Colunistas, Gestão

Vinil autoadesivo: como obter uma instalação bem sucedida?

A instalação de imagem com o seu nome, logotipo da empresa ou letras necessita de alguns passos para garantir uma aplicação adequada do vinil autoadesivo. Estes passos são relevantes para aplicações em carros, vans, caminhões ou quaisquer superfícies lisas não porosas.

Etapa # 1: Limpe a superfície
A melhor maneira de garantir uma aplicação de uma imagem é para preparar a superfície deixando-a o mais limpo possível. Assim como com a pintura, a boa preparação de superfície é uma obrigação. Certifique-se de que está limpo e livre de graxa e óleo, bem como insetos e piche. Observe também se a superfície está enferrujada ou lascada. Estas questões terão de ser tratadas para uma instalação de imagens mais adequada.

É um veículo recentemente pintado? Se assim for, referem-se a recomendação do fabricante da tinta para a quantidade adequada de tempo de cura, antes de prosseguir com a sua instalação.

Durante a limpeza da superfície, na maioria dos casos, isto significa atacar a superfície com um líquido de limpeza ou solvente apropriado. Há uma série de soluções de solventes no mercado projetado para remover gordura bem como a cera.

O segundo passo na limpeza da superfície é remover todos os óleos e umidade que ainda permanecem, incluindo umidade escondida em emendas e rebites pois estes podem prejudicar falhas ao longo do tempo após a instalação da imagem. Execute uma última limpeza da superfície antes de instalar somente com álcool isopropílico.

Etapa # 2: Controle o ambiente
Outra forma de garantir uma boa aplicação é a instalação do vinil autoadesivo em temperaturas que não são nem muito quentes nem muito frias. Especialistas dizem que a temperatura ideal para a instalação de vinil é entre 18 e 25 graus (C). O vinil pode ser instalado a temperaturas abaixo de 10 graus (C), e até 35 graus (C). No entanto a essas temperaturas, será desafiador alcançar as propriedades de instalação de um vinil autoadesivo.

Temperatura, umidade e luz solar podem afetar a instalação da imagem. A temperatura ideal para a instalação varia de instalador para instalador e do fabricante para fabricante de vinil. Enquanto alguns podem preferir a faixa de 20 graus (C), outros podem preferir temperaturas mais baixas. Se a temperatura estiver muito quente, o vinil pode agarrar à superfície rápido demais, fazendo que não se tenha tempo para reposicionar a imagem.

Enquanto muita umidade pode amolecer o vinil, também faz com que o suporte de papel (liner) fique úmido, tornando mais difícil a sua remoção do vinil. A falta de umidade, no entanto, pode estimular a formação de bolhas, pois o vinil ficará mais rígido dificultando a espatulação.

Uma das maneiras mais eficazes para lidar com o calor e a umidade é usando a técnica de aplicação à úmida. A aplicação molhada não só resfria a superfície em que o vinil está sendo instalado, mas também permite ao instalador a oportunidade para reposicionar o vinil, antes que seja aplicado em definitivo.

Instaladores experientes preferem usar a técnica de instalação de vinil a seco, pois a úmida tende a ser mais demorada devido a necessidade da remoção da água.

CUIDADO: O uso demasiado de sabão fará que vinil não grude na superfície. Use sabão apenas o suficiente para “quebrar” ou suavizar a superfície da água.

NOTA: lembre-se também que quanto mais água você usar, mais água você terá remover após a aplicação!

Há duas circunstâncias onde especialistas em vinil recomenda evitar o uso de aplicações úmidas:

1) Quando se trabalha em torno de rebites e emenda – que leva uma eternidade para a água sair dessas áreas. A umidade por trás do vinil faz com que o vinil levante com o tempo.

2) Evite aplicações úmidas nos meses de inverno, ou seja, em temperaturas mais frias – o tempo mais fresco retarda a evaporação da água.

A instalação de imagens impressas em vinil autoadesivo pode parecer difícil, mas com prática e paciência, vale a pena. O vinil é um ambiente limpo e barato meio de publicidade, e oferece a capacidade de fazer alterações de forma fácil e barata.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *