• Canal Digital Future Print is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão, Impressão Serigráfica

Porque não tomar decisões precipitadas para enfrentar desafios da sublimação

Entre os desafios da sublimação, Pedro Henrique Oliveira, professor de sublimação da PhD Sublimação, chama atenção para o fato de as incertezas do início do negócio levarem a decisões precipitadas, que, muitas vezes, são tomadas pela emoção: “hoje, graças aos canais de comunicação, como a internet, podemos nos aprofundar bem no assunto antes de entrar de cabeça em qualquer segmento”.

O especialista ainda chama atenção para as burocracias jurídicas relacionadas à abertura de uma empresa, que geram grandes desafios da sublimação: “não é fácil constituir e manter uma empresa no Brasil, porém, como ótimos empreendedores que somos por natureza, seguimos em frente com os sonhos”.

Vantagens e limitações da sublimação

A sublimação é um processo que tem muitas vantagens, mas também algumas limitações. “Entre as vantagens, está a infinidade de cores que podemos atingir em um substrato. Acho incrível que é possível ter uma camiseta pronta em alguns minutos, basta pesquisar imagens em bancos online, por exemplo”, afirma Oliveira. 

Por outro lado, ele chama atenção para alguns pré-requisitos que geram desafios da sublimação. O substrato, por exemplo, precisa ser composto de poliéster para que o resultado final fique bom. E isso vale tanto para o segmento têxtil quanto para os demais: “para outros substratos, a regra permanece. Em uma caneca, azulejo ou uma pedra, por exemplo, bastante utilizados no nicho de presentes e de brindes personalizados, é necessário que eles possuam uma camada de poliéster. Ou, como se diz por aí, uma resina“.

Dessa forma, antes de sair aplicando a estampa, é preciso garantir que o substrato tenha a base de poliéster. Caso contrário, haverá um grande desperdício de tempo, insumos e dinheiro.

Por fim, Oliveira recomenda: “tenha foco, seja cauteloso em suas decisões, mas não se deixe vencer pelo medo. Como diz o poeta, ‘de tanto não parar, a gente chega lá'”. 

5 dicas para vencer no mercado de impressão digital de grandes formatos
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *