Construir e descartar estandes em eventos gera um alto volume de resíduos, o que contribui para o desperdício de diversos materiais, como madeira, plástico e metal. Até 70% desses insumos não são reutilizados, de acordo com estimativas do setor. 

A Informa Markets, maior promotora mundial de eventos e organizadora da FuturePrint, é responsável pela organização de mais de 30 eventos só na América Latina. A partir de um levantamento interno, concluiu-se que os estandes descartáveis dos expositores chegam a corresponder a 50% da pegada de carbono de uma feira. 

A iniciativa Better Stands foi lançada com o intuito de reverter esse cenário. Um dos principais objetivos é que até 2030 todos os estandes dos eventos da Informa Markets sejam sustentáveis, mas, para isso, é necessária uma verdadeira mudança de comportamento de todo o mercado, incluindo promotores, organizadores, expositores e empresas montadoras. 

O que é a iniciativa Better Stands? 

Visando estimular novas culturas empresariais sustentáveis, a Informa Markets desenvolveu o programa Better Stands, idealizado para reduzir a pegada de carbono e o impacto ambiental em feiras. 

O programa Better Stands criou uma escala para elencar as empresas de forma a incentivar a implementação de uma cultura empresarial sustentável, visto que a Informa Markets entende que essa cultura é desenvolvida com o tempo e através de ações de melhoria contínua. Sendo assim, foram definidas três categorias que funcionam como níveis de adesão ao programa. São elas: 

·   Bronze: os componentes do estande, incluindo paredes, pisos e plataformas, mobília, equipamentos e iluminação, devem ser 100% reutilizáveis. 

·   Prata: além de incluir os elementos do nível bronze, os objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays de exibição também devem ser totalmente reutilizáveis. 

·   Ouro: além dos níveis anteriores, cobre os revestimentos de pisos e elementos gráficos, incluindo decorações e ornamentos, que devem ser reutilizáveis ou recicláveis. 

Tudo começa na conscientização, tanto do expositor e depois na montadora, sobre o conceito de Better Stands, que é reduzir a geração de resíduos dos estandes dos expositores. 

Depois de entender isso e entender os níveis de progresso, o próximo passo é os expositores, junto com as montadoras, desenvolverem um projeto do estande que siga esse conceito de reutilização. Não existe uma solução que não envolva expositor e montadora pensando em conjunto. 

Por que usar um estande sustentável? 

Participar do Better Stands é sinônimo de diminuir a geração de resíduos do estande e, consequentemente, ajudar a promover um evento mais sustentável. 

As vantagens de fazer essa reutilização são diversas, tais como: reduzir o desperdício de materiais e o impacto ambiental, reduzir o tempo de construção, montagem e desmontagem dos estandes, reduzir o custo de projeto e de construção, aumentar a segurança dos montadores, expositores e visitantes, e permitir investimentos em estandes de maior qualidade e durabilidade. 

Para participar do programa, as empresas deverão responder a um formulário que será avaliado pelo time da Informa Markets, que também fará avaliações nos dias de montagem e desmontagem. 

Ao tornarem seus projetos de estandes sustentáveis, montadoras e expositores serão reconhecidos com os selos Bronze, Prata e Ouro, em seus estandes durante a realização dos eventos. Após o evento, receberão um certificado digital nos seus respectivos níveis de progresso. 

Os expositores com o selo ouro da FuturePrint 2024 são:  

  • Adesivos Paulistas, montado pela própria empresa e o estande localizado na G058; 
  • Megagraphic, montado pela GL Events Live e localizado na L019; e  
  • SAI, montado pela GL e localizado na N010. 

Utilize o mapa interativo para encontrar os expositores no evento! 

Em entrevista, Francielly Avancini, coordenadora de marketing da Megagraphic comenta sobre a importância da iniciativa Better Stands. “A GL Events desenvolveu o projeto e nos direcionaram para as melhores opções para a construção do estande. Acredito que essa iniciativa é super favorável, pois temos que pensar no planeta e precisamos ser conscientes de nossas escolhas. Nesse sentido, o mercado gráfico vai andar por um caminho mais ecológico”, pontua.

A coordenadora de marketing também explica que a Megagraphic realiza ações para atender pilares de sustentabilidade. “No momento, a Megagrafic faz ações como reutilização de tecidos e papéis utilizados na feira, e a oferta de um portfólio de produtos menos agressivos ao meio ambiente é uma iniciativa de adotamos. Um dos nossos produtos tem o selo europeu Greengard, certificando que é ecologicamente adequado”, destaca.

“Ficamos muito felizes com o prêmio e colocamos o selo em destaque, ao lado do nosso catálogo. Nosso estande foi criado como uma forma de minimizar custos e impactar menos no meio ambiente. Na fábrica, quando temos sobra na máquina, o que chamamos de “borra”, nós mandamos para a reciclagem. Dependendo do material, até utilizamos para reprodução”, explica Murilo Consoles, gerente de vendas da Adesivos Paulista.

“Estamos muito felizes com este reconhecimento. É o resultado de um trabalho de várias equipes que se empenham para entregar projetos cada vez mais sustentáveis. Nossa preocupação é aumentar continuamente os índices de reutilização dos nossos materiais, sempre alinhados às políticas ESG do Grupo GL e de todos os nossos clientes”, destaca Mariana Dias, gerente técnica de projetos e ESG da GL Events Live.

FasterForward 

A sustentabilidade tornou-se um pilar fundamental na Informa Markets em 2017, e suas iniciativas no Brasil começaram a ser implementadas em 2022. O programa global FasterForward vem com esse objetivo de integrar ações sustentáveis em todas as suas operações, a partir dos pilares: Faster to Zero, Sustainability Inside e Impact Multiplier. 

  • Faster to Zero: O primeiro pilar do programa reflete o compromisso da Informa Markets de, até 2025, ser uma empresa carbono neutra e reduzir pela metade os resíduos gerados pelos nossos eventos; e, até 2030, neutralizar as emissões de outros gases que poluem a atmosfera. 
  • Sustainability Inside: Com o papel de conectar milhares de empresas, setores e clientes, esse pilar busca incorporar conteúdos sobre a sustentabilidade em todos os seus eventos e compromissos. 
  • Impact Multiplier: O terceiro pilar visa conectar públicos que a princípio não teriam acesso aos eventos e produtos da Informa para que aproveitem melhor o seu tempo e realizem a troca de conhecimentos. Uma dessas ações é o Hospitalar HUB, que reúne em um único lugar conteúdos que estão em alta. 

Para conhecer outras ações da Informa Markets, clique aqui e leia o relatório completo de sustentabilidade de 2023. 

FuturePrint 

Acompanhando a evolução e integrando as soluções e tecnologias de impressão nos mercados de serigrafia, comunicação visual e têxtil, a FuturePrint reposicionou-se em 2019 com sua nova marca. A feira, anteriormente conhecida como Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, agora tem um maior foco em pessoas, inovações e entrega de valor. 

A nova edição mantém o compromisso com iniciativas como a reutilização de 80% dos carpetes, a iluminação das suas áreas somente com lâmpadas LED, o incentivo aos expositores para a construção de estandes sustentáveis, a disponibilização de diversos pontos de coleta seletiva de materiais orgânicos e recicláveis. 

Se você ainda não realizou seu credenciamento, é muito fácil! Clique aqui para fazer a inscrição gratuita!

A FuturePrint acontece de 10 a 13 de Julho de 2024 | 4ª à 6ª – das 13h às 20h e sábado das 10h às 17h.