Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Oportunidades na impressão de interiores: 3 possibilidades de impressão

Article-Oportunidades na impressão de interiores: 3 possibilidades de impressão

impressão de interiores.jpg
Grande tendência, o uso da impressão de interiores ganha espaço e oferece algumas oportunidades para decoração interior de ambientes.

A impressão digital é uma tecnologia cada vez mais presente em diversos segmentos dentro da área de comunicação visual. Já bastante utilizada em empresas, a tecnologia permite criar tendências também na decoração de interiores.

Além do seu grande custo/benefício, essa é também uma tecnologia que possibilita muito mais criatividade e agilidade na ornamentação de espaços, sejam eles residenciais ou lojas.

É também um trabalho que oportuniza a personalização de projetos, proporcionando resultados únicos e diferenciados aos interiores. Para entender melhor sobre o tema, conversamos com Fabrizio Racaneli, publicitário e sócio-administrador da Grafike Impressões.

O que é a impressão digital?

Cada dia mais comum na área de comunicação visual, a impressão digital é um sistema de impressão que utiliza a tecnologia digital para reproduzir imagens e textos em diversos tipos de materiais, como papel, tecido, plástico, acrílico, entre outros.

Esse processo de impressão é realizado diretamente do computador para a impressora, dispensando a utilização de fotolitos e matrizes”, complementa Fabrizio Racaneli.

Na comunicação visual, a impressão digital é amplamente utilizada pelas suas muitas vantagens: 

  • É um processo que utiliza fontes de luz ultravioleta, que garante que os materiais consigam secar muito mais rápido;
  • Depois de prontas, as peças contam com muito mais nitidez, cores mais vivas e maior riqueza de detalhes, o que as torna mais atrativas;
  • Ganho de durabilidade do material impresso que, em comparação com a impressão convencional, oferece muito mais longevidade e qualidade.

Uso da impressão digital em interiores de residências e empresas

Fabrizio Racaneli destaca que, com o avanço da tecnologia, a impressão digital passou a ser empregada também na decoração do interior de residências e empresas de diversas maneiras.

A impressão de interiores é muito utilizada na impressão de imagens em adesivos de parede – que podem ser aplicados em paredes, móveis e eletrodomésticos -, criando painéis decorativos e quadros, personalizando ambientes de forma rápida e prática”.

Atualmente, dispondo de equipamentos específicos, também é possível imprimir imagens personalizadas em tecidos para a confecção de cortinas, almofadas, colchas, entre outros itens de decoração.

Consequentemente, o uso da impressão de interiores proporciona diversas vantagens, principalmente pela possibilidade de criação de projetos personalizados, que se adequam às necessidades e desejos dos clientes.

Devido à sua precisão, permite uma maior fidelidade na reprodução de cores e detalhes, garantindo resultados surpreendentes e alta qualidade e durabilidade, mesmo em ambientes externos”, complementa Racaneli.

tendencias impressao de interiores.jpg

Tendências de impressão de interiores que vieram para ficar

 A impressão digital é uma tecnologia que vem revolucionando a decoração de interiores e a comunicação visual de empresas. 

Na decoração de interiores, Racaneli salienta que a utilização da impressão digital é uma tendência cada vez mais presente, proporcionando projetos únicos e diferenciados. “Podemos afirmar com toda certeza que essa é uma solução que veio para ficar”.

A impressão digital pode conferir, por exemplo, um ambiente mais amplo quando se opta por uma imagem de paisagem com visão tridimensional, ou um ambiente mais acolhedor, quando a escolha é por algo mais intimista, uniforme e com tonalidade neutra. 

Formas geométricas e textos também são muito utilizados e geram muita personalidade ao espaço onde são instaladas.

Consequentemente, muitas são as tendências do segmento que se destacam, tais como:

1 - Impressão de papel e adesivo de parede 

A personalização proporcionada pela impressão digital não limita o projeto às estampas encontradas em rolos de papel de parede encontrados em lojas de artigos de decoração. 

Por meio da impressão digital, é possível personalizar de acordo com o estilo do ambiente, com a tonalidade dos outros elementos que o compõem e com o tamanho da parede em que o papel será aplicado.

2 - Impressão de tecido

A impressão digital está presente também na impressão de tecidos, que posteriormente podem ser utilizados para a confecção de cortinas, almofadas, painéis, entre outros produtos decorativos de interiores. 

No entanto, é importante avaliar se o equipamento utilizado para esta produção é próprio para este tipo de material. Segundo o sócio-administrador da Grafike Impressões, um tecido muito utilizado atualmente na decoração é o canvas, especialmente para a produção de quadros.

A tela em canvas é uma técnica que consiste em imprimir imagens sobre uma tela de tecido, semelhante às telas de pintura”, explica.

Além de ser utilizado na decoração de ambientes internos, esse trabalho de impressão tem sido cada vez mais comum em museus, galerias de arte e outros locais que necessitam de um tecido resistente e, ao mesmo tempo, com qualidade de impressão.

3 - Impressão de imitação de madeira, cerâmica, mármore, cimento queimado e outras texturas

A impressão digital nos permite explorar a criatividade. Exatamente por isso, temos a possibilidade de “imitar” e revestir interiores com texturas utilizadas na decoração, mas que, em geral, dão muito trabalho além de gerar quebradeira, barulho e sujeira. 

Quando se trata de uma reforma, principalmente quando as pessoas estão residindo no local, as obras não são situações bem aceitas. Nestes casos, a aplicação de revestimento que imita texturas como: madeira, cimento queimado e mármore, pode ser feita em uma parede ou em móveis sem gerar inconveniência”, salienta Racaneli. 

A escolha das estampas pode ser feita de acordo com o estilo do ambiente, podendo inclusive se aproximar de outros elementos que já compõem o ambiente, como móveis.

Exemplos de aplicações de revestimentos:

- Tijolinho

- Cimento queimado

- Pedras e mármores

- Madeiras

Como você pôde ver, existem diversas possibilidades de impressão de interiores. Basta buscar os serviços de uma empresa competente para este processo e colocar a criatividade em pauta. Certamente é um investimento que vale a pena e deixa o interior mais bonito.

Confira também quais são as principais tendências de Cores e Estampas para 2024

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar