O Ponto de Equilibro é a sua meta mínima de vendas, dentro de um cenário projetado de estrutura de custos, ou seja, se você faturar menos do que o Ponto de Equilíbrio terá prejuízo, acima dele o percentual da margem de contribuição se tornara lucro.
Mas Chiconato, por que isso é importante?
Pois como você vai dar metas para sua equipe, para seu negócio se não sabe a sua meta mínima de vendas???
Como calcular o Ponto de Equilíbrio?
A conta do ponto de Equilíbrio é bem simples: Custo e Despesas Fixas .
% Margem de Contribuição
Obs: % da Margem de Contribuição é resultado de você pegar todo o Faturamento, subtrair os seus Custos e Despesas Variáveis, o resultado você divide pelo Faturamento e multiplica por cem.
% da Margem de Contribuição = ((Faturamento – Custos e Despesas Variáveis) / Faturamento) x 100
Agora lhe pergunto por que não calcular o seu Ponto de Equilíbrio???
Se ele ficar fora da sua realidade, ótimo descobrimos que o negócio que possui não é viável no formato e estrutura que está, sinal que precisa mudar e melhorar o que faz.
Se ele ficar dentro da sua realidade, excelente temos uma oportunidade de tentar melhorar o seu negócio, ganhar eficiência, maximizar o lucro e crescer.
Dica do Coração: independentemente do resultado ser acima ou abaixo faz o calculo do seu ponto de equilíbrio, e tome uma ação (decisão) com base no seu resultado, e repita este calculo de tempos em tempos para saber como estão indo as coisas do seu negócio!