A cada dois anos no Brasil, o período eleitoral proporciona um turbilhão de atividades, estratégias e expectativas, movimentando mercados diversos. Candidatos e suas equipes de comunicação e campanha se utilizam de variadas estratégias e meios para alcançar os eleitores, aumentar suas bases e garantir a distribuição da mensagem de cada campanha. Nesse cenário, a comunicação visual ganha força e se apresenta como uma ferramenta crucial para o sucesso de qualquer campanha política. Afinal, o impacto visual muitas vezes ajuda a reforçar a mensagem e atrair a atenção, e os materiais personalizados desempenham um papel fundamental nesse processo.
Com isso, as eleições são oportunidades importantes de novos negócios e vendas para proprietários de gráficas e de empresas focadas em personalização, brindes e comunicação visual. Confira a seguir como aproveitar essa fase para alavancar os seus resultados – e alcançar novos mercados e clientes.
O Papel da Comunicação Visual nas Campanhas Eleitorais
A comunicação visual vai além de simplesmente criar logotipos e banners. Ela influencia diretamente a percepção do eleitor sobre o candidato. Quando bem executada, a identidade visual da campanha transmite a mensagem de forma clara e eficaz, reforçando suas alianças políticas, ideologias e pautas prioritárias.. Desde adesivos até peças digitais para redes sociais, cada elemento visual contribui para construir a imagem do candidato na mente do público.
Quando falamos de comunicação visual, abordamos um universo de peças e formatos variados, que envolve desde banners impressos e cartazes até materiais gráficos tradicionais como adesivos, folhetos e flyers – os famosos “santinhos”, com as informações do candidato, suas pautas e contatos nas redes sociais.
Campanha eleitoral: principais produtos de comunicação visual
Durante as campanhas eleitorais, alguns materiais gráficos são especialmente requisitados, como por exemplo:
Materiais Impressos: Adesivos, cartazes e flyers são interessantes para distribuição em comícios, carreatas e eventos. Eles são uma forma tangível de levar a mensagem do candidato diretamente ao eleitor e de entregar algo físico que o potencial eleitor possa ter em mãos no momento do voto.
Merchandising: Camisetas, bonés e canetas personalizadas com o nome e o slogan do candidato são itens populares e com grande impacto visual. Além de promover a campanha, eles criam uma sensação de pertencimento entre os apoiadores. Outro uso possível desses materiais são uniformes que possam identificar os times do candidato, como seus assessores e organizadores dos eventos.
Materiais para Eventos: Banners e faixas decoram palanques, comícios e espaços públicos. São elementos visuais que reforçam a presença do candidato, sua identidade visual, cores e mensagens principais
Mas, atenção! Brindes e itens personalizados, como canecas, chaveiros e canetas, têm distribuição proibida por lei durante o período eleitoral, e não podem ser oferecidos para o público. Esse tipo de item só pode ser utilizado pelo próprio candidato e sua equipe, sem caráter promocional, em conformidade com a lei nº 9.504/97.
Comunicação visual nas eleições: dicas para se diferenciar da concorrência
Para se destacar no cenário político e conseguir fechar bons negócios durante essa temporada de campanhas eleitorais, sua empresa pode colocar em práticas algumas estratégias importantes e que podem fazer toda a diferença nos seus resultados. Confira a seguir 3 maneiras de fazer isso:
1 – Oferecer soluções completas
Independente do público, facilidade é a palavra da vez. Tornar os processos mais simples para o seu cliente passa por oferecer soluções completas, que envolvam desde a criação dos materiais até a distribuição logística dos materiais impressos. Durante o período eleitoral, considere desenvolver e oferecer pacotes completos, como a diagramação e impressão dos folhetos e cartões de visita do candidato, por exemplo.
2 – Portfólio de qualidade
Ganhar a confiança de um novo cliente pode ser difícil, principalmente no caso de campanhas políticas, que precisam de materiais de qualidade em um espaço curto de tempo. Investir em um portfólio de alta qualidade, mostrando trabalhos anteriores bem-sucedidos e opções de formato e materiais, pode ser uma forma de demonstrar sua confiabilidade e conquistar um novo público.
3 – Networking e redes de contato
Quem não é visto não é lembrado: para chegar aos seus novos clientes no setor político, é importante fortalecer sua rede de contatos, parcerias e colaborações. Antes do período eleitoral começar, converse com pessoas para entender as demandas e se aproximar de líderes comunitários, vereadores e assessores de políticos.
Lembre-se: em meio à agitação das eleições, a comunicação visual é uma aliada poderosa para todos os candidatos. Aproveite essa oportunidade e feche novos negócios!