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7 passos para deixar de ser o “Empresário FAZ TUDO” na Comunicação Visual

Article-7 passos para deixar de ser o “Empresário FAZ TUDO” na Comunicação Visual

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Eu gosto de dizer que nasci e me criei na Comunicação Visual. A empresa do meu pai tem 37 anos de mercado e eu tenho “só” 30 anos, então cresci dentro de uma empresa de Comunicação Visual. Mesmo com a empresa sendo referência na região e com uma estrutura bem ampla, eu via que meu pai não tinha tempo para nada, porque a empresa dependia dele para tudo. Quando comecei a empreender e abri minha própria empresa de Comunicação Visual não foi muito diferente. Foi questão de tempo para cair a ficha de que eu era um “empresário faz tudo”, trabalhava 14h por dia e não tinha tempo para minha família, mesmo fazendo tudo isso por eles. Não é por acaso que a missão da AFACOM é ajudar o empresário de Comunicação Visual a “Deixar de ser o FAZ TUDO”. Eu vivi isso na pele por muito mais tempo do que gostaria. Na coluna deste mês vou te mostrar os 7 passos que precisei aplicar para que a empresa não dependesse mais de mim e eu passasse a ter mais tempo livre.

Existem 7 passos para que sua empresa de Comunicação Visual não dependa totalmente de você para funcionar e você deixe de ser o “empresário faz tudo”.

São passos práticos que funcionam independente do faturamento médio da sua empresa e da cidade em que a sua empresa está localizada.

Vou listar esses passos abaixo e falar um pouquinho sobre cada um deles. Mas 600 empresas por todo o Brasil já validaram o mesmo passo a passo.

Passo #1: Gestão do Tempo e Produtividade.

Muita gente diz que “tempo é o seu maior ativo”, mas isso é mentira.

Tempo não é o “maior” ativo, tempo é o seu único ativo!

Sem tempo não sobra saúde, não sobra família, não sobra dinheiro…

Por isso é essencial que você aprenda a gerir o seu tempo dentro da empresa.

Não dá para ficar resolvendo as “tretas” da empresa e respondendo o whatsapp o tempo todo.

A forma de resolver isso é montar a sua agenda do dia e ter a rotina da semana bem alinhada.

A agenda vai te mostrar o que fazer e quando fazer, sem dar brechas para fugir dela (não preencha 100% da agenda, apenas uns 60%).

Já a rotina você é literalmente separar qual “função” da empresa você vai estar fazendo em um bloco do dia.

Ex: pago às contas nas terças de tarde. Compro metalon e adesivo nas quintas de manhã. Visitas Técnicas acontecem nas terças e sextas…

Separar isso vai evitar que você perca o foco e acabe fazendo algo que não precisaria ser feito nesse momento.

Passo #2: Clareza dos Setores, Hierarquia e Níveis Operacionais.

Uma frase que é forte porque é muito verdadeira é que “seu funcionário não quer depender de você para tudo!”.

Ele te chama o tempo todo porque falta clareza do setor e da hierarquia.

Muitas coisas que ele te procura para resolver poderiam (e deveriam) ser resolvidas por outra pessoa, não pelo dono da empresa.

Resumidamente, toda empresa tem 3 níveis: Estratégico, Tático e Operacional.

Estratégico: Dá a visão para a empresa de para onde ela vai nos próximos anos.

Tático: Monta o plano de ação para que a visão se realize.

Operacional: Coloca a mão na massa para fazer ser verdade o plano de ação.

É uma hierarquia: o operacional responde ao tático que responde ao estratégico.

Se hoje você ainda não tem líderes formados no Tático, então saiba que isso é fundamental.

Passo #3: Clareza da Jornada na Empresa

Anote o checklist: seu funcionário precisa saber exatamente quais são as funções dele na empresa, quais são as responsabilidades, qual o salário base e o teto do cargo e como funcionam as promoções.

Sem funcionários não dá para deixar de ser o faz tudo e seus funcionários precisam dessa segurança para crescerem na empresa.

Passo #4: Deixar o óbvio ainda mais óbvio

Nada pior do que o funcionário que não faz o óbvio, não é verdade?

O problema é que muitas vezes o que é óbvio para você não é óbvio para esse funcionário.

Então sim, você precisa deixar o óbvio ainda mais óbvio.

O tal do “mapear processo” é justamente isso: desenhar de forma óbvia como você quer que aquela tarefa aconteça na empresa.

Incentive os seus funcionários a eles mesmo mapearem o que eles fazem todos os dias. A frase que você vai apresentar para eles é “Quem é INSUBSTITUÍVEL se torna IMPROMOVÍVEL”.

Passo #5: Método de Contratação

Não dá pra deixar de ser o faz tudo sem contratar funcionários, é óbvio, não é?

Existem dois métodos de contratação: A contratação horizontal e o funil de contratação.

A Contratação Horizontal é quando você divulga a vaga, pega o currículo e faz entrevista. É o método tradicional e que funciona pouco.

O Funil de Contratação é o nosso método de contratação com 77% de assertividade e com etapas eliminatórias dos candidatos.

Dono da empresa que faz muitas entrevistas é porque está seguindo o processo de contratação errado.

Cabe uma coluna só sobre isso…

Passo #6: Certeza do que a empresa vende e como é fabricado

Tem muita empresa que perde vendas porque o comercial não conhece das matérias-primas do nosso mercado.

Isso porque existem várias formas de entregar o mesmo produto para o cliente, só que fabricado com matérias-primas diferentes.

Por isso é importante ter uma tabela de produtos detalhada que mostre os produtos que a empresa vende e como são fabricados.

Isso vai te ajudar também para que o comercial não fique te perguntando o tempo todo se dá para atender o cliente ou não…

Passo #7 - Indicadores

O que não é medido não pode ser gerenciado e nem melhorado.

Experimente dirigir um carro sem saber quanto ele tem de gasolina. Você irá parar a cada poucos km para abastecer com medo de ficar a pé.

Na sua empresa é exatamente da mesma forma.

Se você não souber analisar os indicadores do seu negócio você irá ficar o tempo todo se perguntando como ele está.

Todos os setores têm seus próprios indicadores: Comercial, Administrativo e Produção.

Cabe a você pegar os principais indicadores de cada setor da sua empresa e colocar em um painel de gestão à vista para buscar a melhoria desses setores.

Incansável, essa é uma visão geral dos 7 passos que você precisa aplicar para que sua empresa funcione sem depender de você para tudo.

Os colunistas do Digital FuturePrint são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.

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