Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sitemap


Articles from 2019 In March


Tampografia para a impressão de etiquetas

Article-Tampografia para a impressão de etiquetas

Tampografia para a impressão de etiquetas

O uso da tampografia para a impressão de etiquetas tem crescido no mercado. Afinal, há um grande potencial para que o processo traga resultados satisfatórios, ao mesmo tempo em que reduz os custos e aumenta a velocidade da produção.

Muitas indústrias estão substituindo as etiquetas tradicionais pelas produzidas com a tampografia. Assim, o incômodo gerado ao consumidor é menor e o processo é mais limpo, barato e rápido.

Como resultado, o uso da tampografia para a impressão de etiquetas proporciona uma ótima qualidade de impressão e uma competitividade maior. Além do fato de que a etiqueta, assim, não é cortada pelo consumidor e, portanto, as informações de conservação da peça não se perdem.

Como funciona a tampografia?

A tampografia é um processo de impressão indireta. Com ela, a imagem é estampada na peça por meio de uma máquina. Para tanto, a imagem a ser impressa deve ser gravada em baixo-relevo no clichê. Ou seja, em uma chapa em que a tinta é depositada e coletada por um tampão de silicone flexível.

Este tampão coleta a imagem do clichê e faz a impressão na peça. Dessa forma, é possível imprimir em peças irregulares e de diversos formatos, uma vez que o silicone consegue se moldar à peça.

"A tampografia imprime as informações da etiqueta diretamente no tecido da peça. Normalmente, na parte de trás, onde fica a gola. Com isso, ela substitui a etiqueta tradicional", complementa Fernando Mesias Neto, proprietário da Tampofer Gravações Técnicas LTDA.

Benefícios da tampografia para a impressão de etiquetas

"Rapidez e economia" são os grandes benefícios da tampografia para a impressão de etiquetas destacados por Neto. Esse é um processo de impressão bastante versátil, portanto, pode ser usado em peças compostas de termoplásticos, metais, vidros, madeiras, couro etc.

O processo ainda é mais limpo e rápido que a serigrafia e mais barato que o transfer. Ao mesmo tempo, a qualidade de impressão se mantém alta. 

Para o consumidor, a tampografia elimina o incômodo causado pelas etiquetas tradicionais no vestuário. E este tem sido um dos grandes motivos pela escolha do processo.

Além destes benefícios, a tampografia para a impressão de etiquetas também proporciona:

  • Alta qualidade de impressão em traços finos e grafismos;
  • Versatilidade para imprimir em superfícies irregulares;
  • Processo de impressão contínuo, eliminando as paradas e aumentando a produtividade;
  • Economia de material e ganho de produção;
  • Grande volume de impressões com o mesmo clichê;
  • Possibilidade de impressão de até 4 cores na mesma máquina.

Cuidados a serem tomados

"É preciso ter uma arte final bem desenhada para fazer um fotolito de qualidade. Depois, o fotolito será usado para fazer a gravação no clichê. Por isso, quanto maior a qualidade desde a etapa do desenho, melhor a garantia de qualidade e resolução da gravação", recomenda Neto.

Além disso, é importante que os operadores recebam um treinamento para conhecer o funcionamento e possibilidades do equipamento.

Contar com um espaço com boa ventilação também faz toda a diferença para garantir um resultado final de qualidade.

5 dicas para vencer no mercado de impressão digital de grandes formatos

Como adotar a impressão digital na decoração?

Article-Como adotar a impressão digital na decoração?

Como adotar a impressão digital na decoração?

A impressão digital na decoração parece ter chegado para ficar. Afinal, o processo garante muito mais liberdade para escolher a estética, cores e padrões que serão usados para decorar móveis, objetos e paredes. E o melhor de tudo: a preocupação com o material utilizado deixa de ser tão importante.

Com isso, a impressão digital na decoração permite uma gama muito maior de criações. A agilidade oferecida pelo processo ainda permite o lançamento de novas coleções a uma velocidade que, antes, era altamente custosa.

Quer entender um pouco mais sobre como a impressão digital na decoração está abrindo caminhos para explorar um novo mercado? Acompanhe!

Como a impressão digital está revolucionando mercados?

"Até pouco tempo atrás, na indústria da moda, por exemplo, tínhamos de duas a quatro coleções por ano, uma para cada estação. Do ponto de vista do consumidor, não havia muitas razões para compra/troca de itens com frequência, já que os produtos eram sempre muito similares, estação após estação ou, até mesmo, ano após ano", contextualiza Solivan Szupka, supervisor de marketing da AMPLA.

Szupka diz que, atualmente, o avanço das tecnologias de produção permite que as lojas apresentem de três a quatro coleções para cada estação, no mínimo. Além disso, a indústria cerâmica é outro exemplo de mudanças que estão ocorrendo ao passo em que processo analógico se torna digital. Agora, é possível encontrar diversos lançamentos de padrões no mercado, enquanto que, antigamente, a estética costumava permanecer igual por anos.

"Estes dois exemplos servem para ilustrar como a variedade, disponibilidade e oferta de novos produtos mudaram os hábitos de compra dos consumidores, que passaram a comprar com maior frequência, em ciclos cada vez menores. O que é moda hoje, amanhã já não é mais", destaca Szupka.

Novas tecnologias, novos padrões de consumo

Quando falamos do setor de decoração, Szupka explica que a lógica é a mesma: "Os consumidores, os meios e as oportunidades estão aí. A pergunta é: como atrair, conquistar e gerar receitas com estes novos consumidores ávidos por novidades, por variedade, que demandam por produtos personalizados, customizados ou exclusivos?"

O fato é que existe um público que enxerga valor nesse dinamismo e, o mais importante, paga por isso - e a tecnologia de impressão digital por jato de tinta entra como uma poderosa ferramenta para os negócios se conectarem a estas demandas.

Szupka exemplifica que a impressão digital na decoração pode ser usada para que as empresas respondam de forma mais rápida ao mercado. Assim, é possível incorporar novas tendências, criar novos designs e lançar novos conceitos, "além de produzir protótipos e testar produtos nos pontos de venda de forma muito ágil, em um curtíssimo espaço de tempo, e atendendo plenamente as necessidades e desejos dos consumidores", complementa.

Os benefícios da impressão digital na decoração

De acordo com Szupka, os benefícios da impressão digital na decoração são vários. Entre eles, o especialista destaca:

  • Possibilidade de agregar alto valor aos produtos por meio da personalização, da customização ou, até mesmo, do licenciamento de personagens ou de marcas famosas;
  • Possibilidade de reagir de forma rápida e criativa às tendências e mudanças de mercado, pois um novo design pode ser impresso minutos após ser criado;
  • Melhores margens de lucro, uma vez que os custos da impressão digital são lineares. Ou seja, é possível imprimir uma única peça ou milhares delas a qualquer tempo, de forma aleatória, sem custos extras;
  • Devido ao custo linear, a impressão digital permite a criação de pequenos e médios volumes, muitas vezes inviáveis de serem produzidos pela impressão convencional, que utiliza cilindros e matrizes;
  • Principalmente, oferece a possibilidade de desenvolver novos modelos de negócios totalmente alinhados aos novos hábitos dos consumidores, às novas tecnologias digitais de comércio eletrônico e às demandas da indústria 4.0 que estão surgindo.

Os benefícios e aplicações da impressão digital na decoração são vários. De qualquer forma, o fato é que o mercado está mudando e os consumidores estão se tornando mais exigentes. Para tanto, é fundamental apostar em tecnologias que permitam entregar produtos criativos, alinhados às tendências do mercado e que, ao mesmo tempo, não deixem de ser rentáveis para a indústria.

5 dicas para vencer no mercado de impressão digital de grandes formatos

Comunicação Visual em Tecido

Article-Comunicação Visual em Tecido

A comunicação visual em tecido está crescendo no Brasil, afinal, o substrato conta com características como alta qualidade e versatilidade. Assim, pode ser usado em vitrines, stands, decorações de ambientes, eventos, entre outros.

A grande diversidade trazida pelos tecidos permite obter os mais variados resultados, além de possibilitar uma comunicação com mais leveza e beleza.

Os painéis de tecido, por exemplo, estão conquistando espaço da decoração de diferentes estabelecimentos. Afinal, a sua mistura de formas, texturas e cores permite compor a decoração de qualquer espaço.

Quer entender um pouco mais sobre a comunicação visual em tecido e suas vantagens em relação à lona ou vinil, por exemplo? Siga com a leitura!

Os benefícios da comunicação visual em tecido

"Grande parte do mercado de comunicação visual está migrando para tecido porque a aplicação em impressão digital pode abranger desde lonas até tecidos elásticos. É possível utilizar o substrato para uso interno, em feiras, e também para moda", explica Carlos Cabanas, diretor geral da Ernetex Indústria e Comércio.

Ao contrário dos já tradicionais painéis em lona, no entanto, os tecidos não deformam com o tempo. Assim, é possível manter a decoração do estabelecimento sempre com uma aparência bonita e de qualidade, aumentando a vida útil da comunicação visual.

Além disso, a comunicação visual em tecido está ganhando espaço pela sofisticação, elegância, modernidade e, inclusive, sustentabilidade que permite trazer ao espaço. Por ser um substrato leve, o tecido ainda ajuda a reduzir custos com o transporte e a facilitar a aplicação na decoração. Assim, as chances de o material ser danificado são muito menores.

Por fim, a comunicação visual em tecido permite o uso de cores muito mais vivas. Dessa forma, o substrato abre portas para que os empresários do segmento possam expandir a sua atuação. Com o tecido, além da comunicação visual, é possível atender a clientes de diversos mercados, como decoração, moda e arquitetura.

Características da impressão em tecido

Normalmente, o poliéster é o tecido mais utilizado para este tipo de trabalho. Afinal, ele é um material que pode ser lavado, que não adquire dobras permanentes e que ainda permite impressões de estampas e imagens em alta resolução. Ainda assim, a impressão pode ser realizada em tecidos como cetim, TNT, lycra, kanvas, microfibra, entre outros.

Para fixar a comunicação ou a peça, é possível usar acabamentos como barras de alumínio, ilhoses ou varão.

Além disso, os painéis em tecido podem ser usados com uma retroiluminação por LED. Assim, eles tornam a mensagem mais atrativa e dão mais impacto à comunicação, mesmo que ela esteja sendo apresentada durante o dia.

Aplicações da comunicação visual em tecido

A impressão visual em tecido é bastante demandada pelo mercado de moda, cenografia e acessórios. No entanto a procura pelo uso do substrato na comunicação visual está crescendo devido ao seus benefícios.

Por ser um material muito versátil, suas aplicações são bastantes abrangentes. É possível, por exemplo, confeccionar roupas com a finalidade de merchandising, bolsas, sacolas, bandeiras e tudo mais o que a criatividade permitir.

A impressão em tecido também é bastante usada para a decoração de ambientes e de eventos. Para você ter uma ideia, ela já aparece com frequência como papel de parede em casas e escritórios. Além de permitir aplicação em móveis e demais peças de decoração.

Com isso, a comunicação visual em tecido abre oportunidades para aumentar o portfólio de produtos e diversificar o negócio. Para tanto, é essencial conhecer a fundo as técnicas de impressão e estar atento  às tendências das áreas. Assim, é possível oferecer itens altamente criativos e de grande qualidade!

Você já trabalha com a impressão em tecido? O que tem achado deste mercado? Conte para a gente nos comentários!

Fontes:

https://www.pigmentum.com.br/site/tendencias-comunicacao-visual/

https://blogserilon.com/2017/10/23/4-razoes-para-investir-em-tecidos-para-comunicacao-visual/

https://www.easysign.com.br/impressao-de-tecido

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/group-twisted-colored-gauze-fabric-textile-617507069?src=9tAxmkomBsmqZNXFCgPHCA-1-13

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/rolls-colorful-fabric-vibrant-background-image-159232031?src=9tAxmkomBsmqZNXFCgPHCA-1-22

Como fazer Wind Banner?

Video-Como fazer Wind Banner?

Já ouviu falar em wind banner? Também chamado de “bandeira promocional” é uma ferramenta eficaz para projetos de comunicação. Entenda como ele pode ser trabalhado; quais tamanhos, cores, formatos e estruturas podem te ajudar a se destacar!

5 dicas para os empreendedores do segmento de sublimação

Article-5 dicas para os empreendedores do segmento de sublimação

5 dicas para os empreendedores do segmento de sublimação

Os empreendedores do segmento de sublimação precisam estar constantemente atentos às novidades do mercado. Além disso, é preciso inovar, agregar valor aos produtos e serviços e, claro, ficar atento à gestão do negócio para que ele se mantenha lucrativo.

Parece muito mais fácil na teoria do que na prática. Afinal, o mercado sublimático é bastante concorrido a rotina dos trabalhos acaba fazendo com que não consigamos olhar para todos os pontos importantes.

Se você chegou até aqui, no entanto, é porque está interessado em evoluir e fazer o seu negócio crescer. Então, não deixe de conferir essas dicas para empreendedores do segmento de sublimação!

1 - Saiba muito bem como o mercado funciona

Essa pode parecer uma dica óbvia, no entanto, muitos empreendedores do segmento de sublimação entram na área com a crença de que ela será fácil e vender jamais se tornará um problema - deixando de lado, assim, um entendimento mais profundo de como o mercado funciona e de quais os processos e maquinários adequados para atender aos clientes.

"Como todo segmento que está com grande visibilidade, é necessário que o empreendedor busque, primeiro, conhecer bem o mercado de sublimação e segmentos que faz parte de sua cadeia de produção. Saber quais equipamentos e insumos necessários para cada tipo de demanda e qual a sua capacidade de investimento é essencial para entrar neste mercado competitivo", aconselha Matheus Cosso, instrutor de curso de sublimação e transfer laser.

Pense que você precisa conhecer o máximo possível da área para que consiga gerenciar a empresa - e, assim, poderá entregar resultados de alta qualidade para os clientes e ganhar destaque.

2 - Aposte em capacidades técnicas e gerenciais

"Eu sempre digo que sublimação é uma área que exige um conjunto de conhecimentos para o empreendedor poder ser competitivo", alerta Cosso.

Para o profissional, os empreendedores do segmento de sublimação precisam de muita disciplina, conhecimentos básico em gestão de empresas e habilidades e técnicas de vendas: "também é preciso ter conhecimentos mais técnicos, como a capacidade de criar suas próprias artes (design gráfico), manipular de prensas térmicas e dominar informática o suficiente para configurar um perfil de cores de suas impressões - além de uma boa noção em colorimetria, tanto RGB quanto CMYK, para fazer as correções e tratamentos necessários em imagens e fotos a serem estampadas".

3 - Saiba onde investir

Muitas vezes, a ânsia de fazer o negócio prosperar e apresentar novidades aos clientes pode fazem com que os empreendedores do segmento de sublimação invistam nas frentes erradas. 

"Busque, primeiro, o conhecimento para depois fazer o investimento. Assim, o risco de perder dinheiro em equipamentos e insumos de baixa qualidade ou produtividade reduzem bastante", recomenda Cosso.

Tenha em mente que é preciso pensar de forma estratégica e apostar no que realmente faz sentido para o perfil de clientes atendidos e para o crescimento do seu negócio.

4 - Encare os desafios com criatividade

O mercado de sublimação é bastante concorrido. Por isso, muitos empreendedores falham ao insistir em oferecer mais do mesmo.

Desafios e obstáculos vão acontecer ao longo da sua jornada, mas o importante é se forçar a pensar além do óbvio e descobrir maneiras de trazer diferenciais ou produtos/ serviços complementares, que encantem os seus clientes. 

5 - Empreendedores do segmento de sublimação devem fazer uma gestão profissional

Por fim, é essencial que os empreendedores do segmento de sublimação também deem a devida atenção para a saúde financeira e para a gestão do negócio.

Pense que nenhuma empresa sobrevive no longo prazo se não houver um olhar e um controle profissional no fluxo de caixa. Por isso, pode valer a pena dar alguns passos para trás para organizar a "casa" antes de sair por aí tentando aplicar técnicas de vendas ou de retenção de clientes!

5 dicas para vencer no mercado de impressão digital de grandes formatos

Aplicações da impressão 3D no mercado de comunicação visual

Video-Aplicações da impressão 3D no mercado de comunicação visual

As impressoras 3D estão cada vez mais populares e, claro, podem ser utilizadas no mercado de comunicação visual. Mas, para quais finalidades elas podem ser usadas? Assista ao nosso vídeo e descubra!

Tipos de tintas para impressão digital em grandes formatos

Video-Tipos de tintas para impressão digital em grandes formatos

Quer saber quais os tipos de tintas mais utilizados para impressão em grandes formatos? A gente responde neste vídeo! Confira quais as vantagens de cada uma dessas tintas e todos os cuidados necessários que você precisa ter ao usar esses materiais.