Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

6 detalhes que fazem perder tempo na serigrafia

6 detalhes que fazem perder tempo na serigrafia.png
Apesar de ser um processo que exige atenção, alguns detalhes na serigrafia podem atrapalhar sua produtividade. Descubra quais são.

A serigrafia é um processo que exige bastante atenção. Em geral, sem um planejamento e organização prévios, alguns detalhes podem passam despercebidos, o que resulta em perda de tempo, retrabalho e outros problemas que drenam a produtividade e a lucratividade do negócio.

Para identificar alguns pontos que podem ser melhorados e ter uma produção mais ágil e eficiente, confira as dicas a seguir.

1. Quando possível, ganhe tempo com a pré-impressão

A pré-impressão realizada com antecedência torna o processo mais ágil, otimizando o tempo produtivo e as entregas de seus pedidos.

A preparação da matriz de impressão faz parte do processo relacionado à pré-impressão e, feita de forma adequada, permite que o operador se preocupe posteriormente apenas com a parte a ser impressa, agregando mais dinamicidade ao trabalho.

“Os arquivos digitais e seus posteriores fotolitos (ou lasers filmes) também podem ser agilizados para a gravação da matriz para se ganhar tempo”, indica o professor da Escola Senai Theobaldo de Nigris, Alexandre da Silva Maltez.

2. Para ter agilidade na serigrafia, não utilize insumos inadequados

Não é recomendado guardar insumos que já foram preparados, como tintas à base de água e seus aditivos, pois esses componentes usados na preparação poderão contaminar as demais tintas e, com isso, resultar em refações e perda de tempo.

Por esse motivo, recomenda-se preparar os insumos apenas quando esses forem ser utilizados no trabalho serigráfico.

3. Utilize os insumos corretos

Esse é um detalhe importante na serigrafia: o uso dos insumos certos.

"A utilização de insumos que sejam adequados aos produtos a serem impressos, como a emulsão adequada e um tecido com número de fios que atenda à qualidade da imagem a ser impressa, é um fator preponderante na agilização do processo de serigrafia”, destaca Maltez.

Vale ressaltar que, na serigrafia, existem muitos produtos de variados fabricantes. Desta forma, para que o processo possa acontecer plenamente, todos esses elementos devem ser controlados quanto à sua padronização, o que também agilizará a produção e ajudará a evitar problemas de qualidade e retrabalhos.

4. Faça a preparação adequada da matriz

O trabalho também pode ser agilizado com uma programação da produção que contemple a preparação da tela, respeitando os tempos de secagem (ou cura) da cola e da emulsão.

5. Esteja atento às melhores práticas no desengraxe e emulsionamento

Diversos problemas que causam perda de tempo para minimizá-los e solucioná-los podem ser evitados com as práticas corretas de desengraxe e emulsionamento.

Isso inclui quando a imagem não abre total ou parcialmente na revelação, quando áreas da matriz que parecem abertas não imprimem, quando pedaços da camada de emulsão acabam desprendidos da malha na limpeza ou quebram prematuramente e outros.

Por isso, é fundamental utilizar no desengraxe apenas produtos específicos, tensionar corretamente a malha, acertar o tempo de exposição à luz e garantir que seja feito um contato uniforme entre as camadas de arte-final e de emulsão, entre outras boas práticas.

6. Mantenha a organização do ambiente e de seus objetos de trabalho

Já parou para pensar em quanto tempo você pode estar perdendo procurando itens antes de cada trabalho?

É fundamental manter a oficina organizada, limpa e com os equipamentos dispostos de forma a manter o fluxo contínuo dos processos. Itens e maquinários que são comumente utilizados em conjunto ou sequência devem ficar próximos, criando um layout de produção otimizado.

Além disso, não ter uma organização adequada das peças e dos rodos pode também levar a uma perda de tempo durante o processo da serigrafia e, como tempo é dinheiro, atente-se também a esse ponto.

“A organização pode ser feita aplicando o princípio do 5S, de tal maneira que todos os rodos possam ser organizados de acordo com o tamanho e a dureza de cada um, assim como as calhas devem ter suas lâminas protegidas para que não sofram danos e prejudiquem a produtividade e qualidade do trabalho”, finaliza o professor do Senai Theobaldo de Nigris.

Já sabe como a produção sob demanda vai impactar seus negócios?
Baixe nosso material exclusivo e gratuito e saiba tudo o que você precisa!

É só clicar no botão laranja "Baixar"

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar