Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Por que confecções devem investir em impressão digital têxtil? Entenda

Por que confecções devem investir em impressão digital têxtil? Entenda

Como já falamos diversas vezes por aqui, a impressão digital têxtil chegou para dar mais qualidade às peças produzidas, além de versatilidade, possibilitando às empresas do segmento a ampliação de seus serviços e a expansão de mercado.

É fato que apostar em um maquinário para a impressão digital têxtil demanda um investimento maior. No entanto, devido aos benefícios trazidos pela tecnologia, o retorno tende a ser rápido e alto, inclusive para as grandes confecções. Olha só!

Os diferenciais da impressão digital têxtil

Com a impressão  digital, é possível imprimir uma estampa – de qualquer tamanho – diretamente do computador para o tecido,  em alta resolução. De acordo com Felipe Simeoni, gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da Global Química & Moda (GQM), “a impressão digital têxtil traz vivacidade de cores, aplicação homogênea, garantindo tons vivos e melhor aderência ao tecido, assim como possibilidade de imprimir uma ou mil peças do mesmo modelo, agilidade no processo de estamparia e ampliação da gama de oferta, com a possibilidade de criação de itens personalizados.”

Além disso, o processo facilita a realização de testes de cores e reduz o desperdício de insumos.

Vale a pena investir em um equipamento de impressão digital têxtil?

Como dissemos, o investimento para implementar um processo de impressão digital têxtil não é baixo, afinal, pode variar de R$ 100 mil a R$ 700 mil. Ainda assim, estima-se que a impressão digital ultrapasse a estamparia tradicional muito em breve. Por isso, modernizar o negócio está se tornando uma questão de sobrevivência e de competitividade para as empresas ao longo prazo. “A empresa que possui esse equipamento pode atuar em diversos segmentos, como o de moda, o esportivo e o promocional”, ressalta o profissional da GQM.

E tem mais: a impressão digital têxtil garante maior lucratividade, reduz contratempos logísticos e diminui o prazo de entrega, já que a produção é muito mais rápida e precisa: “as confecções terão mais tranquilidade com a alta qualidade e a estabilidade do equipamento”, ressalta 

Investimento com retorno em curto prazo

Modernizar os processos é sinônimo de melhorar a produtividade e entregar mais qualidade aos clientes. “A redução de custo em médio e longo prazo também é destaque, porque há uma grande diminuição de desperdício de tinta e ganho de tempo na aplicação”, afirma Simeoni.

O especialista ainda chama a atenção para o fato de a impressora digital de menor porte ocupar um espaço reduzido. Portanto, pode ser usada dentro de uma loja que ofereça produção personalizada, por exemplo.

Por fim, há a própria limpeza do ambiente, que fica muito mais organizado com máquinas de impressão digital do que com o uso de outras técnicas, que consomem espaço, acabam espalhando tinta por boa parte do ambiente e exigem muito mais trabalho manual.

Quer saber mais sobre os oportunidades da impressão digital têxtil? Coloque a sua dúvida no campo de comentários abaixo e até a próxima. 

 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar