exatamente 12 anos, e sempre digo e posso provar que a grande maioria dos empreendedores de serigrafia não tem sucesso porque pulam etapas do ciclo, seja ao trazer a estampa com foil para seu catálogo ou na administração do negócio em si. O mercado está sempre solicitando novidades. Faça algo diferente, e o diferente não está apenas no processo, mas em sua essência.

A estampa com foil tem poder e você pode sim faturar muito mais com esse processo, basta seguir esse ciclo.

Márcio Strama, também conhecido como Doutor Estampa, é especialista em estampas especiais em foil e em relevo. O empresário tem 32 anos no mercado e viaja pelo país com treinamentos e workshops no ramo de camisetas estampadas. Instagram: @doutorestampacursos. Youtube: Doutor Estampa.

Os colunistas do FuturePrint Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar