Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fim de ano: o momento de recomeçar

Article-Fim de ano: o momento de recomeçar

Fim de ano - o momento de recomeçar.jpg
Na nova coluna do Doutor Estampa, confira as dicas e seu recado especial para o final de ano.

Dezembro chegou, e o fim de um ano é, antes de tudo, um momento de reflexão e avaliação para os empreendedores. É hora de olhar para trás e ver o que deu certo, o que deu errado e o que pode ser melhorado. É também hora de planejar o próximo ano, definindo metas e estratégias para o futuro.

Certamente você terá tido um ano cheio de coisas. Algumas boas, outras nem tanto, mas com certeza terá vivido muitas experiências, porque essa é a vida de quem precisa organizar seu próprio negócio.

É chegado o momento então, que você se faça algumas perguntas sobre seu negócio: Qual foi a estampa, ou produto, que mais atraiu clientes? Qual foi o nicho de clientes que mais te trouxe resultados financeiros? Qual foi o nicho que mais te deu dores de cabeça?

Responder a essas perguntas é um passo fundamental para que, nos novos horizontes que venha buscar no ano próximo, você possa, de forma planejada e de pés no chão, saber onde deve avançar e onde deve recuar, se for o caso.

Essas respostas te darão os dados sobre seu negócio, e estes dados são como os botões e controles do painel de um avião, que é, afinal, você quem pilota. Se compreender esses dados suas chances de superar tempestades e ventos fortes aumentarão, se não, dificilmente conseguirá ao menos taxiar na pista, iniciar o voo.

Lembre-se, no entanto, que você é humano, o que implica dizer que há limitações. Por isso é preciso que sua energia se torne focal, ou seja, é preciso focar suas forças naqueles pontos do seu negócio que te deem maior retorno e que te causem menores danos.

Mas não se engane, essas decisões precisam ser minimamente técnicas. Não falo necessariamente de planilhas e relatórios, mas com certeza sobre o conhecimento, nos mínimos detalhes de como seu negócio se comportou durante o ano que termina. Só assim você terá dados confiáveis sobre os caminhos a adotar nessa nova jornada que se inicia.

É muito comum, na correria do dia-a-dia de nossa profissão, que organizemos nossa mente apenas para produzir, produzir e produzir. O que é bom, é claro, nada se constrói sem esforço, sem dor e sem suor, mas disso você já sabe, não preciso dizer.

Mas o esforço precisa também fazer sentido, senão nunca obtemos resultados tangíveis ou significativos, e trabalharemos só por trabalhar. Neste mês de encerramento, minha sugestão é que você tire um tempo para conseguir responder a essas perguntas e que planeje o ano que vem, levando em consideração tudo o que obtiver com estes dados.

Avalie o tipo de cliente que te valoriza, a você a seu produto e foque nele. Não se prenda a um produto cuja saída seja difícil ou que os clientes não valorizem tanto. Dados e controles são a chave para o futuro do seu negócio.

Se já não faz esse controle, comece agora, sem medo, pois eu te garanto que se o fizer, seu 2024 será verdadeiramente próspero e seguramente mais leve.

Dou um abraço em todos, e faço meus mais sinceros votos para que o ano que vem vindo, seja ainda melhor do que o que passou. E se 2023 não tiver sido tão bom, então se organize, foque no que tiver de melhor, e 2024 será brilhante.

Feliz ano novo, para você e para sua empresa!

Os colunistas do FuturePrint Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar