Você sabia que o quebra-cabeça é um dos passatempos mais comuns entre crianças e adultos. Além de toda a diversão, montar o quebra-cabeça estimula o cérebro e o pensamento lógico! Consequentemente, sublimar quebra-cabeças torna-se uma excelente possibilidade para profissionais da área.
Usando a estratégia de sublimação há a possibilidade de personalizar quebra-cabeças com fotos ou imagens que despertam o interesse do presenteado!
Diante dessa possibilidade, elaboramos este artigo. Nele você entenderá como sublimar quebra-cabeças para colocá-lo no seu portfólio de produtos.
Boom do mercado de quebra-cabeças
As origens dos quebra-cabeças remontam à década de 1760, quando cartógrafos europeus colaram mapas na madeira e os cortaram em pequenos pedaços. Desde então, o mapa para encaixar tem sido um brinquedo educacional de sucesso.
Com o início da Grande Depressão em 1929, os quebra-cabeças para adultos tiveram seu pico no início de 1933, quando as vendas atingiram a impressionante marca de 10 milhões por semana.
Outro desenvolvimento importante foi a introdução de quebra-cabeças de papelão recortado para crianças e adultos. A produção em massa e o papelão barato reduziram os preços dos quebra-cabeças de forma significativa, inclusive com os quebra-cabeças publicitários.
As lojas de varejo ofereciam quebra-cabeças grátis com a compra de algum produto. Essa era uma forma de manter a marca perante o público através da diversão.
Atualmente, muitas são as possibilidades para o uso de quebra-cabeças, desde a promoção de uma marca ou produto, até uma forma de presentear uma pessoa amada com um produto exclusivo e que representa um momento importante.
Passo a passo para sublimar quebra-cabeça
Como você viu, colocar um quebra-cabeça sublimado no portfólio de produtos é uma possibilidade excelente para empresas ou profissionais que atuam na área de brindes criativos.
Neste caso, Matheus Cosso, especialista em sublimação e criador do canal Mario e Marias, destaca que para sublimar quebra-cabeças há um passo a passo a ser realizado. “Os passos são relativamente simples, mas devem ser realizados com muito cuidado”, destaca.
Antes de qualquer coisa, é necessário conhecer quais são os itens necessários para sublimar quebra-cabeças, que são:
- Prensa plana;
- Impressora sublimática;
- Papel sublimático;
- Tinta sublimática;
- Papel transfer sublimático;
- Quebra-cabeça que será sublimado.
Com esses itens em mãos, o primeiro passo é imprimir uma folha com a imagem que você quer que esteja no quebra-cabeça.
“A recomendação é imprimir essa imagem um pouco maior que o tamanho do quebra-cabeça, atendendo a margem de segurança deste quebra-cabeça”, recomenda Cosso.
Em seguida, Cosso sugere colocar o papelão do quebra-cabeça (que é comprado facilmente em qualquer loja da área) em uma prensa por no máximo 5 segundos, retirando-o em seguida. “Isso ajuda a tirar a umidade do papelão e deixa as peças rentes”, explica.
O terceiro passo é colocar esse papelão (já resfriado) novamente na prensa e a foto/imagem impressa sobre ele, conferindo se tudo está bem posicionado. “Vale também colocar uma fita térmica, só para que a folha não se movimente”, recomenda.
Com a peça já posicionada, procede-se com a prensa. A temperatura recomendada é de 190 a 195 ºC por cerca de 25 segundos.
Retira-se a peça da prensa e deixa esfriar por algum tempo. “Pronto, o produto está finalizado e muito bonito!”, afirma Cosso.
Depois disso, basta destacar as peças e colocar em uma embalagem criativa e convidativa.
Por fim, Cosso destaca que tanto a temperatura quanto o tempo e a pressão na prensa podem variar de acordo com o produto e até a umidade do papelão.
“Para maior qualidade do produto acabado, vale a pena realizar alguns testes, mas certamente esse é um produto que vai chamar muito a atenção de quem receber este mimo”, finaliza.
Volta às aulas! Confira algumas ideias para deixar o material escolar das crianças totalmente personalizado
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.