Para quem produz impressão digital, sente-se que dia após dia fica mais difícil vender, pois o cliente está mais exigente e o ramo mais concorrido.

É costume meu sempre indicar maneiras de buscar inovação para que você aumente suas vendas, como fiz neste este artigo que fala sobre a diferença entre uma empresa de impressão digital e uma de comunicação visual.

Agora quero falar sobre o conceito de Mínimo Produto Viável (MVP – Minimum Viable Product  ) e como você pode aplicá-lo em empresas de impressão, para aumentar suas vendas.

O que é o Mínimo Produto Viável (MVP)?

Segundo este artigo da Endeavor, MVP é um produto com o mínimo de recursos possíveis, […] ainda que em forma de protótipo […] para conhecer na prática […] a compreensão do cliente sobre seu produto e se ele — de fato — soluciona o problema do consumidor (n.a. o problema do cliente).

Startups, que são empresas de tecnologia que estão desenvolvendo soluções inovadoras, fabricam MVPs para testar se estão no caminho certo e se estão produzindo produtos que possuem valor para o mercado. 

Mockup, o MVP da Impressão Digital

De acordo com o Clube do Design, mockup técnica utilizada para apresentar uma ideia de forma elaborada com design muito próximo ao final do produto.

Por esta definição, podemos entender que o Mockup atende bem ao que é necessário para termos um MVP.

Aumente suas vendas com Mockup na prática

Imagine que um cliente pede para você criar uma arte para imprimir 1.000 cartões de visita.

A arte está pronta e você vai mostrar pra ele.

 Jamais apresente a arte assim:

mockup 1.jpg

Apresente um Mockup, simulando uma situação cotidiana, onde um cartão de visita será realmente mostrado ou usado.

 Apresente a arte no Mockup, assim:

mockup 2.jpg

Além de aplicar os conceitos do MVP, que é verificar o design, usabilidade, correção de erros como cores, textos e fontes, você está levando o cliente a realmente materializar o seu produto, mesmo que virtualmente.

 Para vender mais, seja proativo, não espere o cliente demandar.

Mokup3.png

Crie vários outros Mockups em outros produtos que você possa produzir e vender, pois o cliente não conhece todo seu potencial, sendo assim, uma ótima maneira de ele entender onde você pode ser realmente útil para sua necessidade.

E nem precisa fazer Mockups complexos, os exemplos acima foram criados totalmente no Canva, com o auxílio de uma rápida pesquisa no Google (banner mockup, por exemplo!), pois estamos criando um MVP, que é produto ainda protótipo, na prática, para solucionar o problema do cliente.

Mesmo que o seu cliente não queira comprar o banner, ou demais produtos via mockups que você produziu, entregue-os assim mesmo, pois tenho certeza que ele o guardará, como uma possibilidade futura de compra.

Mas atenção, o Mockup não pode estar em alta resolução, é suficiente com 72 ppi e 600 pixels de largura, pode colocar uma marca d’água por cima, para proteger seu direito autoral, como falei aqui.