Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_1433026202.jpg

4 soluções para ir além das lonas das fachadas

Apesar de as lonas das fachadas serem bastante populares, existem outras alternativas para oferecer para o seu cliente.

No Brasil, surgem em torno de 8,5 mil novas empresas por dia, de acordo com levantamento divulgado pela Empresômetro, especializada em inteligência de mercado. E, entre esses novos empreendimentos, muitos apresentam a demanda imediata por uma fachada atrativa, que funcione, também, para captar clientes. Por isso, é muito importante saber como ir além das lonas das fachadas na hora de apresentar soluções e orçamentos para os empreendedores.

Hoje, as fachadas desenvolvidas a partir de lonas são bastante comuns e populares, sobretudo em função do valor acessível do material e sua manutenção facilitada. No entanto, o mercado de comunicação visual é bastante dinâmico e já apresenta outras alternativas que podem ser interessantes para projetos com propostas diferenciadas de fachadas. 

Quais produtos podem ser utilizados além das lonas das fachadas?

Valdeci Alencar, da Arte Nobre Letras, resume algumas das principais opções disponíveis no mercado:

"Nas fachadas, como revestimento, o ACM está sendo muito utilizado em diversas cores, medidas e modelos. Além dele, temos o aço corten e a chapa galvanizada pintada em cores variadas. Para completar, na comunicação visual da fachada após o revestimento, podem ser usadas letras caixas e letras blocos. Também não podemos esquecer dos painéis luminosos com design arrojado", sintetiza o profissional.

A seguir, saiba mais sobre as possibilidades para ir além das lonas das fachadas em seu negócio.

Revestimento com ACM

"A funcionalidade do revestimento com ACM é dar cara nova à fachada do estabelecimento", explica Alencar.

De forma simples, o ACM (alumínio composto, do inglês Aluminum Composite Material) é um painel composto por duas lâminas de alumínio e plástico em seu interior. Trata-se de um material versátil, que pode facilmente ser combinado com outros elementos na fachada - como o vidro e o aço, por exemplo. 

Esse tem sido um material bastante requisitado no lugar das tradicionais lonas das fachadas por proporcionar um acabamento elegante e diferenciado, além de ser bastante resistente à corrosão e durável - inclusive quando instalado em locais com exposição a intempéries climáticas.

Outro ponto positivo é que ele é de fácil manuseio, o que permite que seja moldado de diferentes formas, o que garante projetos de comunicação visual elegantes e criativos - por exemplo, compondo elementos curvos.

Revestimento de fachada com aço corten

De visual bastante característico, o aço corten é patinável com propriedades anticorrosivas e alta durabilidade. No entanto, para preservar esses atributos, quando a fachada estiver em local com muita umidade, ou com bastante mudança climática, é recomendado, também, utilizar uma pintura anticorrosiva para proteger por mais tempo o material e o visual da fachada. Fora isso, esse tipo de material requer baixa demanda com manutenção.

Outro diferencial é que esse é um material sustentável, já que é 100% reciclável. Assim, essa pode ser uma boa alternativa além das lonas das fachadas para projetos mais arrojados, modernos e com uma "pegada" sustentável.

Letra caixa

Esse recurso é combinado com outros materiais além das lonas das fachadas, a fim de proporcionar projetos personalizados e que transmitem atributos como modernidade e requinte. Outra vantagem da letra caixa é que ela garante fidelidade na reprodução da marca do negócio, já que proporciona um recorte fiel às formas da marca.

Ainda, elas podem ser fabricadas em diversos tipos de materiais, incluindo aço escovado, chapa galvanizada, acrílico ou MDF, apresentando alta durabilidade e resistência a desgastes.

Outro diferencial é que podem receber iluminação, por meio de estruturas de LED, garantindo a visibilidade da marca na fachada 24 horas por dia: "as letras caixas são as 'cerejas do bolo' da fachada, deixando a marca sempre em evidência", sintetiza o representante da Arte Nobre Letras.

Fachada em aço galvanizado

O aço, por suas propriedades técnicas e estéticas, é, realmente, um dos materiais mais requisitados para fachadas. Entre suas diversas apresentações, a versão galvanizada é bastante utilizada em projetos de comunicação visual que buscam transmitir requinte, modernidade e credibilidade à marca do negócio.

Além desse apelo estético, a galvanização (uma espécie de blindagem feita a partir de metais nobres, como o zinco) faz com que ele apresente alta durabilidade e resistência. 

E, assim como os outros tipos de aços, esse também possui atributo sustentável: é 100% reciclável e nenhuma árvore é derrubada para sua fabricação.

Dicas finais para trabalhar com projetos que vão além de lonas nas fachadas

Para finalizar, Alencar lembra de alguns cuidados básicos para conquistar seu cliente, independentemente do tipo de material escolhido para a fachada.

"Deve-se fazer um trabalho com ótimo acabamento e sempre lembrar o cliente de manter a manutenção em ordem, como fazer limpeza e revisão estrutural periódica. Dessa forma, ele terá sua fachada impecável por muito tempo e manterá a satisfação e a confiança em seu trabalho", resume o representante da Arte Nobre Letras.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar