Oportunidades, Tendências

Quer saber como trabalhar com painéis de tecido? Confira!

Grande tendência do mercado de comunicação visual atualmente, os painéis de tecido contam com uma mistura interessante de tecidos, cores, formatos e texturas que tem chamado cada vez mais a atenção de clientes e profissionais. Dentre suas vantagens, vale a pena destacar o fato de eles não deformarem com o tempo e ainda permitirem impressões em alta resolução.

Mas o que são os painéis de tecido?

Os painéis de tecido são altamente versáteis e excelentes opções para divulgar produtos e marcas. As imagens que eles apresentam são impressas digitalmente pela sublimação, o que garante uma qualidade quase que fotográfica, com alta resolução.

Na maioria das vezes, os painéis de tecido são fixados em estruturas de alumínio que, além de serem mais leves, duram mais do que as feitas com madeira ou aço. Algumas, inclusive, no formato vertical, contam com pés”, dispensando a necessidade de instalação.

Vantagens dos painéis de tecido

Os painéis de tecido não têm limite de tamanho. Se eles forem muito grandes e excederem a largura do tecido, por exemplo, basta usar uma costura especial, que deixará as emendas praticamente imperceptíveis.

Além disso, eles não refletem luz, facilitando a leitura da comunicação. E como dissemos acima, não deformam com o tempo, sendo considerados um material com “vida longa” e excelente custo-benefício.

Outro ponto a se ressaltar é que os painéis de tecido podem funcionar muito bem para absorver” a acústica em locais com grande fluxo de pessoas, além de não reterem água, não amassarem, não apresentarem vincos e poderem ser lavados sem perder a qualidade da impressão.

Como trabalhar com painéis de tecido

“O tecido utilizado  nos painéis precisa ter 100% de poliéster em sua composição, podendo ser de Microfibra, Oxford, Voil ou Cetim”, resume Raquel Barcelos de Souza, professora de serigrafia da Univates (Universidade do Vale do Taquari). Segundo ela, cada um desses tipos de poliéster tem características e aplicações próprias.

“Enquanto a Microfibra é caracterizada pela qualidade de suas cores, o Oxford é mais leve. Já o Voil é indicado para efeitos de transparência e o Cetim para aumentar o brilho da mensagem impressa. Também existem os tecidos considerados ecológicos, feitos a partir de garrafas pet recicladas”, explica.

Para a produção de painéis de tecido com estampas, Raquel recomenda a separação das tonalidades por cores indexadas ou quadricromia, para garantir a fidelidade das imagens fotográficas. “As telas de serigrafia devem ter formatos grandes, conforme o tamanho do painel, ou, então, deve-se trabalhar com telas menores, que tenham imagens encaixadas, que possam preencher toda a base do painel.”

A professora ressalta, também, a vantagem da sublimação nos painéis de tecido feitos com poliéster. “Essa técnica permite um produto resistente, com boa definição de imagem ( não necessita de separação de cores), solidez e custo menor ainda.”

Quer saber mais sobre os painéis de tecido? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *