By DIA COMUNICAÇÃO
O ano de 2020 já está marcado na história como um período que abalou a dinâmica da economia global e dos ambientes de negócios.
Sem muito espaço para crescer, esse é um momento em que as marcas precisam se voltar a si próprias e reavaliarem suas estratégias de posicionamento no mercado.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas de Branding para fortalecer, aumentar a competitividade e sustentar uma marca em tempos de alta instabilidade econômica e social.
Porque o posicionamento da marca importa
Antes das dicas, vamos compreender o que pensam os consumidores neste cenário de crise. Vale um spoiler: mais do que nunca, agora os consumidores querem saber o que as marcas fazem pela sociedade.
Veja o que diz o relatório “Confiança na Marca 2020”, recorte da pesquisa anual Trust Barometer da agência Edelman, realizada entre 27 de maio e 5 de junho, com 22 mil entrevistados em 11 países, incluindo o Brasil:
- 93% disseram que esperam que as marcas protejam o bem-estar e a segurança financeira de seus colaboradores e fornecedores.
- 43% acreditam que as marcas terão um grande impacto na velocidade da recuperação econômica.
- 48% acreditam que atualmente as marcas estão mais envolvidas nas principais questões sociais.
- 61% dos consumidores respeitam e valorizam quando as marcas comunicam ações solidárias que estão tomando durante a pandemia.
Entre os brasileiros consultados, especificamente, os resultados da pesquisa foram:
- 69% ainda consideram o preço na hora de comprar uma nova marca.
- 58% disseram considerar a reputação da marca na tomada de decisão de compra.
- 52% disseram que começaram a usar produtos de uma marca por conta da inovação ou de ações solidárias da empresa diante da pandemia (índice maior do que a média global, de 44%)
- 41% disseram ter convencido outras pessoas a parar de usar uma determinada marca por conta de sua resposta ao momento.
- 37% disseram analisar como a marca reagiu frente à pandemia antes de comprar.
Como a pesquisa demonstrou, no Brasil preço ainda é fator decisivo para maioria dos consumidores, mas é crescente a importância que vem sendo dada ao posicionamento da marca no mercado perante os seus stakeholders.
A saída para fortalecer uma marca neste cenário é o investimento em Brand Management, o famoso Branding.
Branding: os valores intangíveis de uma marca
De acordo com o autor do livro “Marcas – Brand Equity”, David A. Aaker, Branding é o conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, seu nome e seu símbolo, que se somam ou subtraem do valor proporcionado por um produto ou serviço para uma empresa e/ou para os consumidores dela.
Em linhas gerais, o principal objetivo do Branding é comunicar ao consumidor quais são os atributos de uma marca que geram diferenciação de valor entre ela e a concorrência.
Marcas bem geridas usam o Marketing para construir reputação, confiança e credibilidade e valores intangíveis, portanto ganham desataque no mercado e ganham a preferência do público.
Veja a seguir 3 dicas de como trabalhar o Branding de uma marca em meio a esse cenário de mudanças no mercado.
1-Pense: e se sua marca fosse uma pessoa?
Para se trabalhar o Branding, inicialmente é preciso enxergar a marca como se ela fosse uma pessoa com uma identidade própria e norteada por um conjunto de valores e crenças.
Como seria sua personalidade? O que ela pensaria e como se comunicaria?
Exercitar a da personalização de uma marca é o ponto de partida para o segundo passo: a construção uma posposta de valor.
2-Construa uma proposta de valor.
De bate e pronto, vamos à pergunta fatídica: o que sua marca pretende, além de vender e gerar lucro?
Oferecer bem-estar aos seus consumidores? Inspirar pessoas? Reduzir impactos ambientais? Colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária? Promover saúde ou segurança para seus clientes?
Dos propósitos mais modestos aos mais nobres, certamente há pelo menos que combina com a essência da sua marca.
O importante é ter muito claro qual ou quais são esses propósitos para que a comunicação da proposta de valor à sociedade seja verossímil e transparente.
3-Comunique o propósito de sua marca.
Sabendo exatamente quem sua marca é e o que ela pretende (além de gerar lucro), você terá uma base sólida para trabalhar estratégias de Comunicação e Marketing para aumentar sua reputação perante o público em momentos difíceis, como o atual.
Em situações atípicas e de grande impacto social, como a crise do Covid-19, é importante que a marca adote uma postura empática para se posicionar nos diversos canais de comunicação.
Seja na internet, nos PDVs ou em outros canais de mídia, esse é um momento ideal para direcionar a comunicação para que as pessoas entendam claramente que podem confiar e contar com sua marca nos momentos difíceis.
A construção de uma proposta de valor é uma tarefa diária e permanente, que não se alcança da noite para o dia. Mas os resultados dessa jornada são infalíveis.
Comece hoje mesmo.