Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Máquinas híbridas: entenda o que você tem a ganhar com isso

Máquinas híbridas: entenda o que você tem a ganhar com isso

Muito tem se falado da Indústria 4.0 e do surgimento de novas tecnologias com o objetivo de otimizar a produção e automatizar processos. No mercado de comunicação visual, o cenário não poderia ser diferente. Afinal, os processos de impressão devem convergir cada vez mais.

Nesse sentido, será comum vermos mais impressoras que combinem flexografia e offset, rotogravura e flexografia e offset e serigrafia rotativa. Tudo isso por meio da impressão digital. Com isso, será possível agregar mais valor ao produto, ao mesmo tempo em que os custos são reduzidos.

As máquinas híbridas são um importante tema entre todas essas mudanças tecnológicas. Por isso, conhecer mais a fundo o potencial destas impressões e estar a par das tecnologias faz toda a diferença. Afinal, o conhecimento técnico e de mercado é o que permite com que uma empresa saia do meio comum e se destaque perante os concorrentes.

Quer entender melhor o que são as máquinas híbridas e quais as vantagens que elas podem trazer para o seu negócio? Então, não deixe de ler este material especial sobre o tema!

Conheça as máquinas híbridas

"Impressoras Híbridas possuem um sistema de alimentação de substrato que viabiliza a impressão em materiais rígidos como chapas e flexíveis rolo a rolo", explica Willians Lotti, gerente de produtos da Roland DG.

De acordo com o profissional, na maioria dos casos estes equipamentos são fornecidos já com acessórios e mesas para que seja possível obter bom tracionamento, especialmente quando se tratam de materiais rígidos, como mesas retráteis que são instaladas tanto na saída quanto na entrada da máquina.

"Essas mesas servem de bases aos materiais como um suporte evitando que as placas, durante o processo de impressão, se inclinem. Resultado: o processo de tracionamento se torna mais estável e continuo. Além de diferentes tipos de substratos, alguns equipamentos de tecnologia UV proporcionam tipos de tintas "diferentes" como a possibilidade de imprimir cores com o Branco e a aplicação do Verniz, bem como as cores CMYK."

As vantagens trazidas pelo equipamento

Lotti ressalta que o principal benefício de contar com as máquinas híbridas é proporcionar ao cliente final possibilidades de aplicação mais variadas.

"Uma empresa que detém essa tecnologia terá uma ampla gama de produtos e serviços para disponibilizar a seu cliente e, em muitos casos, oferece um trabalho com maior valor agregado, uma vez que terá a possibilidade de sair do convencional e atuar em áreas que impressoras comuns não conseguem atingir".

A impressão em chapas de forma direta é um exemplo trazido por Lotti. Com as máquinas híbridas é possível diminuir processos em diversas espessuras, além de utilizar cores especiais como verniz e o branco, tanto de forma separada quanto de forma conjunta em um mesmo trabalho.

Investimento e retorno

É claro que um investimento, especialmente em maquinário, sempre deve vir atrelado ao retorno que ele trará para o negócio. Caso contrário, a empresa estará apenas aumentando os custos sem obter nenhuma vantagem.

"Atualmente, temos diversos modelos e fabricantes de equipamentos para impressão. A maioria atua nos mercados convencionais, como o de comunicação visual, na impressão de lonas e vinil. Sem dúvida, é um setor com uma boa movimentação de produção, porém, devido a grande competitividade e semelhança de qualidade, torna-se difícil praticar preços justos", explica Lotti.

Para o profissional, esse cenário leva a margens de vendas e prestação de serviços muito justas. Em contrapartida, quando a empresa consegue oferecer trabalhos diferenciados, é possível praticar preços com margem melhores, aumentando a lucratividade.

"Esta necessidade em buscar aplicações diferenciadas é grande e vem crescendo a passos largos.  Dessa forma, aqueles que saírem na frente e investirem em equipamentos que possibilitem maior gama de aplicação, como os híbridos, terão a possibilidade de captar clientes e trabalhos exclusivos que não buscam apenas o metro quadrado impresso e sim um produto final com qualidade e acabamento diferenciado".

Com isso, investir em máquinas híbridas é uma forma de expandir os horizontes da empresa e oferecer produtos mais competitivos. E, em uma era em que a inovação e a otimização de recursos serão as palavras de ordem, este tipo de iniciativa se torna ainda mais importante.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar