11 dificuldades foram listadas ao começar a Empreender com Impressão Digital.
Chegamos a esta lista, perguntando a empreendedores de todo o Brasil através do WhatsApp:
- Inexperiência Empreendedora;
- Pensar como Gestor e Delegar;
- Planejar;
- Apego ao plano inicial;
- Aquisição de Equipamentos;
- Calcular Custos;
- Inovação;
- Marketing e Vendas;
- Conciliar Vida Pessoal e Profissional;
- Grandes empresas concorrentes e guerra de preços;
- Mão-de-obra especializada.
Pensar como Gestor e Delegar
Principalmente para quem está começando, na vontade de vencer, o empreendedor faz de tudo: é financeiro, produção, vendedor, expedição, etc.
Saber a hora de deixar de ser funcionário do seu empreendimento e passar a ser o gestor, é uma grande ruptura que muitos não conseguem fazer, o que impede o crescimento mais sustentável do negócio.
Planejar
Justamente para diminuir a curva de aprendizado tentativa-erro, identificar oportunidades e trabalhar em cima de métodos e ordem.
O Plano de Negócios é uma ótima ferramenta base do planejamento, mas que muitas empresas nunca o fizeram.
Nunca é tarde para começar.
Apego ao plano inicial
Tem empreendedor que assume compromisso com o plano inicial, como se estivesse comprometimento divino.
A falta de ferramentas de avaliação de resultados faz com que se assuma compromisso com um plano que nem era tão boa assim.
O que leva, por vezes, a mudar radicalmente o planejamento inicial.
Aquisição de Equipamentos
Será que a impressora que estou comprando é a ideal para o que eu quero produzir?
Calcular Custos
É mais fácil fabricar um foguete envelopado do que entender porque o banner de 90x120cm tem custo diferente da faixa de 120x90cm, para no fim vender impressão por metro².
O Assunto é bastante extenso e complexo mesmo, não é assunto trivial e não há uma única forma de se discutir.
Inovação
“Eureka, tive uma ideia fantástica!”
Porém, nem sempre o mercado está pronto ou interessado nela.
Inovar não é, necessariamente, fazer algo que ninguém fez, mas sim fazer algo que você ainda não fez.
Inovação é um processo que pode e deve ser buscado. Você deve se preparar para ela e ter a sabedoria de aplicá-la ao mercado.
Marketing e Vendas
“Comunicação visual muda,
Impressão sem digital,
Venda impessoal para pessoas vendidas;
Meu marketing é uma ilha.”
Poderia ser uma letra do Engenheiros do Hawaii, mas é um assunto controverso, que precisa acompanhar as tendências do Marketing para gerar mais negócios.
Hoje, a venda deve ser focada em entender o que o cliente precisa e oferecer soluções.
Vender banner e adesivo já era!
Conciliar Vida Pessoal e Profissional
O WhatsApp sinaliza um cliente pedindo 100 impressões, às 23:30 do sábado para entregar segunda!
O que você faz? O que você faz não importa. Mas, como se sente e como a sua família lida com isso. Quais as conseqüencias?
Grandes empresas concorrentes e guerra de preços
“Banner R$9,90. Como ele ganha dinheiro assim?”
“O Mercado vai quebrar!”
Muita gente se preocupa com os preços praticados no mercado, mas a realidade de cada empresa pode ser diferente.
Entender os cenários e calcular custos podem explicar muita coisa. Queremos tocar neste ponto em mais de um artigo.
Mão-de-obra especializada
A realidade é que novas empresas surgem a cada dia. Porém, a mão-de-obra não se especializa na mesma velocidade. O mercado vira o próprio formador, gerando muito custo para o mesmo.
Muitos desses temas quero abordar aqui no Canal Digital Future Print, para gerarmos um debate em busca de soluções.
Alguns temas você pode ter se identificado e eu gostaria de conhecer a sua experiência.
Então convido você a participar, mandando suas sugestões e comentários pelo @adrianoruivao nas redes sociais.