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O lucro da sua confecção está no seu PCP

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Não importa se sua confecção tem duas, cinco, dez, cinquenta ou cem... Se você é pequeno, começar planejado é que te fará crescer! Se você já é grande, estar bem planejado fará sobrar lucro para você.

Primeiramente, vamos entender o conceito de PCP (planejamento e controle de produção), possibilita uma visão global sob a sua confecção. É uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão e serve para planejar desde o processo de transformação de matérias-primas até o produto acabado.

Não importa se sua confecção tem duas, cinco, dez, cinquenta ou cem ...

Se você é pequeno, começar planejado é que te fará crescer!

Se você já é grande, estar bem planejado fará sobrar lucro para você.

Está chegando final de ano, andando pelo Brás e falando com empresários do ramo, o que mais ouço é; se tivesse mais produtos, estaria estourando de vender. Mas todo ano é igual.

É comum as confecções travarem sua produção na época de baixa. Só lembramos da produção nos momentos em que o mercado dá aquela aquecida, queremos colocar a produção a todo vapor. Sem planejamento algum. Com isso, muitas vezes, quando a peça fica acabada para venda, o momento já passou.

Produção não é pastel, leva tempo.

O planejamento de dará a vantagem de produzir na baixa, para vender na alta. É desta forma, que acontecerá a mágica, dá aquela mega esfriada e todas as lojas só possuem roupas de verão, aquele único confeccionista que se planejou, estudou a previsão (assim como se faz quando se planeja uma viajem), etc, consegue ter o produto certo e colocar o preço que ele desejar. Vai vender absolutamente tudo, só ele tem.

O grande diferencial, a grande sacada é exatamente essa; ter o produto certo, na hora certa. Este produto precisa estar acabado e nos pontos de venda.

Quando eu estipulo minha meta de faturamento, ela esta diretamente ligada ao meu PCP, ao meu produto finalizado. Para traçar minha meta de faturamento, preciso saber quando terei o produto para entregar, quando o produto estará nos pontos de vendas, qual a minha capacidade produtiva real, tudo precisa estar alinhado e planejado.

Não espere ser grande para implementar um planejamento dentro da sua confecção. Planejamento é um conceito, é extremamente difícil crescer sem ele, crescer em meio ao caos, fazer tudo no susto.

Imagine a seguinte situação; O Timão, perdendo todos os jogos e o Técnico os esperando começarem a ganhar para dar início aos treinos. Vai ganhar algum dia, sem treino? Impossível.

Assim também será na sua confecção.

Eu afirmo por A mais B que todos sabem fazer um planejamento.

Vou dar aqui dois exemplos de fácil entendimento.

O primeiro, casamento – é um exemplo fantástico. Você decidiu se casar, escolheu uma data, um local, fez uma lista de convidados, verificou o quanto poderia gastar, início uma sequência de orçamentos, resolveu contratar alguém para cuidar de tudo para você (Gerente de produção ou gerente de PCP), contratou um cerimonialista, etc.

Chegou o grande dia, existe todo um roteiro a ser seguido, noivo entra, fica no altar, começa a música, entra a daminha jogando flores, tudo muito bem organizado e estruturado.

Ah, mas você não é casado e por isso não sabe organizar um casamento? Já viajou? Da mais simples a mais complexa viagem, escolho a data, o local, quantos dias, passagens de ida e volta, roteiro, olha a previsão do tempo, o que levar, aonde ficar, quanto vou gastar ect.

Então você é capaz sim!

Para seus assuntos pessoais está totalmente apto a desenvolver e seguir um planejamento, vai me dizer que na sua confecção não?

A primeira coisa que você precisa para startar esse processo de planejamento, é escolher alguém para cuidar do seu PCP, seu gerente de produção ou gerente de PCP.

Entenda, voltando ao exemplo da festa de casamento, essa pessoa é responsável pela organização inteira do casamento, é muito importante.

Eu sempre aconselho, que se escolha alguém de dentro da sua empresa. Não importa se é formado. O perfil que importa é, tenha facilidade com informática, Excel e planilhas, bom em matemática, pois irá lhe dar com números o dia inteiro.

É com essa pessoa, que você sentará com antecedência para traçar seu planejamento, o que será cortado nos próximos meses, as quantidades de cada peça, os tecidos escolhidos, os pedidos de fornecedores, pedidos de tecidos, datas de entrega, casar a entrega com as datas do corte, as oficinas que serão distribuídas, etc.

A segunda coisa, é ter consciência de dois fatos, você tem duas empresas, a fábrica e o comercial e que seu maior cliente é seu departamento de vendas. Ele é o principal cliente da sua confecção. Seu time comercial.

Vamos a mais um exemplo, acredito que mesmo que não trabalhe, conhece o processo de confecções que trabalham com magazines. Pois bem, é um processo burocrático, cheio de regras, multas por atraso, cancelamento por atraso, ect.

Comece a tratar seu maior cliente, como as confecções precisam tratar os magazines. Respeite prazos, qualidade, ouça o cliente, deixe o cliente participar do processo de produção.

A terceira coisa é saber que planejamento é feito para ser seguido. Não fique furando fila, não atrapalhe o trabalho do seu PCP, parando-o para colocar corte na frente, para comprar aviamentos da semana que vem, etc... siga o planejamento. Isso vai virar rotina de trabalho dentro da sua empresa, e desta forma conseguirão adiantar um a dois meses de produção. Estar à frente dos outros, para finalmente terem o produto certo na hora certa.

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