Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Todos os benefícios da comunicação visual em tecido

Todos os benefícios da comunicação visual em tecido

A comunicação visual em tecido está crescendo no Brasil, afinal, o substrato conta com características como alta qualidade e versatilidade. Assim, pode ser usado em vitrines, stands, decorações de ambientes, eventos, entre outros. A grande diversidade trazida pelos tecidos permite obter os mais variados resultados, além de possibilitar uma comunicação com mais leveza e beleza.

Os painéis de tecido, por exemplo, estão conquistando espaço da decoração de diferentes estabelecimentos, uma vez que a sua mistura de formas, texturas e cores permite compor qualquer espaço.

"Grande parte do mercado de comunicação visual está migrando para tecido porque a aplicação em impressão digital pode abranger desde lonas até tecidos elásticos. É possível utilizar o substrato para uso interno, em feiras, e também para moda", explica Carlos Cabanas, diretor geral da Ernetex Indústria e Comércio.

Ao contrário dos já tradicionais painéis em lona, no entanto, os tecidos não deformam com o tempo. Assim, é possível manter a decoração do estabelecimento sempre com uma aparência bonita e de qualidade, aumentando a vida útil da comunicação visual.

Além disso, a comunicação visual em tecido está ganhando espaço pela sofisticação, elegância, modernidade e, inclusive, sustentabilidade que permite trazer ao espaço. Por ser um substrato leve, o tecido ainda ajuda a reduzir custos com o transporte e a facilitar a aplicação na decoração. Assim, as chances de o material ser danificado são muito menores.

Por fim, a comunicação visual em tecido permite o uso de cores mais vivas. Dessa forma, o substrato abre portas para que os empresários do segmento possam expandir a sua atuação. Com o tecido, além da comunicação visual, é possível atender a clientes de diversos mercados, como decoração, moda e arquitetura.

Características da impressão em tecido

Normalmente, o poliéster é o tecido mais utilizado para este tipo de trabalho. Afinal, ele é um material que pode ser lavado, não adquire dobras permanentes e ainda permite impressões de estampas e imagens em alta resolução. Ainda assim, a impressão pode ser realizada em tecidos como cetim, TNT, lycra, kanvas, microfibra, entre outros.

Para fixar a comunicação ou a peça, é possível usar acabamentos como barras de alumínio, ilhoses ou varão. Além disso, os painéis em tecido podem ser usados com uma retroiluminação por LED. Assim, eles tornam a mensagem mais atrativa e dão mais impacto à comunicação, mesmo que ela esteja sendo apresentada durante o dia.

Aplicações da comunicação visual em tecido

A impressão digital em tecido é bastante demandada pelo mercado de moda, cenografia e acessórios, e, nesse sentido, a procura pelo uso do substrato na comunicação visual também está crescendo, devido aos seus benefícios.

Por ser um material versátil, suas aplicações são bastantes abrangentes. É possível, por exemplo, confeccionar roupas com a finalidade de merchandising, bolsas, sacolas, bandeiras e tudo mais o que a criatividade permitir.

A impressão em tecido também é bastante usada para a decoração de ambientes e de eventos. Para ter uma ideia, ela já aparece com frequência como papel de parede em casas e escritórios, além de permitir aplicação em móveis e demais peças de decoração.

Com isso, a comunicação visual em tecido abre oportunidades para aumentar o portfólio de produtos e diversificar o negócio. Para tanto, é essencial conhecer a fundo as técnicas de impressão e estar atento às tendências das áreas. Assim, é possível oferecer itens altamente criativos e de alta qualidade!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar