O momento que estamos passando na economia para mim, é o mais sensível da crise gerada pelo Corona Vírus.

Por que digo isso? Pois as empresas que fizeram o possível para chegar de pé até aqui, começam a ter que honrar os compromissos que foram postergados no período de pandemia, as prestações dos créditos começam a vencer, alguns credores já não aceitam mais postergar contas. E o consumo não voltou ao “normal” que era antes da pandemia, e arrisco a dizer que não vai voltar, tão cedo, pois os hábitos de consumo, as prioridades e o convívio mudaram, isso afeta diretamente a maneira como as pessoas consumem.

E você empreendedor terá o desafio pesado de “equilibrar as contas” e ainda se reinventar sem recursos financeiros (escassos pelo endividamento adquirido).

Agora é a hora da verdade, se a aposta que você vez no início da pandemia foi a vencedora, torço de coração para que sim.

Mas saiba que não é o único a passar por este momento difícil da nossa economia, diria que pior que 2018 com certeza. Mas não se deixe levar pela sensação de conformismo e lute para sair a frente e se adaptar a esta nova realidade, pois ela vai durar um bom tempo, temos uma geração vindo acostumada ao digital com uma intensidade já mais tida antes.

Então prepare-se e aproveite as oportunidades, se reinvente, saía na frente.

Mas o desafio será maior do que no ano passado, o segundo semestre de 2021 é a hora da verdade das micro e pequena empresas!