Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_146154512.jpg

Investir em Impressão Fine Art é um bom negócio?

Entenda quais as vantagens e opções de atuação do segmento de impressão Fine Art para expandir o seu negócio.

A impressão Fine Art permite transformar imagens em verdadeiras obras de arte. Afinal, o processo permite transferir fotos, artes digitais ou pinturas para papéis ou outros substratos de alta qualidade.

Com a tecnologia, obter este tipo de resultado está se tornando mais fácil do que antigamente. No entanto a impressão Fine Art demanda conhecimento técnico e grande rigor para selecionar e usar equipamentos e insumos mais adequados.

"Engana-se aquele que pensa que o preço elevado da impressão é apenas por motivos de marketing ou semântica. Os custos da impressão Fine Art são elevados: tintas originais, papéis fine art e mão de obra são maiores em comparação a outros tipos de impressão", explica Nicolau Piratininga, especialista em montagem Fine Art, certificado Guild Commended Framer pela Fine Art Trade Guild na Inglaterra.

Quer entender melhor sobre o processo para diversificar os seus serviços? Então, não deixe de ler este artigo!

O que é impressão Fine Art

"Impressão Fine Art é um processo técnico de impressão que respeita o fluxo da imagem da captação à impressão. Portanto, engloba desde um ambiente adequado para o tratamento até o papel correto", explica Piratininga.

De acordo com o especialista, para fazer uma impressão Fine Art de qualidade, é preciso que o ambiente traga condições como: paredes pintadas de cinza, iluminação local adequada e monitores para tratamento de imagens calibrados. Além de impressora com tintas à base de água e com pigmentos minerais com, no mínimo, 12 cores. Ainda, o papel ou canvas devem ser de algodão ou alphacelulose com características de preservação.

"A impressão Fine Art mira ser o mais fiel possível nas cores, ter a melhor qualidade de resolução de impressão e ser preservada por muito tempo. O que é importante lembrar é que o processo Fine Art vai além da impressão, requer também cuidados na preservação e na montagem com uso de materiais corretos e na manipulação cuidadosa", completa.

As vantagens do processo

Além da grande qualidade no resultado final, Piratininga ressalta outras vantagens da impressão Fine Art, como:

  • preservação e durabilidade da imagem por muitos anos (desde que corretamente armazenadas ou montadas),
  • grande variedade de acabamentos de papéis,
  • reprodução fiel das cores em fotografias, trabalhos artísticos e arquivos digitais tratados.

"Quando o processo todo é feito de forma correta o resultado é incrível", ressalta.

Como começar a atuar no segmento

"Hoje em dia, no Brasil, temos excelente impressores Fine Art espalhados por todo o território nacional. Muitos vieram da fotografia, começando para atender às necessidades próprias para, depois, começarem a atender colegas e, então, partiram para estúdios e bureaus de impressão especializados", conta Piratininga.

Quem segue os cuidados apontados com o ambiente e os equipamentos, pode ampliar o leque de serviços e o perfil de público atendido. Afinal, Piratininga explica que a impressão Fine Art pode ser oferecida para fotógrafos, artistas, arquitetos, moldurarias, galerias, museus, agências de publicidade, editoras de arte e encadernadores. "Fotógrafos utilizam esse tipo de impressão para fotografias. Artistas para reprodução de obras de arte ou impressão de artes digitais".

As aplicações da impressão Fine Art são bastante amplas. De acordo com Piratininga, museus e galerias podem usá-la para criar produtos ou produzir tiragens de obras limitadas e certificadas. 

"Arquitetos e agências de publicidade podem usar a impressão para apresentar trabalhos e campanhas com excelente qualidade ou para criar materiais que necessitam preservação ao longo do tempo. Editoras de arte e encadernadores podem usar para criar álbuns diferentes e livros artísticos personalizados", complementa.

Dessa forma, o segmento tem um grande potencial e pode ser uma excelente escolha para quem deseja oferecer materiais de alta qualidade. Para isso, no entanto, é preciso partir de muito conhecimento técnico e bastante rigor em todos os processos.

Quer saber como implantar um sistema de impressão digital? Clique no link abaixo e baixe nosso material gratuito e exclusivo!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar