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Como diversificar serviços com produtos que você já oferece?

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Diversificar serviços é uma saída inteligente em tempos de crise, e é possível fazer isso com os produtos que você já oferece. Saiba mais.

Em um cenário normal e mais controlável, diversificar serviços já é uma estratégia a ser considerada. E, em momentos de crise ou mais desafiadores do mercado, como o atual, essa é uma alternativa ainda mais importante para manter a saúde financeira dos negócios.

No entanto, em situações como essas, nas quais é preciso melhorar o fluxo de caixa, a participação de mercado e o sucesso do empreendimento, por vezes não se percebe que os produtos que já são oferecidos pela empresa podem ser uma parte importante da solução. 

"Muitas vezes, os empresários acabam não vendo esse tipo de caminho, imaginando que, para inovar, para ter um negócio mais competitivo, seja necessário fazer grandes investimentos em maquinários e outras inovações. Entretanto, é possível também aproveitar os recursos já existentes para diversificar o portfólio e desenvolver novas soluções para o cliente. Para isso, os gestores precisam 'girar a chave' em seu mindset, buscando oportunidades e detectando necessidades latentes que possam ser atendidas por sua empresa no mercado a partir de um uso estratégico de sua expertise e de seus recursos atuais", destaca Rodrigo Castilho, especialista em Marketing e Product Management.

A seguir, veja algumas dicas para colocar em prática e começar a diversificar serviços com produtos que você já oferece. Entenda como um pensamento criativo pode fazer com que você aproveite melhor o potencial de produtos e serviços que sua empresa pode prestar no mercado gráfico. 

Entenda as necessidades de seus clientes atuais para diversificar serviços a partir de seus produtos

Um bom ponto de partida para diversificar serviços é compreender o seu processo de vendas. Seu cliente, em diversas etapas, pode apresentar necessidades e dúvidas que podem ser resolvidas com suas soluções.

Digamos que você tenha um produto de adesivagem. Porém, seu cliente ainda busca serviços de comunicação visual e outras demandas de forma interna ou externa. Por que não dar espaço e buscar informações do que seus clientes necessitam e, a partir disso, desenvolver serviços adequados para atendê-los mais integralmente em suas demandas gráficas?

Sabe-se que o custo para adquirir novos clientes é elevado - podendo chegar a ser sete vezes mais caro do que investir em vender para um cliente atual. Além disso, o ticket médio desse cliente tende a ser mais elevado, assim como a qualidade e a quantidade de indicações ao seu negócio feitas por ele.

Por tudo isso, buscar formas de fidelizar sua base atual, a atendendo de modo mais consultivo, ativo e completo, mostra-se um caminho viável e promissor para melhorar os resultados de sua empresa. Sendo assim, investir em serviços que agreguem valor para seu cliente pode ser um diferencial valioso.

"Por exemplo, uma empresa pode realizar, além da impressão, a aplicação e até mesmo o acompanhamento da campanha gráfica com o cliente. Se ele possui uma loja, além de agir reativamente atendendo demandas pontuais de impressão, você pode oferecer projetos de comunicação visual para datas comemorativas. Assim, você conecta seu produto às dores de seu cliente e diversifica serviços com produtos sem ter de fazer grandes investimentos para adequações", comenta o especialista.

Com uma abordagem eficaz, além de melhorar seu faturamento, sua empresa ainda cria uma conexão mais forte com o cliente, demonstrando seu comprometimento em atendê-lo mais assertivamente e em estabelecer uma parceria ainda mais consistente.

Identifique oportunidades que podem ser aproveitadas com serviços viáveis para sua operação

Na hora de diversificar serviços com produtos que você já oferece, faça um levantamento completo de seus maquinários, sistemas, das expertises de sua equipe. Como tudo isso poderia ser utilizado para desenvolver uma nova solução para seu portfólio?

Assim, se você já vende produtos para sinalização visual, por exemplo, pode pensar em oferecer, também, soluções decorativas para ambientes empresariais. Se você é especialista na impressão de placas gráficas, pode, também, oferecer consultoria para seu cliente se adequar a normas obrigatórias. Se você costuma trabalhar apenas sob o modelo B2B (fazendo negócios com outras empresas), pode avaliar oferecer soluções também para B2C, desenvolvendo, por exemplo, pacotes decorativos de comunicação visual para festas infantis, de 15 anos, etc. 

Além das opções de expansão, é possível diversificar serviços e produtos a partir de variações em sua operação e entregas. Por exemplo, a sustentabilidade é uma preocupação cada vez maior da sociedade e das empresas. Então, você pode utilizar tintas ecológicas, fazer parcerias para reciclagem de materiais e oferecer a coleta e gestão dessa ação junto a cooperativas locais, etc., formatando uma iniciativa de gestão socioambiental que agregue valor aos seus clientes. 

Para finalizar, Castilho lembra de que "Philip Kotler, considerado o 'Pai do Marketing', diz que atualmente 'não há mais distinção entre produto e serviço. Hoje tudo é serviço'. Acontece que muitas empresas ainda não se deram conta disso. Quem sair na frente e desenvolver esse tipo de estratégia, conseguirá ter uma empresa mais eficiente e competitiva. Um negócio que consegue se adaptar com facilidade e manter-se relevante para seu cliente mesmo com mudanças de cenário é uma empresa que garantirá sua longevidade e seu sucesso".

E então, pronto para diversificar serviços com produtos que você já oferece? Para ajudá-lo nisso, confira também as dicas que preparamos sobre hábitos e atitudes que aceleram a criatividade e a inovação.

 

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