Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Janeiro o mês chave do Planejamento Financeiro

Janeiro o mês chave do Planejamento Financeiro.png
É, o novo ano começou e de cara temos um dos meses mais importantes para o Planejamento Financeiro, janeiro!

Tem até aquelas piadinhas financeira, “se sobreviver a janeiro, passa o ano todo!”

Mas por que janeiro tem esta importância toda no planejamento financeiro?

Primeiro por ser o único mês do ano que você pode escolher ou mudar o seu regime tributário, você tem até dia 31/01 para definir se fica no Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Esta decisão vai ter a duração de 12 meses, podendo ser alterada apenas no próximo janeiro. Se a escolha não for a melhor, vai amargar 12 meses de resultados desta decisão, então atenção, na duvida procure um bom contador.

Segundo é o mês onde normalmente você tem uma carga tributária maior referente as vendas de dezembro, acrescido de ser um mês tecnicamente de poucas vendas e ainda com risco de inadimplência dos seus clientes que compraram em dezembro do ano anterior.

Para fechar tem um outro detalhe, é o mês normalmente de dissídio, de IPTU, IPVA, Seguro Obrigatório, contas que acabam descapitalizando a empresa.

O planejamento financeiro é fundamental para conseguir organizar e não se desesperar com o inicio do ano, caso não tenha feito o seu planejamento financeiro, ao menos projete o seu fluxo de caixa para os próximos 3 a 5 meses, para ter uma ideia de como vão ficar suas contas, dentro de suas projeções. Isso permite que você ganhe tempo e consiga pensar em soluções para mudar os cenários caso ele não seja como gostaria.

ATENÇÃO!!!

O planejamento financeiro deriva do planejamento estratégico, caso não o tenha garanto que seu negócio estará perdido, ou seja, está à deriva, esperando ver para onde o mercado o leva.

Para saber um pouco mais, pode me seguir no Instagram @chiconatof

 

 

Register to download this resource

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar