Quanto mais uma empresa de Comunicação Visual vende, fatura, investe, atende clientes e cresce, mais surge a necessidade de contratar pessoas. Não dá para deixar de ser o “empresário faz tudo” sem a contratação, ela é um processo essencial para crescer sua empresa sem dores de cabeça.
É comum que o empresário que está começando agora no nosso segmento não saiba exatamente quem contratar, até porque são tantos cargos diferentes que podem causar confusão na hora de ir buscar o primeiro funcionário da sua empresa.
Nessa coluna vou te apresentar o que eu considero ser a primeira contratação de uma empresa de Comunicação Visual.
A contratação é uma verdadeira “pedra no sapato” do empresário de Comunicação Visual.
E quando falamos da primeira contratação, essa pedra é ainda maior e mais pontuda.
Antes de contratar, primeiro você precisa ter a clareza dos três setores que existem na sua empresa: comercial, administrativo e produção.
Quando você está sozinho na empresa, você é o “faz tudo” nesses três setores. Você é a pessoa que atende o cliente, monta o orçamento, negocia a matéria-prima com o fornecedor, emite Nota Fiscal, imprime o material ou cota com o terceirizado, vai instalar o material no cliente, paga os boletos da empresa e começa o ciclo novamente.
Então, a primeira informação importante é entender o que dá para fazer fora da empresa e o que precisa ser feito internamente.
A verdade é que eu, como consultor, sempre vou indicar você terceirizar o máximo que puder da produção, até realmente chegar o momento de trazer a produção para dentro da sua empresa.
Indo direto ao ponto: a primeira contratação que eu indico você fazer é a de um arte-finalista que possa também te ajudar nos designs (lá na frente eles vão ser pessoas diferentes, mas por enquanto ainda é a mesma pessoa responsável por essas duas tarefas).
Isso porque você pode terceirizar toda a produção e focar apenas em vender. Enquanto você estiver fazendo a arte-final você não está vendendo e o que vai crescer sua empresa são as vendas.
Então, já que vai contratar seu primeiro funcionário, busque um arte-finalista.
A próxima contratação seria um auxiliar financeiro. Repare bem: um auxiliar! Não é uma pessoa que vai fazer a gestão financeira, é alguém para te ajudar nas coisinhas básicas do dia a dia que precisam ser feitas e que não precisam ser feitas por você.
Coisas como a conciliação bancária, pagamento de boletos, emissão de Notas Fiscais e a cobrança de clientes inadimplentes.
Conforme a empresa vai crescendo, chega a hora de contratar pessoas para te ajudar na Produção de fato: impressão, acabamento, instalação… A impressão por exemplo é fácil de contratar alguém sem experiência e treinar, o que vai te ajudar a contornar a falta de mão de obra.
Isso porque são tarefas processualizáveis. A forma de subir o arquivo, os botões para apertar
E um conselho importante: não pense em contratar um vendedor logo de cara, porque essa pessoa tem que ser você, dono ou dona da empresa.
O vendedor é o único cargo operacional (mão na massa) que faz a empresa crescer, não só funcionar e a pessoa mais qualificada para vender sempre vai ser você.
Não caia na armadilha de achar que o que vai aumentar suas vendas logo de cara é contratar um vendedor.
Você pode terceirizar a produção, terceirizar o financeiro, terceirizar a instalação, terceirizar o layout… só que a venda não dá para terceirizar!
E a contratação não pode ser empírica.
Existe um momento certo para contratar seu primeiro funcionário e quem vai te dizer isso é a sua própria empresa, os números que você gera todos os dias.
Até porque, a contratação é um compromisso com uma família e aumenta o custo fixo da sua empresa.
Só que é a contratação quem vai te liberar do operacional e permitir que você faça sua empresa crescer de verdade.
Por via de regra, sua primeira contratação é o arte-finalista. Vão ter algumas exceções, mas esse é o caminho que te indico.
Incansável, espero que tenha ficado mais claro para você essa rota de contratações na Comunicação Visual.
Se eu soubesse disso quando estava começando, com certeza teria me ajudado muito a não errar nas contratações e a economizar um bom dinheiro.
Judah Adonai é empresário, treinador e consultor especialista em empresas de Comunicação Visual e Gráficas. Fundador da AFACOM, empresa especializada em treinamentos para Comunicação Visual, atualmente conta com mais de 3.000 alunos em 5 países, sendo o maior especialista em gestão de empresas no segmento. Desenvolveu um modelo de operação de empresas de CV, para ajudar empresários do ramo a deixarem de ser o “Faz Tudo”, assim podendo ter mais tempo com suas famílias.
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