Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tudo o que você deve saber sobre serigrafia industrial

Tudo o que você deve saber sobre serigrafia industrial

A serigrafia industrial não é um processo destinado apenas ao segmento têxtil. Apesar de possuir grande importância para a área, ela atende a produção dos mais variados itens, que vão desde embalagens de cosméticos até vidros traseiros de automóveis.

A serigrafia industrial é uma técnica que permite customizar uma grande quantidade de itens com um custo relativamente baixo. Portanto, onde existe impressão, a serigrafia industrial pode estar presente!

O que é Serigrafia Industrial

"A serigrafia, em geral, é o processo pelo qual realizamos a impressão em diversos tipos de substratos. Esta técnica ainda é a maneira mais rápida, prática, com melhor custo e com uma qualidade impressionante, desde que sejam seguidas as orientações adequadas para cada tipo de trabalho", explica André Manzatto, técnico da Agabê.

De acordo com o especialista, tudo o que se imprime por meio de outros processos também pode ser feito com serigrafia, com raras exceções. "Já o contrário, não é uma realidade", complementa.

A serigrafia industrial é um dos poucos processos que depositam pequenas ou grandes quantidade de tinta com muita precisão e controle. "Na serigrafia, podemos aplicar diversos tipos de tintas, como as fundentes, hidrossolúveis, pastas. Além de tintas à base de solventes, por cura UV, plastisol, entre outros", complementa Manzatto.

Onde o processo pode ser aplicado?

Existem materiais que só podem ser impressos em serigrafia. Nesses casos, em outros processos, a gravação pode se tornar inviável por causa do preço, devido à necessidade de equipamentos de alto custo.

A serigrafia industrial pode gravar diversos substratos, como tecidos, vidros, madeira, alumínio e vários tipos de plásticos. Além disso, a impressão pode ser realizada em superfícies regulares ou irregulares, em qualquer quantidade de cores e nas mais diversas tonalidades.

"Quando falamos em serigrafia industrial, sempre pensamos em grandes quantidades e com alta qualidade. Podemos concluir que a técnica serve para otimizar processos, pois quando um produto entra na fase industrial, este processo precisa estar adequado e com a máxima qualidade e produtividade", complementa.

As vantagens da serigrafia industrial

"A serigrafia traz enormes vantagens para o mercado em geral. Possibilitando, muitas vezes, viabilizar um determinado produto. Por exemplo: como vender um produto, como um perfume, sem uma embalagem de qualidade, bonita e que atrai o consumidor? O processo serigráfico permite isso. Outra vantagem é a qualidade da impressão com um custo muito baixo", explica Manzatto.

A técnica ainda traz outras vantagens, como:

  • gera vagas no mercado de trabalho;
  • possibilita dar vida às mais diversas estampas no mercado da moda;
  • agrega valor a um produto.

Quem pode aplicar a técnica?

A serigrafia industrial é um processo bastante versátil e relativamente fácil, além de muito cativante.

Para Manzatto, "todos podem usar o processo, desde uma criança de 6 anos, realizando trabalhos escolares até senhores de mais de 80 anos. As pessoas podem usar a serigrafia como terapia ocupacional ou até criarem empresas altamente lucrativas. Eu costumo dizer que quem conhece e se apaixona pelo processo, coisa fácil de acontecer, nunca fica sem ganhar algum dinheiro".

De acordo com o especialista, a serigrafia sempre será uma alternativa de fonte de renda, mesmo durante as crises: "podemos trabalhar com a serigrafia em apenas um metro quadrado de espaço, confeccionando cartões de visita e convites de casamento, por exemplo. Este processo está em quase tudo. Nos balões para festa, no painel e nos vidros dos carros, nos cartões de visita em relevo americano, em xícaras, copos, móveis dos quartos das crianças, canetas, réguas, computadores, microondas etc".

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar