Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Oportunidades para o segmento de etiquetas: tipos específicos para cada produto

Article-Oportunidades para o segmento de etiquetas: tipos específicos para cada produto

Oportunidades para o segmento de etiquetas.jpg
Com o aumento da demanda, cresce as oportunidades para o segmento de etiquetas, com novidades e tipos específicos para cada produto.

Elementos obrigatórios para a comercialização de quaisquer produtos, as etiquetas - que apresentam dados da empresa produtora, bem como as suas especificações técnicas do produto - possuem uma grande variedade de opções. 

Consequentemente, as oportunidades para o mercado de etiquetas são vastas. Cada uma delas possuem aplicações específicas, são fabricadas com materiais especiais, tintas e cortes diferenciados e até mesmo com um material que resista às condições específicas.

Convidamos Carlos Novaes, diretor comercial da Tecnoprint, para falar sobre as muitas oportunidades para esse segmento, assim como os cuidados para oferecer as melhores possibilidades para este mercado.

Mercado de etiquetas: vasta gama de oportunidades

Quando se fala em etiquetas, não é raro as pessoas diminuírem a importância desse item em nosso dia a dia. Mas, para Carlos Novaes, a realidade é totalmente outra. “As etiquetas, sejam em menor ou maior complexidade, são fundamentais e fazem parte do cotidiano de todos nós”.

Essa importância se apresenta em números. Segundo a análise de mercado de etiquetas industriais, elaborada pela Mordor Intelligence, o tamanho desse mercado deverá crescer de US$ 23,70 bilhões em 2023 para US$ 30,52 bilhões até 2028, com um CAGR de 5,19% durante o período de previsão (2023-2028).

Segundo a mesma análise, a crescente demanda por etiquetas nos setores logístico, automotivo e de alimentos são fatores que impulsionam o crescimento deste mercado.

Além disso, o diretor da Tecnoprint destaca que a etiqueta, independente do seu tipo ou variação, possui vários usos, com destaque para:

  • Linha Hospitalar: com a etiqueta sendo usada na identificação de exames e coletas de sangue. Também é usada na separação dos medicamentos em Hospitais, na identificação de aparelhos, rouparia etc.
  • Linha alimentos: a etiqueta é usada em toda a cadeia alimentar, desde no controle do animal no pasto, até no produto final (cortes de carne). “A etiqueta é usada no controle por código de barras ou mesmo nas mais recentes tecnologias em RFID, da qual a Tecnoprint é pioneira no Brasil”, destaca Novaes. 
  • Indústria automotiva: você sabia que em um veículo finalizado, temos aproximadamente 300 tipos de etiquetas? Cada uma com uma característica técnica diferente e que deve atender níveis de temperatura, resistência, não conter produtos que agridam o meio ambiente após o final de vida do veículo etc.
  • Linha agronegócio. No segmento, a etiqueta está presente desde a identificação das sementes, do maquinário envolvido até o produto final. “Nestes casos, as etiquetas devem conter informações nutricionais, lotes, validade desde a origem do produto”.

Etiquetas estão mais sustentáveis, mas ainda há desafios

Com a crescente preocupação com a sustentabilidade, o mercado consumidor não só busca produtos com embalagens sustentáveis, mas querem ter a opção de reaproveitar algumas embalagens, como potes de vidros e outros materiais. 

É por isso que as empresas precisam considerar também a experiência do cliente na hora de elaborar rótulos e etiquetas. Para isso, há a possibilidade de desenvolvimento de novas soluções, com materiais mais limpos e sustentáveis.

No entanto, Carlos Novaes salienta que há ainda muitos desafios dentro do segmento de etiquetas que merecem atenção. 

Ainda temos muitos desafios quanto ao descarte do liner no processo produtivo. Ele contém adesivo o que limita seu reaproveitamento” 

No entanto, o diretor da Tecnoprint destaca que diversos estudos estão em andamento e buscam um processo de reciclagem alternativo dessas aparas. “Hoje, acreditamos que pouco mais de 30% sejam totalmente reciclados, com perspectivas de melhora”, complementa.

Muitas oportunidades, materiais e tipos de etiquetas

 Diante do aumento da demanda e das novas oportunidades de mercado, a variedade de etiquetas que surgem no mercado especializado é crescente.

Confira algumas das principais novidades em etiquetas a seguir:

Etiquetas em Nylon Resinado ou Papel Sintético - Normalmente utilizadas em indústrias de confecções, aplicadas em peças de roupas, tecidos e/ou calçados.

As etiquetas em Nylon possuem boa durabilidade, alto desempenho e podem ser impressas com Ribbons em impressoras térmicas, otimizando processos e garantindo qualquer tipo de informação.

Etiquetas em Poliestireno e Polietileno - Normalmente utilizadas na identificação de processos, essas etiquetas têm a finalidade de aplicação como um cartão TAG, porém precisam ter uma característica de resistência, evitando rasgar, amassar e/ou danificar as informações que estão inseridas.

Já as etiquetas em Poliestireno são conhecidas por sua aderência eletrostática, flexibilidade na identificação e uso. 

Segundo Novaes, essas etiquetas são muito utilizadas em frigoríficos, açougues, identificação de alimentos e entre outros demais segmentos do mercado. “As etiquetas em poliestileno também são totalmente atóxicas e permitem contato direto com alimentos”.

Lacres de Segurança em VOID - São utilizadas em diversos segmentos, por evidenciar a violação ou impossibilitar sua remoção. Esse tipo de aplicação é comum em equipamentos de informática, identificação de produtos e seguranças em embalagens.

Lacres de Segurança em Vinil Destrutível (Casca de Ovo) - Tem a finalidade de segurança, já que assim que aplicadas, essas etiquetas não podem mais ser removidas, evitando fraudes, cópias e/ou falsificação de um produto.

É muito comum encontrar as etiquetas de Vinil Destrutível em produtos eletrônicos, peças de computadores, produtos específicos com um valor alto agregado.

Etiquetas Fluorescentes – Fabricadas com materiais especiais e/ou com tintas fluorescentes, essas etiquetas são utilizadas em identificações que precisam de visualização direta ou chamativa. São também aplicadas no controle de estoque por FIFO (First in, first out), Kamban e identificação de produtos.

Além da garantia visual, essa etiqueta pode passar por qualquer tipo de impressão, até mesmo por transferência térmica e imprimir qualquer dado, informação ou até mesmo a utilização de Códigos de Barras.

Etiquetas atóxicas - As etiquetas atóxicas possuem necessidades bastantes específicas e são fabricadas para evitar perigo de contaminação de produtos, como matéria-prima e colas com características atóxicas.

É comum encontrá-las pelos supermercados, já que elas estão presentes em carnes, frutas e legumes nos supermercados.

Como você acompanhou, as oportunidades em etiquetas são muito vastas, com muitas soluções e possibilidades para todo tipo de produto, como destaca Carlos Novaes.

O universo da fabricação e utilização das etiquetas, principalmente com a explosão do E-Commerce, apresentou um expressivo aumento, especialmente na identificação das embalagens (Mercado Livre, Correios) e segmento de lacres (linha delivery de restaurantes) etc”.

Continue acompanhando o canal digital da FuturePrint e saiba tudo sobre o segmento de serigrafia, sinalização, sublimação, comunicação visual, impressão digital e têxtil

TAG: etiquetas
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar