Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_735988930.jpg

Tudo o que você precisa saber sobre vinil

Conheça as vantagens de trabalhar com o vinil e entenda como o material pode ajudá-lo a diversificar o seu portfólio de produtos para conquistar mais clientes! Por ser flexível, o material é extremamente versátil e durável, portanto, pode representar um excelente caminho para quem deseja ampliar a sua atuação do mercado da comunicação visual, mas ser perder a qualidade dos trabalhos.

O mercado de comunicação visual vive um momento bastante dinâmico e cheio de novidades. Afinal, com as novas tecnologias disponíveis, é possível personalizar os mais diversos tipos de substratos com alta qualidade e praticidade. Quando falamos do vinil, temos a disposição inúmeras aplicações, que vão desde embalagens até móveis e carros.

Por ser flexível, o material é extremamente versátil e durável, portanto, pode representar um excelente caminho para quem deseja ampliar a sua atuação do mercado da comunicação visual, mas ser perder a qualidade dos trabalhos.

Quer entender melhor as vantagens e aplicações do material? Então, não deixe de ler este artigo!

Conheça as possibilidades de uso 

"As aplicações são inúmeras, dentre elas estão: tubos e conexões, laminados e espalmados, embalagens (filmes flexíveis e frascos), fios e cabos, perfis para construção civil, calçados, mangueiras e outras aplicações específicas", explica Eduardo Yamashita, consultor multidisciplinar no mercado de Comunicação Visual.

Dessa forma, o material atende desde empresas que desejam divulgar e promover seus produtos até clientes finais que buscam renovar a decoração da casa ou renovar utensílios e ambientes.

Na comunicação visual, Yamashita explica que o vinil é usado de duas maneiras: películas autoadesivas (vinil adesivo) ou substratos flexíveis (lonas).

Qual o melhor vinil para cada caso?

De acordo com Yamashita, no caso de películas autoadesivas (vinil adesivo), os filmes devem ter características adequadas para o seu uso, como:

  • cor;
  • acabamento superficial;
  • adesivo (acrílico ou borracha e base d´água ou solvente);
  • tensão / elongação;
  • durabilidade/garantia (exposição interna ou externa e horizontal ou vertical).

"Temos os vinis calandrados e cast. Cada um é indicado para aplicações de durabilidades diferentes. No caso do calandrado, a indicação é para aplicação em superfícies planas e curvas simples. Já o cast é para todos os tipos de curvaturas de superfícies. Porém, o mercado tem migrado para o vinil calandrado para todas as superfícies. Essas aplicações terão menor durabilidade", explica o especialista.

Já no caso substratos flexíveis, as lonas podem ser opacas ou translúcidas. Yamashita explica que todas as lonas possuem características diferentes, como espessura, tipo de tecido, cor do black (branco, cinza ou preto), acabamento superficial (brilhante, fosco ou semi fosco/semi brilho), resistência à tração e durabilidade/garantia (exposição interna ou externa e horizontal ou vertical).

"Para uma aplicação onde é necessário ter a iluminação por trás da lona, a indicação é pela translúcida. Já para iluminações frontais, a lona opaca. Dependendo do “suporte” traseiro, opta-se pelas lonas com fundo cinza ou preto (blockout)", explica.

As vantagens de trabalhar com o vinil

O vinil é um material altamente dinâmico para a comunicação visual. Portanto, tem o potencial de ajudá-lo a expandir o portfólio de serviços e, inclusive, de atender a diferentes segmentos do setor.

De acordo com Yamashita, estes são os principais benefícios do material:

  1. Flexibilidade: as superfícies de aplicação do vinil têm muitas variações (curvas). O vinil permite fazer a aplicação nas mais variadas curvaturas de superfícies
  2. Compatibilidade às tintas de impressão: o vinil é compatível às tintas base solventes que são utilizadas no mercado. Não necessitando de tratamentos superficiais no vinil
  3. Durabilidade: se respeitados os limites das suas características, o vinil tem excelente performance às intempéries naturais
  4. Acabamento superficial: é possível ter vários tipos de textura, fazendo com que o material tenha diversas aparências.

Sabia que vinil pode ser usado na comunicação visual de fast food? Quer saber como? Baixe nosso material exclusivo e gratuito! 

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar