Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Saiba qual é o principal motivo pelo qual as empresas estão quebrando na Pandemia

Saiba qual é o principal motivo pelo qual as empresas estão quebrando na Pandemia.jpg
A maioria da população mundial está sofrendo os impactos da Pandemia e a melhor ferramenta para resolver esses efeitos colaterais é o conhecimento especializado.

A maioria das empresas nacionais nasceram da força de vontade e determinação de um brasileiro sonhador que, mesmo sem conhecimento especializado e técnica obteve sucesso como empresário. É muito comum essa história e com certeza você é uma dessas pessoas ou conhece alguém que seja.

Por sua vez, essa realidade movida pela força de vontade e suor esconde uma fragilidade que pode ser destrutiva em momentos de grandes mudanças, como esse que estamos vivendo por conta da Pandemia.

Essa fragilidade se chama empirismo, que é quando aprendemos a partir das nossas próprias experiências de vida se abstendo da técnica. O que não é de todo ruim e o brasileiro sabe fazer isso muito bem, porém fica muito difícil sustentar uma fundação sólida em meio a mudanças sem o conhecimento especializado.

Por exemplo, existe uma grande diferença entre uma casa que foi construída por um pedreiro e outra que foi construída por um arquiteto, engenheiro e um pedreiro. Muitas vezes o pedreiro tem o conhecimento de causa a partir da sua experiência no dia a dia, o que permite ele ter bom desempenho em pequenos trabalhos e reformas, mas quando há uma exigência de conhecimento especializado as chances de o serviço ser insuficiente são grandes.

Da mesma forma vale para os empresários e suas empresas. Enquanto tudo está bem e a economia aquecida, fica mais fácil administrar uma empresa de forma empírica, no entanto quando acontece o que está acontecendo agora fica muito difícil sustentar o bom desempenho.

Esse impacto é evidenciado pelo aumento do retrabalho, do desperdício e erros na produção. Tudo isso abaixa a qualidade do atendimento, do produto e da entrega, consequentemente afeta o faturamento gerando até mesmo o temido prejuízo. Infelizmente a empresa que não consegue sair desse redemoinho de problemas fatalmente irá quebrar.

A maioria da população mundial está sofrendo os impactos da Pandemia e a melhor ferramenta para resolver esses efeitos colaterais é o conhecimento especializado.

Mas não é qualquer conhecimento especializado, é preciso ser útil para você e resolver os problemas que você está enfrentando. Portanto, se pergunte “quais são os principais problemas na minha vida ou na minha empresa, atualmente? Como eu faço para resolve-los?” Seja humilde e honesto em suas respostas, pois você e sua empresa dependem disso.

De acordo com as respostas, haverá dois caminhos a seguir; ou você aprende como resolver ou você contrata alguém para resolver. A escolha do caminho vai depender da sua urgência, o capital necessário para contratar terceiros e as pessoas certas para cada problema.

Aproveite para conversar um pouco com seus amigos, colegas e parceiros de mercado. Pergunte para eles quais são os problemas que eles estão enfrentando e como estão fazendo para superá-los. Possivelmente, as respostas serão úteis para você também.

Depois de feito todo esse “dever de casa” descobrindo quais são as suas objeções, problemas e dores fica tudo mais fácil, não concorda? Pois daqui para frente você terá clareza para o buscar conhecimento especializado ou alguém que possua o know-how para contribuir com você e seu negócio.

Portanto nunca se esqueça, um empresário de sucesso sempre combina seu conhecimento empírico com o conhecimento especializado. Para isso é preciso ser humilde e reconhecer que os estudos não terminam quando a escola acaba, pelo contrário ele deve seguir firme e forte em sua vida!

 

 

 

 

 

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar