Como não existe escola para empresário, muitos de nós, vamos simplesmente fazendo o nosso melhor e como damos conta para erguer a nossa empresa. Porém, é nesse momento de estruturação e crescimento que muitas vezes uma empresa quebra no processo ou pior, incha até não poder mais e então explode acabando com tudo.

Isso acontece porque nem sempre o nosso melhor e o que damos conta é o suficiente para fazer aquilo que nos propomos. Às vezes o resultado está aquém da nossa capacidade e nesses momentos, para ter sucesso, devemos buscar orientação com pessoas que possuem o que estamos precisando.

Em teoria isso é muito bonito e fácil, mas por conta da pressão que recebemos de todos os lados da vida e das responsabilidades que assumimos à medida que nos tornamos adultos, muitas vezes, não paramos para:

– Refletir sobre a nossa realidade.

– Projetar a nossa vida.

– Buscar ajuda para sermos melhores.

Esse costuma ser o caminho seguido por muitos empreendedores, isso vale para mim e provavelmente para você também que está lendo esse artigo. Normalmente, a reflexão só acontece depois do primeiro grande tombo ou em alguns casos, depois de alguns tombos como é o meu caso.

Felizmente há muitos anos, comecei a refletir, projetar e buscar ajuda. Com o tempo passei a manter a constância do êxito e da evolução em minha vida. Ao longo desse processo, aprendi que para ter sucesso em algo ou alguma coisa é necessário antes se especializar naquilo que se propõem.

Aplicando essa sabedoria no mundo dos negócios, em especial no pilar comercial, aprendi que a especialização é pré-requisito de uma empresa sólida.

Normalmente a função de vendas é feita por uma pessoa só, assumindo a responsabilidade de gerar a prospecção, pré-venda, venda, pós-venda, sucesso do cliente e suporte ao cliente. No início, quando o empreendimento é pequeno isso pode até funcionar…, mas à medida que o negócio cresce, isso se torna um dos problemas principais.

Estudando muito, eu aprendi que uma equipe de vendas especializada deve ter pelo menos 2 funcionários e preferencialmente 4 funcionários. Dessa forma é possível monitorar resultados e dividir as funções, gerando a especialização e o aumento do resultado.

Como sugestão, segue a formatação de especialização comumente usada nas empresas bem-sucedidas:

2 funcionários –

1º: prospecção, pré-venda, sucesso do cliente. Se tornando responsável pelo mapeamento e acompanhamento do mercado.

2º venda, pós-venda, suporte ao cliente. Se tornando responsável pela transação e satisfação do cliente.

4 funcionários –

1º: prospecção. Se tornando responsável pelo mapeamento.

2º: pré-venda, venda. Se tornando responsável pela venda.

3º pós-venda, suporte do cliente. Se tornando responsável pela satisfação do cliente.

4º sucesso do cliente. Se tornando responsável pelo acompanhamento do mercado.

Destas duas formas, a sua empresa terá a capacidade de atender de forma especializada e prestando um serviço de maior qualidade.

Se você ainda não especializou a sua equipe de vendas, eu te desafio a tentar essa técnica e melhorar seus resultados. Vá em frente, reflita, projete e busque ajuda para evoluir a sua empresa.

Havendo dúvidas, fique à vontade para entrar em contato. Estarei à disposição para contribuir com o seu projeto.