As redes sociais chegaram para ficar na vida do brasileiro. Mas engana-se quem pensa que elas são apenas uma forma de manter contato com amigos e familiares e de compartilhar momentos de lazer. Cada vez mais, mídias como Facebook, YouTube e LinkedIn também se consolidam como importantes canais de vendas e de relacionamento com clientes. E quando falamos especialmente dessa última rede, esta percepção é ainda maior.

Afinal, o LinkedIn tem o objetivo de promover o networking e a realização de bons negócios, sendo, na prática, uma oportunidade e tanto para que empresas do setor de comunicação visual atraiam mais clientes e marquem sua presença no mercado B2B. Só que, para extrair o melhor dessa ferramenta e conseguir, inclusive, aumentar as vendas do seu negócio, algumas recomendações precisam ser levadas em consideração. Confira mais detalhes a seguir:

1. Crie uma página para a sua empresa

O LinkedIn, assim como o Facebook, tem uma opção de página para empresas que desejam atuar na rede social, pela qual os seguidores podem acompanhar as atualizações da organização. Além disso, as organizações têm acesso a dados de extrema importância para que possam conhecer melhor o seu público e os conteúdos que mais chamam a sua atenção.

Por isso, é fundamental começar da maneira correta: em vez de criar um perfil de usuário para a sua empresa, demonstre mais credibilidade e profissionalismo com uma página no LinkedIn.

2. Invista em conteúdo relevante

Para que potenciais e atuais clientes queiram seguir a sua empresa no LinkedIn, você precisa dar algo em troca para eles. Nesse sentido, o conteúdo é um componente essencial para ajudar o seu público a resolver problemas e tirar dúvidas.

O resultado dessa estratégia é a possibilidade de posicionar a empresa como referência no segmento e, claro, conseguir mais vendas.

“Produzir conteúdo útil para as conexões da rede é fundamental. Uma marca não gera leads ou vendas no primeiro contato com o seu consumidor, mas como consequência de um relacionamento que é construído ao longo do tempo. Dessa forma, é muito importante oferecer conteúdo que seja realmente útil e diferenciado aos usuários para que a sua marca vá ficando mais forte na lembrança dessas pessoas”, recomenda Cinara Moura, gerente de Business Intelligence da agência Moringa Digital.

3. Não deixe o básico de lado

Apesar de parecer óbvio, muitas empresas ficam tão focadas em gerar vendas e resultados com as redes sociais que acabam esquecendo do básico: disponibilizar diferentes formas para que as pessoas entrem em contato com elas.

“Disponibilize todas as formas de contato no próprio LinkedIn – e em todos os lugares possíveis. Lembre-se que a responsabilidade por ser encontrado é da marca e o consumidor não possui obrigação de procurar seus contatos. Então, é fundamental facilitar o caminho dele até sua marca e um pouco de redundância não faz mal: se seus contatos constam no perfil, inclua-os também nas postagens e materiais produzidos para a rede social”, acrescenta Cinara.

4. Comunique a presença na rede

Outro erro muito comum de empresas que começam a atuar nas redes sociais é não divulgar que está presente oficialmente nesses canais.

Dificilmente, os seus clientes, fornecedores e parceiros vão “adivinhar” que a empresa está no local.

Acrescentar o perfil desse e de outros canais em todas as divulgações, como e-mails, site e, até mesmo, materiais impressos, faz toda a diferença para que a marca ganhe mais visibilidade e seguidores.

5. Invista em publicidade

É possível criar campanhas e, dessa forma, conquistar mais vendas com o LinkedIn. Assim como no Facebook, os anúncios na rede permitem segmentar públicos e aumentar a visibilidade da marca e dos produtos oferecidos.

Essa é uma ferramenta importante para complementar as estratégias de conteúdo e conseguir impactar uma gama maior de pessoas que possam ter interesse naquilo que é vendido.

6. Acompanhe os dados a todo momento

Como falamos no início do texto, a página de LinkedIn para empresa traz uma série de indicadores que permitem entender mais a fundo o perfil do seu público na rede.

Use essas informações de forma estratégia para criar conteúdos cada vez mais atrativos e potencializar os resultados obtidos no canal.

Tenha em mente que, quando falamos do universo digital, dados e informações são muito valiosos. Por isso, quanto mais conhecimento você tiver, mais conseguirá otimizar as suas campanhas e, assim, vender mais por meio do universo digital.

Gostou das nossas dicas sobre como aumentar as vendas com a ajuda do LinkedIn? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima.