Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como fazer a sublimação em bonés?

Como fazer a sublimação em bonés?

A sublimação em bonés costuma levantar muitas dúvidas. Afinal, estamos falando de um substrato que, ao mesmo tempo em que é composto por tecido, possui uma curvatura em sua superfície.

Ainda assim, a técnica é uma excelente forma de as empresas expandirem sua cartela de clientes e, consequentemente, faturarem mais. Especialmente em épocas de final de ano, é comum que a demanda por produtos personalizados aumente. Com isso, oferecer bonés com o logo da empresa ou com mensagens especiais pode fazer toda a diferença na hora de fechar boas vendas.

Quer entender melhor como fazer a sublimação em bonés de forma correta e entregar produtos de qualidade?  Acompanhe os detalhes a seguir:

Dicas importantes antes de começar a sublimação em bonés

“Escolha uma matéria-prima de qualidade e preste muito atenção à pressão, ao tempo e à temperatura da prensagem”, recomenda Gustavo Souza Silva, vendedor/ atendente da Curvão Comunicação Visual.

De acordo com o especialista, a prensagem é o momento que requer mais atenção durante a sublimação em bonés. Afinal, se ela não for bem realizada, é possível que a impressão fique com sombras no boné.  .

Como fazer a sublimação de bonés de forma correta?

O primeiro passo é garantir que o desenho da impressão tenha um tamanho adequado para a área do boné. Essa pode parecer uma dica boba, no entanto, muitas pessoas acabam dando pouca importância a essa etapa e só notam que o tamanho do desenho estava errado após a sublimação.

Quando isso acontece, você perde tempo e dinheiro, pois  não há como voltar atrás ou tentar consertar a impressão errada.

Feito isso, é chegado o momento de configurar a prensa. O ideal é que ela esteja com a temperatura em 200ºC e o tempo entre 20 e 25 segundos. Também é importante regular a pressão média de acordo com o efeito desejado.

Na sequência, deve-se imprimir a arte, que deverá ser estampada em um papel sublimático de fundo azul. A dica é dar uma pré-aquecida no boné para que fique mais fácil de esticar a área em que a imagem será impressa. Dessa forma, você evita o risco de a arte ficar borrada ou posicionada de forma errada.

Com o auxílio de uma fita térmica, então, você pode prender o papel sublimático ao boné, deixando a face da imagem virada para o substrato e a face azul para fora. Assim, basta colocar  o boné na prensa já aquecida e configurada. Nessa hora, você precisa garantir  que o elástico que, normalmente existe embaixo do boné, esteja puxado e o tecido esticado. Esses cuidados também vão garantir uma sublimação mais bonita e de maior qualidade.

Quando a prensa avisar que a sublimação está finalizada, retire o boné com cuidado e a sua impressão estará pronta.

Vá além dos seus concorrentes

A sublimação de bonés costuma ser uma área bastante concorrida. Afinal, a entrada no mercado não é muito difícil.

Por isso, o que realmente fará a diferença para que o seu trabalho se destaque são os serviços complementares oferecidos e a qualidade do trabalho.

Nesse sentido, investir em cursos para conhecer a fundo as técnicas e os substratos é fundamental. Com isso, você conseguirá aprimorar o seu trabalho.

Outro ponto importante é  ficar atento às tendências do mercado. Participar de feiras e eventos o ajudará a conhecer as novidades e a agregar mais criatividade aos produtos oferecidos.

Quer saber mais sobre a sublimação em bonés? Mande a sua mensagem no campo de comentários abaixo e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.   

5 dicas para vencer no mercado de impressão digital de grandes formatos

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar