Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como escolher o corte em chapas de acrílico?

shutterstock_1148625326.jpg
Conheça as principais técnicas de corte em chapas de acrílico, bem como suas vantagens e dificuldades, e escolha a mais adequada para o seu negócio! O corte em chapas de acrílico é um processo relativamente simples e fácil de ser realizado.

O corte em chapas de acrílico é um processo relativamente simples e fácil de ser realizado. Afinal, o acrílico conta com propriedades uniformes e ausência de orientação molecular.

A maioria das chapas de acrílico pode ser usinada em um equipamento convencional para chapas moldadas, desde que sejam mantidos alguns cuidados especiais, ou por meio de ferramentas manuais. No entanto, é importante ter em mente que o acrílico tem um baixo ponto de amolecimento, que ocorre entre 80 e 100ºC. Portanto, a serra pode fazer os cavacos amolecerem, aderindo à peça que está sendo usinada. 

1. Riscagem

Essa é a maneira mais fácil e econômica para cortar chapas finas de acrílico, ou seja, com até dois milímetros de espessura.

A riscagem é feita com um riscador com ponta seca e afiada de aço. Portanto, é fundamental fixar adequadamente a chapa e manter a pressão do riscador homogênea para que o processo ocorra de forma segura e seja possível alcançar o resultado esperado. Depois que a peça for riscada, basta "quebrar" o material ao longo da linha traçada.

Apesar de simples, no entanto, a riscagem não deve ser usada para chapas de acrílico grossas ou cortes muito extensos. Ainda, vale ressaltar que a riscagem não é um procedimento muito usual, uma vez que tem alta probabilidade de quebrar partes que não foram previstas no traço inicial.

Portanto, a riscagem precisa ser realizada por um profissional com grande experiência. Além disso, o acrílico deve manter sua película protetora para protegê-lo de riscos durante o processo e ajudar no esfriamento do material.

2. Corte com serras

O corte em chapas de acrílico com serras de fita e circulares são as técnicas mais comumente usadas, sendo que as serras circulares são mais indicadas para cortes retos e as serras de fita para cortes em linhas curvas.

Em ambos os casos, é preciso de um equipamento adequado com motores de potência de 3/4 CV (ou HP). Para chapas com espessuras acima de 100 milímetros, é necessário um motor de 5 CV.

O equipamento de corte com serras ainda merece uma atenção especial do profissional que vai manuseá-lo para evitar acidentes. Aqui, é fundamental o uso de óculos de segurança, protetor auricular e luvas de proteção para as aparas que podem ficar na borda das chapas de acrílico.

Outra dica importante é posicionar com atenção os desenhos das peças que serão cortadas. Com isso, é possível evitar o desperdício de material, muito comum e decorrente de cortes que não estavam bem alinhados.

Serras circulares

As serras circulares exigem uma afiação especial para o corte de chapas acrílicas. Elas ainda devem ter lâminas rebaixadas ou contar uma leve angulação para ajudar a eliminar a serragem e, assim, evitar o agarramento e o superaquecimento. 

Serras de fita

As guias devem ser mantidas sempre próximas da serra para reduzir a tendência de torção da lâmina. Além disso, o ar comprimido deve ser dirigido para o ponto de contato para esfriar a chapa e a lâmina.

3. Corte em chapas de acrílico a laser

O corte a laser de chapas de acrílico é amplamente usado no mercado, uma vez que uma máquina do tipo permite desenvolver projetos diferenciados e, com isso, atender aos mais variados perfis de clientes e projetos.

O corte a laser permite alta precisão, flexibilidade e grande capacidade de produção a custos mais baixos. Além disso, as máquinas a laser podem cortar superfícies de até 30 mm de espessura sem deformações ou alterações estruturais no acrílico. E isso acontece porque o processo concentra a energia em um só ponto, limitando a geração de calor apenas a uma área da chapa.

Além disso, o corte a laser elimina a necessidade de lixamento e polimento nas bordas do acrílico, gerando alta qualidade ao produto final e um acabamento de excelência. Por fim, vale destacar que o laser permite adequar a produção para grandes ou pequenos volumes de cortes, sendo muito versátil e permitindo o melhor aproveitamento das chapas. É possível encontrar no mercado diversas opções e máquinas de corte a laser. Com isso, você consegue garantir ainda mais a qualidade do seu produto final!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar