Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

É melhor repensar o uso de estampas sobre as Olimpíadas. Saiba por quê

É melhor repensar o uso de estampas sobre as Olimpíadas. Saiba por quê

A quatro meses do início das Olimpíadas é bom controlar o impulso de colocar em produção uma linha de produtos com estampas temáticas. Isso porque o uso das marcas dos jogos é restrito aos parceiros oficiais, o que impede sua reprodução por empresas que não detêm o licenciamento sob risco de penalização. A estimativa dos organizadores é vender R$ 1 bilhão por meio de 8 mil produtos licenciados para 70 empresas em 40 mil postos de venda.

Você, agora, deve estar se perguntando quais são as marcas protegidas. A extensa lista é composta, por exemplo, pelos aros olímpicos, tocha olímpica, bandeira olímpica, medalhas, mascotes e logos de Olímpiada, Paralímpiada e Time Brasil, além de expressões como Olimpíada, Jogos Olímpicos, Rio 2016 e lema olímpico.

Para garantir combate à produção e venda de produtos piratas, os organizadores do evento trabalham em conjunto com as autoridades brasileiras, baseados em cinco leis e outros normativos específicos editados para os Jogos Rio 2016, e aplicaram um selo holográfico para assegurar a autenticidade do material posto à venda.

Crime

Comete violação contra registro de marca, de acordo com a Lei da Propriedade Industrial (9.279/96), quem reproduz sem autorização, imita ou altera uma marca registrada em produto colocado no mercado sob pena de detenção de três meses a um ano ou multa. Além disso, é considerado crime quem vende, oferece ou expõe à venda um produto com marca reproduzida.

O detalhamento do uso de marca pode ser conferido no guia fornecido pelo Rio 2016. Clique aqui e leia.

14

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar